quarta-feira, 24 de abril de 2019

Animais soltos causam transtornos aos moradores do loteamento Pedro Aguiar em Brejo

Aproximadamente 12 moradores do loteamento Pedro Aguiar que fica ao lado do parque de vaquejada, próximo ao loteamento Boa Esperança em Brejo da Madre de Deus, afirmam que estão sendo prejudicados com animais (cabras ovelhas e bois) soltos de dia e de noite.

As reclamações dos moradores são de que os animais estão comendo plantas, derrubando paredes, e a noite não deixa ninguém dormir com o barulho.
“Tem boi andando em cima de cisterna, estamos com medo de algum cair dentro. Desde às 5h da manhã estamos aqui, passando a noite tangendo os animais. Eu mesmo vendi uma televisão e uma antena de internet, para poder fazer o muro da minha casa, isso no sacrifício”. Disse a costureira Maria Luíza, 52 anos, que há 3 anos mora na rua primavera, no loteamento Pedro Aguiar.
Os moradores pedem para que as autoridades competentes tomem alguma providência, pois já falaram com os donos dos animais, mas segundo os moradores eles não estão dispostos a colaborar com o problema.
Entramos em contato com o Secretário de Agricultura do município Aguiar, e o mesmo nos informou o que a Secretaria Municipal de Agricultura já recebeu várias reclamações de animais soltos nas vias públicas, esse fato tem ocorrido na sede do município, em Fazenda Nova e em São Domingos, as maiores reclamações são nesses locais. Portanto a secretaria irá fazer uma ação de apreensão de animais.

Após um animal ser apreendido, o proprietário tem que pagar uma taxa de apreensão e as diárias que o animal ficará retido. Se durante 7 dias o proprietário não comparecer para buscar o animal e pagar as taxas, esse animal ficará à disposição do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Sendo assim o Conselho Municipal de Meio Ambiente poderá se desfazer de um animal, e o dinheiro arrecadado será investido no próprio Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Portanto é muito importante que os donos dos animais mantenham os seus animais presos, sempre bem alimentados, em local adequado e não maltratar os animais, muito menos deixar os animais soltos nas vias. O que pode causar ataques de animais aos cidadãos como também os animais causarem em acidentes.

Do Estação Notícias por Allyson Mesquita