segunda-feira, 23 de abril de 2018

Trabalho de reconstituição da face de “O Flautista de 2000 anos”, que viveu em Brejo da Madre de Deus, será divulgado nesta terça, no Recife


A Secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Brejo da Madre de Deus, Deluse Assunção, segue nesta terça-feira 24/04 para a capital pernambucana, onde, juntamente com parte de sua equipe, irá prestigiar, a convite da Coordenadora do Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Dra. Roberta Richard Pinto, o lançamento de um projeto acadêmico inédito na região Nordeste.
Todo material foi encontrado em escavações no sítio arqueológico Furnas do Estrago, em Brejo

A equipe multidisciplinar da UNICAP, formada por uma bióloga, um cirurgião plástico, um 3D designer, um historiador e dois arqueólogos, está encarregada da missão de reconstituir a face de um dos crânios indígenas da pré-história, chamado de "Flautista", que foi encontrado nas escavações realizadas na Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus/PE, no início da década de 80, sob a Coordenação da Professora Jeannete Maria Dias de Lima.
Durante várias décadas, a saudosa dona Dulce Pinto cuidou muito bem do museu da cidade

De acordo com a Secretária Deluse, “este projeto de reconstituição em 3D, da face “do Flautista de 2000 anos”, é de suma importância para a preservação do Patrimônio Arqueológico Brejo da Madre de Deus, pois além destacar a relevância do acervo do Museu Histórico Municipal Dulce Pinto, representa para nós um valioso testemunho da evolução da população pré-histórica do Nordeste do Brasil.”
O sítio arqueológico Furnas do Estrago é um dos mais importantes do Nordeste. O local é bastante visitado por pesquisadores e estudantes

Do Estação Notícias

No dia do Escoteiro, cerca de 200 alunos da rede publica do Brejo visitaram a Sede dos Escoteiros Tradicionais


Nesta segunda-feira 23 de abril, dia mundial do escoteiro, a Associação dos Escoteiros Tradicionais do Brejo da Madre de Deus abriu as portas da sua sede para visitas, onde foram expostos materiais que são utilizados no dia-a-dia pelos escoteiros.

Aproximadamente 200 alunos das escolas José Inácio e Maria da Glória visitaram a sede que ficou aberta das 0h Às 18hs e puderam ver de perto, como funcionam as instalações dos Escoteiros Tradicionais do Brejo.

A tarde foi realizado o hasteamento da Bandeira e os alunos da Escola Maria da Glória participaram da solenidade.
O escotismo foi fundado pelo inglês, Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento. O objetivo do movimento é tornar-se um exemplo de fraternidade, ter lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Do Estação Notícias

Em nome da imprensa, Atahanderson cobrou pontualidade e calendário fixo para as reuniões da Câmara do Brejo da Madre de Deus


Confira o vídeo

O jornalista Atahanderson Mesquita usou a tribuna da Câmara de Vereadores do Brejo da Madre de Deus, para cobrar pontualidade no horário e a criação do calendário para as sessões realizadas na casa José Cupertino de Souza.

A pontualidade, virtude que se aprende em casa e na escola, e mais tarde é exigida na vida profissional, anda em falta na câmara brejense. Os atrasos têm sido frequentes e vêm atrapalhando não só as poucas pessoas que vão acompanhar a reunião, como também tem prejudicado e muito o trabalho da imprensa.

O tema já tinha sido discutido anteriormente entre os vereadores, mas lamentavelmente caiu no esquecimento. Agora com este lembrete do jornalista Atahanderson Mesquita do Estação Notícias e TV, esperamos que as reuniões possam ter sua devida pontualidade e um calendário seja elaborado o quanto antes para divulgarmos a população brejense.

Do Estação Notícias

Estrela vence Galo Doido e lidera campeonato Brejense de Futebol


Com gols do volante Nininho e do meia Thiago Índio, a equipe do Estrela conquistou um grande triunfo diante do Galo Doido, em partida realizada neste domingo (22), no Estádio Valdomiro Silva.

Para alegria da sua fanática torcida o Estrela está na liderança isolada do Campeonato Brejense de Futebol, que tem R$ 10 de premiação para o campeão e está bastante disputada.
Do Estação Notícias



Diogo Moraes destaca relevância do programa Pernambuco Mais Produtivo na Alepe


Nesta segunda-feira (23), o deputado Estadual e primeiro secretário da Alepe, Diogo Moraes, repercutiu na tribuna da Alepe, no Pequeno Expediente, a entrega de kits para estruturação de ações produtivas para a agricultura, realizada na manhã de hoje. A iniciativa do Governo de Pernambuco beneficiará 87 municípios do Estado, entre eles, 15 cidades onde o parlamentar atua. Diogo destacou ainda a participação das dioceses na execução do programa.


Em seu pronunciamento, Diogo Moraes destacou a importância da ação para milhares de agricultores e famílias que dependem da produção agrícola em Pernambuco. “Na manhã de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, um importante ato em prol destas pessoas foi realizado. Com a entrega de 15.550 kits contendo equipamentos para a estruturação de ações produtivas para a agricultura familiar, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, por meio do programa Pernambuco Mais Produtivo, beneficia 87 municípios pernambucanos”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a iniciativa, de caráter produtivo (que tem a função de investir em ações produtivas visando a alimentação das famílias agricultoras), faz parte do programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), e é financiado com recursos da união, via Ministério de Desenvolvimento Social. “A ação que vai dar um grande incentivo aos produtores familiares recebe investimento da ordem de R$ 22 milhões”, acrescentou. Na ocasião, foram entregues o kit roçadeira, que contém roçadeira semi-florestal com itens acessórios (para corte de arbustos, capineira e roço), bota e  óculos de proteção; e o kit forrageira, que contém  forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros.

