sexta-feira, 20 de abril de 2018

Daniel Márcio é Brejense nas Firmas Pelo Brasil

O brejense Daniel Márcio da Silva Santos, mais conhecido por “Dani”, tem 34 anos, é casado e pai de um garotinho de 5 anos, ele mora no Bairro Trevo em Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano.

Ao Blog Estação Notícias Daniel contou que é motorista e está trabalhando nas firmas (empresa) na cidade de Santo Antônio do Amparo no Estado de Minas Gerais. Daniel trabalha na empresa INCOMISA dirigindo um caminhão que está na construção de linha de transmissão de energia.

“Eu amo minha profissão de motorista. Sou grato por ter tido essa oportunidade de ter começado a trabalhar nas firmas em um Toyota Jipão, isso há nove anos. Confesso sou um amante de Toyota Bandeirante, mas hoje estou  dirigindo um caminhão de meu amigo Abraão. Tenho andado por várias partes do Brasil, mas o Brejo é incomparável, sinto muita falta da nossa terrinha, da minha família e dos amigos e do povo brejense”, falou Daniel.
Participe do Quadro "Brejenses nas Firmas pelo Brasil"

Mesmo estando longe de sua terra natal, os brejenses que estão espalhados pelo Brasil a fora podem matar saudades do nosso Brejo da Madre de Deus, acessando o Blog Estação Notícias. Para nós é um grande prazer em contar um pouco da sua história. Entre em contato com a gente (81) 99937-9210 Tim e WhatsApp.

Do Estação Notícias

Brejo da Madre de Deus, Capital da Agroecologia, realiza a 18ª Feira do Verde

O município de Brejo da Madre de Deus, capital da agroecologia de Pernambuco, sedia a 18ª edição da Feira do Verde, nos próximos dias 27 e 28 de abril, na Praça Dantas Barreto, centro da cidade. A iniciativa já faz parte do calendário de eventos oficiais de Pernambuco, pela sua importância. O tema deste ano é “Região Brejeira: Um Oásis em meio ao Semiárido”. O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Brejo da Madre de Deus (Condesb), com apoio de várias organizações, sendo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) um dos principais parceiros.

“A Feira do Verde tem sido muito importante não só para os agricultores e agricultoras, mas para toda a população, que tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias e técnicas sustentáveis, a partir do conhecimento trazido por entidades locais e parceiras”, explica Jaelson da Silva Araújo, presidente do STR do município.

O evento reúne agricultores e agricultoras e viveiristas, que produzem mudas, de Brejo da Madre de Deus, mas também de outros municípios do estado. Neste ano, a proposta é valorizar a região em que está localizada o Brejo da Madre de Deus, que apesar de ser semiárida, tem um microclima de brejo de altitude. O que lhe confere um clima diferenciado, com bastante água, o que contribui com a produção agrícola local.

“Esta é a única feira com essa temática e com a promoção da agroecologia e do meio ambiente em Pernambuco. Ela também tem uma dinâmica de envolvimento da educação. Todas as escolas do município têm estandes na feira, reforçando a conscientização ambiental para os/as estudantes. Sem contar que é muito visitada, ainda, por prefeitos de municípios da região”, explica Adelson Freitas, um dos idealizadores da feira e diretor de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), incentivadora e apoiadora do evento.

A ação de educação ambiental junto às escolas municipais e estadual começa antes mesmo da feira. Os estudantes vão se preparando meses antes para montar suas apresentações, aliado um processo de educação para preservação da natureza. “Os professores vão dando assuntos relacionados ao tema da feira e fazendo atividades relacionadas, e visitas a sementeiras e viveiros”, explica Éden Marinho, presidente do Condesb.

Este ano, a feira vai contar também com um espaço de troca de sementes crioulas, possibilitando um maior intercâmbio entre seus participantes. Essa partilha vai ser ampliada, pois ela já acontece com a exposição e comercialização das mudas pelos mais de 30 viveiristas, que levam espécies frutíferas, ornamentais, florestais, entre outras.

