sexta-feira, 16 de março de 2018

Carlinhos Bala ex-atacante do Santa Cruz, Náutico e Sport vai jogar a Copa Arena Chute Certo em Brejo da Madre de Deus

Cavalos vindos de São Paulo chamam à atenção na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que inicia sua temporada na próxima semana, dia 24, na cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE), tem como uma das atrações que chamam à atenção do púbico a participação de belos cavalos que compõem as cenas em momentos importantes do espetáculo.

Ao todo são seis animais que interagem com o elenco em cenas cruciais do espetáculo. Eles estão no Fórum de Pilatos, quando adentram no cenário do Fórum, puxando a biga de Pilatos; no cortejo conduzindo Jesus até o Calvário e também no momento em que Cristo morre na cruz.

A ideia de introduzir os cavalos no espetáculo partiu do idealizador e construtor da cidade-teatro de Nova Jerusalém, Plínio Pacheco, em 1995. Coube ao veterinário Antônio Morotó, amigo de Plínio, conseguir um exemplar que tivesse as características necessárias para compor a cena. A partir daí, começa a história de sucesso da participação dos animais na encenação.

Hoje, 23 anos depois, Morotó, que trabalha com cavalos há quatro décadas, comanda a equipe de cinco profissionais que lidam com os animais. O mais imponente, um animal de cor preta da raça Friesian, de origem holandesa, e outros dois cavalos Lusitanos, vêm de Atibaia, interior de São Paulo. Os demais são da raça Quarto de Milha da região agreste de Pernambuco.

Na entrada triunfal de Pilatos, ao som das trombetas romanas, o Friesian puxa o cortejo seguido dos dois Lusitanos, no meio vem o “segurança” que é Quarto de Milha, quase imperceptível por causa da baixa estatura, e outros dois Quarto de Milha que ficam mais próximos ao veículo. Na morte de Cristo, em meio a trovões, relâmpagos e terremoto, o cavalo negro empina em frente a cruz tornando a cena ainda mais impactante.

Morotó explica que, apesar de já adestrados, os animais ensaiam diariamente o percurso depois de terem passado por um período de adaptação. “Oito dias antes do início da temporada, os cavalos descansam da viagem, têm um contato com a equipe, conhecem o tom das vozes e sentem o cheiro de cada um dos condutores para criar uma relação de confiança. Após essa interação, eles fazem alguns passeios livres pela cidade-teatro antes de iniciar os ensaios com a biga e a formação do cortejo, repetidos à exaustão”, explica.
Para garantir a segurança do elenco, os atores que lidam diretamente com os cavalos são orientados para que tenham confiança nos animais e no trabalho da equipe. “Quando iniciamos os ensaios, trabalhamos para que haja uma interação com os atores e também para que os cavalos se acostumem com a iluminação e com o som para evitar que eles fiquem agitados e venham a causar algum acidente que, graças a Deus, até hoje não houve nenhum”, ressalta.

Morotó revela ainda que utiliza um recurso para que o animal que vem à frente dos demais tenha tudo sob controle no momento de entrar em cena. “Eu uso um chapéu que o animal já conhece. Quando ele vai entrar em cena, eu, num cantinho do cenário, fico em pé e olho para ele. Quando percebo que ele me viu, sinto que ele está mais tranquilo e, aí, a cena se desenrola sem problemas”.

No final, a sensação de dever cumprido toma conta de toda a equipe. “Para mim, o espetáculo é extraordinário. Todos somos uma família. É muito prazeroso fazer parte de tudo aquilo, principalmente por saber que estamos colaborando para a cultura de Pernambuco e para o desenvolvimento do maior espetáculo de teatro ao ar livre do mundo”, conclui.

A temporada 2018 da Paixão de Cristo, que vai de 24 a 31 de março, terá como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.
As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas no site oficial www.novajerusalem.com.br

Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Também são vendidos ingressos em espaços físicos localizados em Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, São José do Egito e Recife (shoppings Recife, RioMar e Luck Viagens). Além de Campina Grande, João Pessoa e Monteiro, na Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3732.1129.

Do Estação Notícias / Assessoria

Professora foi assaltada em frente à Escola da Barra de Farias

A professora Adriana Soares de Carvalho Elias foi assaltada na quarta-feira (14) quando saiu da escola municipal Orestes de Freitas, que fica as margens da PE-145 no distrito Barra de Farias em Brejo da Madre de Deus.

