sábado, 30 de junho de 2018

Transbordando Amor - Impacto Jovem 2018

Pressionado, Governo de PE cancela apresentação de peça com Jesus Trans no FIG

O Governo do Estado de Pernambuco decidiu cancelar a apresentação da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, na Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns () de 2018. Diante das polêmicas geradas em relação à presença da montagem na grade do festival, a gestão decidiu pelo seu cancelamento.

Ao ser anunciada como uma das atrações desta edição do FIG, a peça encenada pela atriz transgênero Renata Carvalho, gerou polêmica. O prefeito da cidade de Garanhuns, Izaías Régis, afirmou que se mobilizaria junto a entidades religiosas locais para não ceder o Centro Cultural de Garanhuns para a apresentação da montagem. Em entrevista a uma rádio, ele declarou: "Nós somos uma cidade cristã, (a peça) é uma coisa que atinge o cristianismo, que atinge às pessoas, atinge a religião".

O secretário de cultura do Estado, Marcelino Granja, chegou a garantir que nada impediria a realização do espetáculo. Em entrevista exclusiva ao LeiaJá, Granja afirmou que o prefeito Régis estaria "usando a questão religiosa para fazer oposição política ao governo" e que cancelar a peça seria um ato de censura. Porém, neste sábado (30), a Secretaria de Cultura voltou atrás e optou pelo cancelamento da apresentação.

Por meio de uma nota, o órgão informou que esta escolha foi feita "diante da polêmica causada e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que viabilizam" o festival.

Confira a nota na íntegra:

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, decidiu cancelar a apresentação "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu"  da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018, diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres que o viabilizam. O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito. O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.

Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

Do Estação Notícias / LeiaJá

Jovem quebra a perna ao bater em para-choque de Bandeirante em Brejo

Um jovem residente no Loteamento Beira Rio em Brejo da Madre de Deus, sofreu um grave acidente na tarde deste sábado (30). Segundo informações, o jovem estava retornando pra sua residência, quando em frente ao Estádio Valdomiro Silva, deu de cara com uma Toyota Bandeirante.

A moto estava sendo conduzida pelo menor L.J.S. de 17 anos, que teria tentado desviar do veículo, mas foi de encontro ao para-choque do Bandeirante. O garupa da moto teve apenas leves escoriações, já o condutor levou a pior e quebrou a perna direita.
Na direção da Toyota Bandeirante estava o cidadão Toninho Cabeleireiro. Ele acompanhou todo socorro à vítima e deixou o veículo no mesmo local, já a moto envolvida no acidente foi retirada por populares. Toninho contou que o jovem surgiu em alta velocidade.

A vítima foi socorrida pelo SAMU para a UPA local, será transferida e deve passar por cirurgia.
Do Estação Notícias

Comunicado RockDog

Festival de Inverno: Prefeito de Garanhuns quer vetar peça que traz Jesus como transsexual

Em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, informou que, no dia 26 de julho, não vai abrir as portas do Centro Cultural da cidade para a apresentação da peça teatral O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que integra a Terceira Mostra de Teatro Alternativo do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Segundo o prefeito, o espetáculo, que faz uma releitura de Jesus vivendo nos dias atuais como uma trevesti, é uma ofensa a grupos religiosos.

“Não temos nada contra os transexuais, mas isso é uma coisa que atinge o cristianismo, as pessoas, as religiões. Eu falei por telefone com Marcelino Granja [secretário de cultura do Governo do Estado] e disse que não permitiria que apresentassem a peça no Centro Cultural”, afirmou o prefeito, enfatizando que sua colocação “é a mesma que nós estamos vendo nas redes sociais de Garanhuns e do Brasil todo” e que vai oficializar pedido à Fundarpe.

Ainda conforme Izaías, a prefeitura não participou de nenhuma discussão sobre a programação do FIG. “Quero ouvir a sociedade, ter o apoio da Igreja Católica e das igrejas evangélicas, porque o prefeito sozinho não pode ter autoridade para fazer isso. A única coisa que quero dizer é que não podemos ir de contra a maioria. Acho que merecemos respeito e vamos trabalhar para que a peça não aconteça no nosso Centro Cultural.”
Em contrapartida, Marcelino Granja, também em entrevista à Rádio Jornal, afirmou que a ação do prefeito vai contra a Constituição brasileira, que preza pela liberdade de expressão artística e de pensamento. “Não é nosso papel vetar a peça. Ela fala para o público adulto e será apresentada. Não vejo razão para essa polêmica. Se a prefeitura não permitir que ela seja apresentada nesse espaço, será realizada em outro lugar, provavelmente”, afirmou o secretário.

Marcelino acrescentou que O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu é uma obra como outra qualquer e que não vai contra o cristianismo. “Pelo que li sobre, a peça fala sobre tolerância, amor ao próximo e compaixão, mas pelo fato de ela ser representada por uma pessoa transexual, gera incômodo. O cidadão que não gosta de determinada obra, não assista.”

Do Estação Notícias / Jornal do Comércio

Sobre vídeo de suposto fantasma, Shopping Difusora se pronuncia e diz que imagens do sistema interno estão sendo analisadas

Na tarde da sexta-feira 29 de junho, Caruaru, a capital do Agreste e do Forró, foi abalada com a divulgação de um vídeo que foi gravado nas dependências do Shopping Difusora.

Este vídeo teria sido registrado por um vigilante noturno com a finalidade de revelar que no local aparecem assombrações, e que estava gravando para provar para as pessoas que estavam duvidando dele. É possível ver a imagem de uma criança subindo a escada rolante, que estaria desligada, e em seguida, a criança aparece no andar de baixo e corre para os banheiros. O vigilante aparentemente se assusta e corre aos berros.

A imagem viralisou e está circulando as redes social e sites de todo Brasil.

Através de uma nota o Shopping Difusora se pronunciou sobre o caso.

Comunicado!

Sobre o vídeo que está circulando nas redes sociais que mostra uma suposta assombração nas dependências Shopping Difusora, a direção informa que o mesmo está sendo analisado pela equipe de segurança do Shopping. Assim como todas as imagens captadas pelo sistema interno de câmeras de segurança. Até que todo o material seja analisado, o Shopping Difusora não dará nenhuma outra declaração.

Veja o vídeo:
Do Estação Notícias