segunda-feira, 21 de maio de 2018

Toyota Bandeirante, um ícone do nosso Brejo

O Toyota Bandeirante um ícone do Brejo da Madre de Deus, cidade do Agreste de Pernambuco, que é reconhecida como a cidade do Bandeirante, pois oferece serviços desde a manutenção básica, até transformações e estilizações extremas desse bruto que move paixões.

Confira o vídeo da Estação TV

Do Estação Notícias

Grande clássico de inesquecíveis histórias

Por Francisco Matheus

O Futebol em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, é símbolo de vibração, paixão e muita alegria. É uma modalidade esportiva que leva multidões ao delírio. Aqui, no Brejo, esta paixão não se limita apenas aos grandes clubes profissionais que acompanhamos pela TV do Sudeste ou Sul, mas também às equipes de futebol amador de nossa querida cidade, motivo de muita alegria e orgulho. 

O futebol amador envolve famílias, amigos, empresas e comerciantes. É o futebol que revela talentos, que descobre valores, e que exerce um importante papel de integração social em nossa terra. Também significa, muitas vezes, a única fonte de lazer para a nossa querida população num dia de Domingo.

Em Brejo temos duas equipes que nunca serão esquecidas, equipes essas que tem história e continua dando alegria a população em nossa cidade. O #Estrela e o #Penãrol são equipes que movimentam Brejo da Madre de Deus e lotam o Valdomiro Silva em dia de jogo. São equipes que nunca serão comparadas às que aí estão ou que começaram agora. Futebol não é feito apenas da realidade, mais sim de uma história em seu passado. 

#Estrela criado em 87, #Penãrol em 88, equipes essas que é paixão passada de geração em geração. Quem um dia irá esquecer do #Penãrol de Benício? Quem um dia irá esquecer do #Estrela de Miguelão? Quem um dia irá esquecer do título do #Estrela de 1999 que tinha Moza em sua fase espetacular? 

Quem um dia irá esquecer do título do #Penãrol de 1995 com um time que era imbatível e tinha Benício em sua fase fora de série? Apesar de toda sua importância, as equipes do futebol amador em nossa cidade, muitas vezes, passam por dificuldades. Cada etapa, desde a confecção dos uniformes até o dinheiro para despesas do campeonato são difíceis.

 Assim, muitas equipes têm que correr atrás de patrocinadores, ou então, fazer a tradicional “vaquinha” entre o grupo e a própria comunidade. Apesar de todas dificuldades, o futebol amador luta bravamente para se manter e alimentar a paixão de milhares de torcedores na nossa cidade, que se distraem e estreitam laços de amizade.

Quem me conhece sabe, sou torcedor do Estrela, mais como Professor de Educação Física sempre torcendo pelo o crescimento do esporte em nossa cidade. Seja qual for a modalidade, tem que ser levada a sério, pois é muito importante no processo de desenvolvimento social.

Não percam próximo dia 27 de Maio mais um grande capítulo dessa importante história. Clássico esse que tem mais de 30 anos de rivalidade e muita história para se contar.

Do Estação Notícias

“Sem papel toalha, estamos enxugando as mãos na roupa, com receituários e gaze”, denunciam funcionários da UPA do Brejo da Madre de Deus

Há vários dias que não tem papel toalha na UPA em Brejo

A saúde pública em Brejo da Madre de Deus chegou ao ponto em que está faltando de tudo, as reclamações não param de chegar por parte da população e também de funcionários que não aguentam mais trabalhar com tanta precariedade.

Além da falta constante de medicamento, agora, até material de limpeza está faltando na UPA. Funcionários entraram em contato com a redação do Blog Estação Notícias, e com exclusividade, relataram o descaso que está acontecendo na UPA Mestre Camarão, que fica localizada na rua Dom Luiz de Brito, próximo a prefeitura.

De acordo com as denúncias, há pelo menos uma semana está faltando papel toalha e os funcionários tiveram que se virar para enxugar as mãos.

“Estamos trabalhando sem papel toalha e somos obrigados a enxugar as mãos nas roupas ou em receituário ou até mesmo com gaze”, disse o funcionário que pediu que preservássemos sua identidade.

Ainda de acordo com a denúncia, faltou também mangueira de látex para aspiração.

“É um absurdo o que está acontecendo na saúde pública do Brejo, sempre falta medicamento, material para trabalharmos e também material de limpeza. Recentemente também faltou a borracha de látex que usamos para aspiração, só chegou após as 13h. Como trabalhamos com urgência ficamos torcendo que não apareça nenhum paciente grave”, comentou o denunciante.
Os funcionários dizem que solicitam o material, mas ninguém resolve o problema

Uma semana se passou e os problemas na UPA do Brejo continuaram. No ultimo sábado 19 de maio, faltou novamente papel para enxugar as mãos dos funcionários. 