Diogo comentou ainda sobre os municípios que representa na Alepe. “Nos 15 municípios que atuo foram 2.600 kits. Foram contemplados Iguaracy, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Sertânia, Triunfo, Serra Talhada, Alagoinha, Pesqueira, São Bento do Una, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Jataúba, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Taquaritinga do Norte".

Na avaliação do parlamentar, não há dúvidas sobre a relevância da ação. “É com iniciativas deste porte que o nosso governador Paulo Câmara confirma o seu compromisso com os pernambucanos, do litoral ao Sertão. Parabenizo a todos os envolvidos no projeto e registro aqui a importância dos incentivos aos pequenos produtores”, frisou.

Do Estação Notícias / Assessoria

Instituto São Jerônimo firma parceria com a massagista Silvaneidy Lima

Confira a entrevista em vídeo

A massagista Silvaneidy Lima já começou a atender no Instituto São Jerônimo em Brejo da Madre de Deus, realizando a massagem relaxante, importante para o bem-estar e também no auxílio do tratamento de algumas doenças.

O Estação TV foi até o Instituto São Jerônimo para saber detalhes desta profissional que está prestando seus serviços com a máxima qualidade para a nossa população brejense.

Do Estação Notícias

Carreta com 32 toneladas de tecidos tomba na PE-145 em Brejo da Madre de Deus

O acidente foi causado por uma provável falha mecânica

Nesta segunda-feira (23), uma carreta que estava transportando tecidos para a loja Andrey Tecidos e Aviamentos do comerciante Marquinhos de Mandaçaia, tombou na PE-145 próximo as Furnas de Niba em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

O motorista é do Recife, ele informou a nossa reportagem que o acidente aconteceu por volta da meia noite, quando estava subindo a ladeira, e percebeu que a carreta carregada com 32 mil quilos, faltou força no ponto mais alto.
Por algum tempo o motorista conseguiu segurar o veículo, ele disse ainda que pediu ajuda a um toyoteiro que passou no exato momento para que puxasse o freio externo, o mesmo teria dito que ajudaria, mas não parou e seguiu viagem.

Quando o motorista percebeu que o balão de ar secou e a carreta começou a descer, ele pulou e conseguiu sair ileso. O veículo tombou e caiu no meio do mato.
O motorista informou que o veículo tinha apresentado problemas e que o patrão foi avisado, mas teria mandado fazer a viagem para somente depois realizar a manutenção.

A carga que está dentro do contêiner será transportada até a loja, para que em seguida seja providenciada a remoção da carreta do local.

O fluxo de veículos naquela localidade ocorre normalmente, porém, é bom os condutores ficarem ligados devido a esta ação que deve ocorrer durante o dia de hoje.
Do Estação Notícias

Zoofilia – Homem é detido após abusar sexualmente de uma cachorra em Toritama

Um fato inusitado foi registrado na noite deste domingo (22), em Toritama. A polícia apreendeu um homem de 54 anos, após ele ser flagrado fazendo sexo com uma cachorra. O caso foi no bairro Independente.

Manoel Matias da Silva foi detido em sua residência na rua 7 de Setembro, na Capital do Jeans. A polícia chegou até ele, após denúncias e o envio do vídeo que flagra o ato.
Na delegacia, ele assumiu e disse que seria a segunda vez que teria praticado o abuso.
Atualmente, não existe nenhuma lei que criminaliza a zoofilia. Quem comete o ato responde por maus-tratos, normalmente pagas com multa.

Ativistas defensores dos animais pressionam por penas maiores para este tipo de caso. Tramita no Congresso Nacional projeto que torna o ato crime com pena mais rígida, com tempo de prisão, além de multa.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Diogo Moraes acompanha a perfuração de poços artesianos na cidade de Alagoinha


O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes, esteve na tarde do último sábado (21), na cidade de Alagoinha, no agreste pernambucano, para acompanhar a perfuração de poços artesianos nas comunidades do município. 

Na avaliação de Diogo Moraes, a perfuração dos novos poços vai proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores da região. “A maioria dos poços perfurados hoje trouxe água para a superfície. Isso é motivo de muita alegria, já que vai amenizar a seca e falta d’água que atinge há muitos anos essa região”, destacou o parlamentar. 
No total, foram perfurados 16 poços nas comunidades de Socorro, Laje do Carrapicho, Sítio Corredor, Canga, Sítio Pé de Serra, Carrapichinho, Sítio Salambaia, Boa Esperança, Alverni e Alagoinha. O vereador Flávio Inácio e o vice-prefeito da cidade, Ciba, acompanharam a iniciativa.

Flávio explicou que a importância desses poços para as comunidades está ligada a falta de água, já que a seca é um dos grandes problemas enfrentados pelo município. “A gente conseguiu com Diogo 16 poços e na metade deles, conseguimos pegar água. Tenho certeza que a população será muito beneficiada”, ressaltou o vereador.
O vice-prefeito de Alagoinha, Ciba, destacou a importância da ação para o município. “Tivemos agora uma estiagem de quase 7 anos e o deputado Diogo está chegando agora para amenizar a situação do abastecimento de água. Cavamos 16 poços artesianos na nossa região, isso mostra que vai aliviar muito o sofrimento do nosso povo. Nós conseguimos ver no rosto das pessoas a alegria de ter o seu poço no fornecimento de água”, pontuou Ciba.

Do Estação Notícias / Assessoria