“Chegamos a maioridade, é uma alegria! Somos um exemplo para os outros municípios. A gente vai nos roçados e os agricultores nos mostram as mudas que estão crescidas e que foram adquiridas na Feira do Verde. Brejo está ficando mais verde por causa desse trabalho de incentivo, de cuidado com o meio ambiente e a natureza”, conta Elizabeth Szilassy, umas das fundadoras feira.

Capital da Agroecologia - Brejo da Madre de Deus recebeu o título de Capital da Agroecologia, em 2012, a partir da aprovação do Projeto de Lei 14.612/2012, do então deputado estadual Manoel Santos (PT). A Feira do Verde é um evento de valorização da agricultura familiar, que integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado, pela Lei 14.613/2012, também de autoria do parlamentar, que faleceu em 2015.

Do Estação Notícias / Fetape

Participe da III Cavalgada do Turista em Brejo da Madre de Deus

No dia do Índio, Diogo Moraes prestigia celebração da tribo Xukuru de Cimbres, em Pesqueira

Diogo atendeu o convite do empresário e líder da oposição de Brejo da Madre de Deus, Rubinho Nunes

Para comemorar a data que celebra a identidade dos povos indígenas, o deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Diogo Moraes (PSB) foi até o município de Pesqueira, no Agreste, para prestigiar o Toré (Ritual que une dança e religiosidade) da Tribo Xukuru de Cimbres. A visita a tribo foi um convite do empresário e líder da oposição de Brejo da Madre de Deus, Rubinho Nunes que tem raízes na comunidade indígena.

Diogo falou da emoção em vivenciar a manifestação cultural da aldeia. “As lutas do povo indígena são nobres e devem ser valorizadas a cada dia. Nós estamos num projeto único que é garantir a aproximação com o poder público. Quero conhecer mais e, desde já, me colocar à disposição dos anseios indígenas”, declarou o parlamentar.
Para o empresário Rubinho Nunes, a presença de um deputado estadual junto à comunidade representa esperança para a tribo. “Quero destacar a importância de Diogo Moraes estar aqui com a gente. Eu apresentei o projeto da tribo e ele abraçou. Diogo é este rapaz do coração do tamanho do mundo que pensa igual a mim e se comprometeu em ajudar a tribo”, disse.
Os Xukuru de Cimbres tem à frente do seu grupo o Cacique Ciba. A aldeia também é representada na Câmara Municipal de Vereadores de Pesqueira, pelo vereador Expedito Biá que agradeceu a visita do primeiro-secretário da Alepe. “Hoje é o dia do Índio, dia em que temos o direito de comemorar a nossa história. Quero agradecer a presença do deputado Diogo Moraes, ele que é um jovem que pensa no futuro de Pernambuco e também da nossa gente”, destacou Biá.

O vereador Júnior de Miguelão, professor Walter e Zé Dercílio do Brejo da Madre de Deus, também participou das comemorações.

Do Estação Notícias

Novo circuito de vaquejada de Pernambuco começa neste sábado

A partir das 8h deste sábado (21), a Associação dos Criadores de Quarto de Milha de Pernambuco estará dando início ao 1º Circuito ACQM-PE de Vaquejada no Parque Roberta Urquiza, em Vitória de Santo Antão.

Contando com participantes de todo o Nordeste, o evento colocará em disputa mais de R$ 100 mil em prêmios, além de possibilitar às duplas competidoras a conquista de melhores posições no ranking nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
A nova competição também é mais uma vitrine para os criadores de equinos apresentarem seus animais que, dependendo do desempenho na competição, podem ganha maior valorização no mercado.