“As fotos comprovam o que estamos falando, os compartimentos estão vazios, sem o papel toalha. Já se passou uma semana e ninguém resolveu o problema”, concluiu.
Todos os compartimentos estão vazios

O Blog Estação Notícias ainda obteve informações de que, quase sempre, o material de limpeza e alguns insumos são divididos. Quando uma garrafa de água sanitária é aberta, transfere-se metade do líquido para uma garrafa vazia, ficando as duas pela metade. Um tubo de esparadrapo é dividido para três, sendo que cada tubo fica com 1/3 do esparadrapo.

Funcionários contaram ainda que o saco de lixo só é trocado do lixeiro quando está sujo, com secreção, sangue, etc, caso contrário, a ordem é para retirar o lixo e permanecer com o mesmo saco no lixeiro.

Em contato com a Secretaria de Saúde do Município, o assessor Frailan Mota se mostrou surpreso com as informações e disse que não estava sabendo destes fatos.

Já a direção da UPA nos informou que realiza o pedido de material toda semana, mas alguns itens, como o papel toalha, não estão sendo enviados para a UPA.

“Faço pedido toda semana, mas não vem. Sobre a divisão da água sanitária, esta informação não procede. Agora o que existe é um controle de material de limpeza, sendo feitos kits, e caso falte algum material, o mesmo é reposto” afirmou a direção.

Do Estação Notícias

Veículos batem de frente e deixam mortos e feridos na PE-160. As vítimas fatais foram identificadas

Foram identificadas as vítimas de um grave acidente que ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), na PE-160, mais precisamente no trecho próximo ao Sítio Salgado, de Jataúba.

De acordo com as novas informações colhidas no local, os dois veículos, um Fiat Uno (com placas de Cabaceiras-PB) e um Celta (de cor preta e placas de Santa Cruz do Capibaribe-PE), bateram de frente. O Fiat chegou a cair em uma ribanceira e o Celta ficou na pista.
 No acidente, duas pessoas ficaram feridas e três delas morreram, sendo que as vítimas fatais estavam no Fiat Uno: Jarbas Pombo de Sousa (44 anos), Elaine Queiroz Aquino e o motorista Anderson Felipe Gonçalves de Lima (22 anos).

Uma mulher, Isabel Cristina Gonçalves (30 anos), que estava no banco do carona ao lado do motorista, foi socorrida com vida, consciente, e levada por uma equipe do Samu para a UPA 24h em Santa Cruz, de onde deve ser transferida para outra unidade de saúde.
Já o motorista do Celta, que também ficou ferido, foi socorrido pela outra equipe do Samu, sendo levado para o hospital em Jataúba. Ele não teve seu nome informado até o momento.

Outros detalhes do acidente já foram apurados. Um deles é que a família que vinha da Paraíba seguia em direção ao Moda Center para realizar compras e o motorista seguia no sentido oposto.
Outro fato que chama a atenção é que latas de cerveja foram avistadas no interior do Celta, o que levanta a hipótese de que o motorista poderia ter ingerido bebida alcoólica, mas esse detalhe só pode ser confirmado após os trabalhos de investigação da Polícia Civil.

Os corpos (que serão levados ao IML, em Caruaru) e a mulher ferida foram retirados de dentro do veículo graças à intervenção de uma equipe de bombeiros de Santa Cruz, que realizou o corte das ferragens.
Do Estação Notícias / Ney Lima / Fotos: WahatsApp

Governo do Estado realiza entrega de ferramentas agrícolas em Brejo da Madre de Deus

Secretário de Agricultura do Brejo, Severino Aguiar, com sua mãe dona Dezinha e o senhor Zé Decílio, representante da Cáritas Diocesana de Caruaru

Com o objetivo de otimizar o trabalho de agricultores familiares, o Governo do Estado vem realizando em várias cidades pernambucanas, a entrega de kits através do programa Pernambuco Mais Produtivo. Neste programa, o homem do campo recebe “Roçadeira” (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou “Forrageira” (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros).
Ferramentas do Pernambuco Mais Produtivo em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo Estadual

Os agricultores do Brejo da Madre de Deus, no Agreste, receberam as ferramentas agrícolas na manhã deste domingo (20). A entrega aconteceu na Escola Estadual André Cordeiro, onde ao todo, 175 agricultores foram contemplados.

Os agricultores também foram beneficiados com a 2ª etapa das cisternas tipo calçadão.
Éden Marinho, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDESB com o secretário Aguiar

Do Estação Notícias

Homem sequestra duas mulheres e capota carro durante perseguição policial em Caruaru

Um homem sequestrou duas mulheres na tarde deste domingo (20), em Caruaru, Agreste pernambucano, e quando estava sendo perseguido pela Destra e policiais militares, captou o veículo na Avenida Brasil, bairro Universitário. 

As duas mulheres foram socorridas para o Hospital Regional do Agreste (HRA). Uma foi arremessada para fora do veículo e a outra ficou presa nas ferragens. Elas foram sequestradas no bairro São João da Escócia.

José Cícero da Silva, 31 anos, foi detido com uma faca peixeira. Ele também sofreu escoriações. Ele foi levado para o hospital em seguida para a Delegacia de Plantão. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade