terça-feira, 1 de maio de 2018

Adolescente é detido acusado de praticar danos ao patrimônio público na zona rural de Brejo

Na noite desta segunda-feira (30) a guarda municipal de Brejo da Madre de Deus, recebeu denúncias de que três elementos estavam causando danos ao patrimônio público no Sítio Bandeiras, zona rural. O efetivo seguiu até a Escola Municipal da localidade, onde recebeu informações de populares que três elementos estavam tentando fazer vandalismo contra a unidade escolar.

Alguns populares ressaltaram que um dos acusados residia no próprio Sítio Bandeiras e que os outros seriam de Santa Cruz do Capibaribe. Ainda de acordo com relatos, enquanto tentavam fazer a baderna, eles a todo o momento diziam que se algum morador saísse na porta, iria atirar.

Diante das informações, a guarnição fez rondas e conseguiu localizar a residência de um dos suspeitos, um infrator de 16 anos de idade, sendo que na porta se encontrava a sua mãe e ao ser questionada pelo filho, ela respondeu que ele estaria dentro do imóvel. No local, o infrator foi indagado pela ação criminosa contra a escola, e confessou que teria praticado o ato juntamente com outros dois elementos.

De acordo com a GCM, os elementos acabaram quebrando uma câmera de monitoramento, a proteção do relógio de energia, a tampa da cisterna e forçaram o cadeado para tentar entrar na escola, porém não conseguiram.

O infrator foi apreendido e conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz, onde ficou a disposição do delegado de plantão.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Diogo Moraes acompanha entrega de máquinas agrícolas em Taquaritinga do Norte

Na manhã do último domingo (29), o deputado estadual e primeiro-secretário da Alepe, Diogo Moraes (PSB), esteve na comunidade do Jerimum, em Taquaritinga do Norte, para acompanhar a entrega de máquinas  forrageiras e roçadeiras a 125 agricultores do município. Na ocasião, também foram distribuídos 4,5 kg de sementes de milho aos agricultores.

Dona Maria Helena, de 62 anos, mora na comunidade de Barauna Furada e foi uma das beneficiadas com a entrega das máquinas. A agricultora, que tem plantação de milho, feijão, jerimum, melancia e palma, conta que a vida sempre foi muito sacrificada, já que não tem condições de comprar máquinas que possam facilitar o trabalho na plantação.
“O que a gente ganha não dá para comprar, tudo tem que ser cortado na mão, arriscando até cortar um dedo”, contou. Com um sorriso no rosto, Dona Maria Helena enxerga, na entrega dos kits, a esperança de uma vida mais tranquila. “Hoje essa máquina vai favorecer muito a gente, porque vai facilitar no corte da ração dos bichos, vai ser mais rápido e prático. Eu agradeço muito”, comemorou a agricultora.

O deputado estadual Diogo Moraes também comemorou a entrega das 125 máquinas aos agricultores beneficiados do município. “Aqui em Taquaritinga do Norte são 125 famílias que irão receber entre forrageiras e roçadeiras automáticas e, com isto, contribuindo com a melhoria da produção agrícola e a melhoria da agricultura familiar, para que possamos dar dignidade aqueles que vivem no dia a dia, no sustento da zona rural. Além disso, hoje entregamos mais de 4 mil quilos de sementes de milho, em um período de chuva, onde temos terras preparadas para um ano esperançoso na produção e na colheita”, disse o parlamentar.
O Secretário Estadual de Agricultura de Pernambuco, Wellington Batista, também ressaltou a importância das máquinas que irão facilitar na produção dos agricultores, aumentando o rendimento e a produtividade nas plantações. “Aqui em Taquaritinga são 125 equipamentos que vão facilitar a vida do produtor rural. Dessa forma garantimos ao homem do campo trabalho e renda com maior facilidade”, pontuou o secretário.

O prefeito de Taquaritinga, Lero Mestre, também destacou os benefícios que os agricultores terão com a entrega das máquinas agrícolas. Segundo o prefeito, a distribuição das sementes e das máquinas forrageiras e roçadeiras vão facilitar a vida do homem do campo.
Festa Jesus Maria

Durante a tarde do domingo, o deputado Diogo Moraes também esteve na cidade de São Joaquim do Monte para prestigiar a festa Jesus Maria. A sexta edição da celebração religiosa, realizada pela paróquia São Joaquim, contou com a participação da Banda São Francisco, que animou todos que estavam presentes nas ruas da cidade. Um grande número de fiéis acompanhou o evento religioso.

Do Estação Notícias / Assessoria

Homem morreu eletrocutado em parque de diversões em Toritama

Na manhã desta segunda-feira (30), faleceu num parque de diversões que está instalado na Travessa São João, no bairro Independente em Toritama, Natálio Quitans Bezerra, de 24 anos, que era natural de Camalaú, no interior da Paraíba. Ele trabalhava como operador das barcas, uma das atrações do parque.
Testemunhas contaram que a vítima estava subindo os degraus de um brinquedo quando recebeu uma descarga elétrica e já caiu sem vida.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru, onde foi necropsiado e em seguida liberado para o sepultamento que ocorrerá na Paraíba.
Do Estação Notícias Adielson Galvão

Em Brejo: A partir desta quarta-feira 2 de maio, professores devem paralisar parcialmente em virtude de não reajuste salarial


Em ofício enviado ao Sindicato dos Professores (Sinduprom), a prefeitura de Brejo da Madre de Deus confirmou que não fará reajuste salarial da categoria.

De acordo com o documento, os professores já receberiam acima do que dita o Piso Nacional da categoria e que “o município não dispõe, no momento, de receita suficiente para conceder o aumento”.

Segundo a prefeitura, o salário da categoria só poderá ser reajustado caso houver aumento no valor de repasses federais ao município.

Entramos em contato com a professora Luciene Cordeiro, que representa o sindicato da categoria. De acordo com Luciene, os professores decidiram, em assembleia, que vão promover paralisação parcial das atividades, dando aulas em apenas meio expediente.

Segundo ela, os alunos da parte da manhã terão aulas até as 10h e do turno da tarde, até as 15h. A paralisação parcial já tem início a partir desta quarta-feira (02) e deve persistir até que uma nova assembleia da categoria seja realizada.

O reajuste previsto, segundo o Sinduprom, era de 6,81%.

Do Estação Notícias / Ney Lima