terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Heraldo Gouveia e Mônica Mendonça: duas personalidades marcantes que há quase 20 anos batalham juntos no turismo e na cultura do Brejo da Madre de Deus

Essa dupla não passa batida aos que visitam e conhecem um pouco da história do Brejo

Mônica Mendonça e Heraldo Gouveia, são brejenses que tem uma parceria de quase 20 anos, lutam em busca dos mesmos propósitos e dão suas contribuições, sempre comprometidos com o projeto de tornar o Brejo da Madre de Deus um município-modelo, referência de turismo no Agreste do estado de Pernambuco.

Mônica Mendonça é moradora de Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus (51 anos), filha do casal Paulo Mendonça e Marly Mendonça.

No início do ano de 2000, Mônica assumiu a pasta da Diretoria de Cultura na Prefeitura do Brejo, onde permaneceu durante 8 anos. À frente da Cultura, Mônica Mendonça deu continuidade ao projeto "Semana da Cultura", idealizado na gestão de sua mãe, Marly Mendonça, enquanto prefeita do município.
O artesanato do Brejo passou a ter uma visibilidade maior, a partir das ações culturais promovidas por Mônica. A participação dos artesãos na FENEARTE e outra feiras de negócios do Nordeste, contribuiu de forma considerável para projetar o nome do Brejo a nível nacional e internacional.

O Brejo da Madre de Deus, passou a fazer parte da programação da Semana Nacional de Museus e sua participação é efetiva na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, desde a sua primeira edição.

Ao longo desse período, outras parcerias foram firmadas e o patrimônio histórico, cultural e arqueológico do Brejo passou a ser visto com outros olhos.
A partir do ano de 2004, em Parceria com a ADCE Produção Cultural, vários projetos de adequação e revitalização dos equipamentos culturais do Brejo foram realizados por meio do FUNCULTURA, na Casa de Câmara e Cadeia e no Museu Histórico.
Durante esse período, o então Secretário de Turismo do município, João Carlos de Oliveira (Cáli), decidiu investir na integração efetiva da Cultura com o Turismo, valorizando cada recanto do Brejo, agregando valores à cultura e dando todo apoio e suporte aos jovens Heraldo Gouveia e Mônica Mendonça.

Juntos, eles percorreram todos os pontos de interesses turísticos e participaram de eventos, feiras, seminários, encontros, onde se vislumbrava o desenvolvimento da atividade turística, como ferramenta indispensável para promover e impulsionar a economia local e regional, valorizando todo o potencial turístico do Brejo.
Heraldo Gouveia, faz um trabalho diferenciado, voltado para trilhas ecológicas, trilhas noturnas, acampamentos, grandes travessias, escaladas, turismo pedagógico e científico, nos segmentos de espeleologia, arqueologia e antropologia.

Suas ações ecológicas de limpeza nas áreas de interesse turístico, que acontecem regularmente são louváveis e ainda, desenvolve uma vasta gama de esportes de aventura.

Essa dupla não passa batida aos que visitam e conhecem um pouco da história do Brejo, pois têm a missão de causar encantamento e uma experiência inesquecível aos visitantes! 
Do Estação Notícias