O circuito será disputado em quatro etapas. A três últimas estão programadas para os dias 2 e 3 de junho, em Bezerros, no Parque Haras Pacita; dias 29 e 30 setembro, na Fazenda Santa Fé, também em Bezerros e dias 13 e 14 de outubro, no Centro de Treinamento de Aldeia (CTA). Já no próximo ano, os organizadores esperam ampliar de quatro para seis o número de etapas do circuito.
Do Estação Notícias


Prefeitura do Brejo da Madre de Deus se manifesta através de nota sobre o caso de alunos empurrando um ônibus quebrado que presta serviço ao município


NOTA

Através da presente nota, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus vem de público esclarecer alguns pontos com relação ao vídeo divulgado em grupos de WhatsApp e na imprensa local, em que aparece, alunos empurrando o ônibus na cidade de Santa Cruz do Capibaribe após o mesmo ter faltado combustível.

1 – O veículo é de responsabilidade da empresa que presta serviço ao poder público municipal, bem como o abastecimento e revisão do mesmo.

2 – Os alunos flagrados empurrando o veículo também não são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista que são estudantes da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe e município brejense transporta apenas alunos que residem em São Domingos e cursam o ensino médio, ou aqueles que são beneficiados pelo programa AABB Comunidade.

3 – A Prefeitura ainda pontua que, orienta todos os motoristas em caso de defeito ou qualquer problema que eventualmente ocorra durante o percurso do transporte, não permitam que alunos empurrem o carro para prevenir qualquer acontecimento, e sim, acionem suporte de pessoas qualificadas para cada situação.

4 – A Prefeitura apura os fatos e notificará a empresa responsável pelo transporte para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer.

Por fim, reafirmamos o compromisso do Governo Municipal em promover ações de fortalecimento e melhoramento à educação.

Atenciosamente
Secretaria Executiva de Comunicação
Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Do Estação notícias

Caruaru City abre inscrições para turmas de futebol feminino


O Caruaru City está com inscrições abertas para turmas de futebol feminino. O objetivo do clube é atender atletas femininas de Caruaru e região, de todas as idades, que gostam de futebol e buscam por uma oportunidade para praticar o esporte e também para desenvolver seu potencial.

De acordo com a diretoria do Caruaru City, o clube acredita que existem muitas jogadoras talentosas em Caruaru e região que sonham em se tornar uma atleta profissional, para isso serão oferecidos treinamentos com metodologia moderna, com profissionais qualificados e uma estrutura adequada para o desenvolvimento, visando a melhoria da aptidão física e, consequentemente, a qualidade de vida das atletas.

As interessadas devem preencher o formulário de inscrição no site do clube www.caruarucity.com.br com nome completo, data de nascimento e endereço. Mais informações pelo whatsapp do clube (81) 99799-6460.

Escola de Futebol Caruaru City SC

O Caruaru City Sport Club desenvolve um trabalho de referência na formação de base, com escola de futebol e categoria de formação, para cerca de 200 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 19 anos, de Caruaru e região. O clube utiliza uma metodologia moderna de ensino adaptada para cada faixa etária, sendo parte do trabalho o desenvolvimento de aptidões técnicas, táticas e mentais. Como Missão, o Caruaru City contribui também para aprimorar características disciplinares, comportamentais e sociais do esporte, pensando na formação cidadã de cada aluno. O clube ainda tem parcerias no futebol society e no futsal.

SERVIÇO

Caruaru City Sport Club – Escola de Futebol e Futebol Feminino
Funciona de segunda à sábado, manhã e tarde
Local: Arena Super 7 - Avenida Leão Dourado, 2165, Bairro Kennedy
site: www.caruarucity.com.br
E-mail: [email protected]
Informações: (81) 99799-6460

Do Estação notícias

Homem é executado a tiros em bar de São Domingos

Um homem foi assassinado na noite desta quinta-feira (19) em um bar localizado em frente ao mini campo de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, mais precisamente na saída do Sítio Bandeiras.

Segundo informações de testemunhas, a vítima Josemir Torres Nascimento (39 anos) estava bebendo quando um elemento desconhecido se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo, atingindo a vítima na cabeça e tórax.
Após o crime, o suspeito fugiu do local e tomou destino ignorado. Populares encaminharam a vítima para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe, porém não resistiu e acabou vindo a óbito.

Do Estação notícias / Ney Lima