Informações dão conta de que por volta das 17h30min, Adriana estava indo para um mercadinho que fica próximo da escola, quando dois elementos chegaram de moto, apontaram um revolver para a professora e anunciaram o assalto.

Assustada, a vítima chegou a jogar o celular no chão, o elemento que estava na garupa da moto pegou o aparelho e fugiram em seguida no sentido distrito Fazenda Nova.
A professora compareceu a Delegacia de Polícia e registrou o boletim de ocorrência.

Do Estação Notícias

Empresarial Master abre vaga para novos parceiros

“Duas salas estão disponíveis para alugar”

O Empresarial Master está disponibilizando duas salas para advogados, profissionais da área de saúde, prestadores de serviços ou profissionais liberais que precisam de um ótimo espaço no centro da cidade para realizar o seu trabalho.

No local já estão instaladas e funcionando, a Amicro, O Estúdio da Estação TV e um escritório de contabilidade.

Não perca esta oportunidade e venha fazer parte dessa união.

Mais informações com Eduardo presidente da Amicro pelo fone: 9 9858-6669 ou com Atahanderson Mesquita pelo fone: 9 9937-9210.

Do Estação Notícias

Denúncia: Fogo e fumaça no lixão de Fazenda Nova prejudicam moradores. A prefeitura não resolve o problema e vereador diz que vai acionar MP


O fogo e a fumaça no lixão do distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus estão prejudicando a saúde das pessoas que moram próximo ao local. O vereador Robertinho Asfora afirma que por várias vezes solicitou ao vereador Manoel Bento, ao Secretário de Saúde Dr. Edson e ao atual prefeito Hilário Paulo que providências fossem tomadas, mas o problema persiste.

Na ultima segunda-feira (12) o vereador oposicionista esteve no local e gravou um vídeo para mostrar o descaso e disse que vai acionar o Ministério Público para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Do Estação Notícias

Rubinho Nunes visita futura pista de pouso de São Domingos


Bruno Gustavo e Rubinho Nunes ficaram satisfeitos com o inicio da construção da pista

Acompanhado de um dos representantes do clube de aviadores de Santa Cruz do Capibaribe, o empresário Rubinho Nunes, esteve visitando esta semana a pista de pouso que está sendo construída no distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus.

Com quase 800 metros de comprimento, a pista atenderá aeronaves de pequeno e médio porte, passando a ser uma opção para a prática esportiva de voos, bem como para aeronaves de pequeno porte.
Rubinho vem colaborando com o projeto e fez questão de acompanhar de perto o andamento da construção. O empresário se diz muito satisfeito por ser convidado a participar do projeto.

“Esta pista vai engrandecer São Domingos e região, e representa uma alternativa para os que pretendem também utilizar a mesma para vir fazer compras em Santa Cruz do Capibaribe”. Declarou.

Do Estação Notícias / Sulanca News

Diogo Moraes, João Campos e grupo de oposição de Brejo da Madre de Deus tratam das demandas da região

O deputado estadual Diogo Moraes esteve reunido com o chefe de gabinete do Governador Paulo Câmara, João Campos, nesta quarta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas. Acompanhado pelos representantes do grupo de oposição de Brejo da Madre de Deus, que tem como líder o empresário Rubinho Nunes, o parlamentar levou diversas demandas importantes da região. Na ocasião, também estiveram presentes os vereadores da oposição Avecino Lima, Júnior de Miguelão, Jobson Barros e Val Lima, além de suplentes e lideranças comunitárias.
Na avaliação de João Campos, a reunião com o grupo foi muito positiva e produtiva. “Ao lado do deputado Diogo Moraes e do amigo Rubinho Nunes e demais representantes de Brejo da Madre de Deus, discutimos algumas ações importantes para fazer em parceria com o Governador Paulo Câmara, para que a gente possa ajudar esse município tão importante. Sabemos que a questão da água é uma prioridade. O governador vai dar a ordem de serviço para da Adutora do Alto Capibaribe, a obra hídrica mais importante do Agreste hoje. Também discutimos a adutora que liga o distrito de Fazenda Nova ao distrito de Mandaçaia”, afirma o chefe de gabinete. Segundo João Campos, também será feita ação tapa buraco da PE 145, conforme solicitado pelos representantes. 
Para Diogo Moraes, que também se reuniu com o grupo na Alepe no mesmo dia, o diálogo para buscar as ações necessárias para a população é fundamental. “Nos preparamos para levar à João Campos as principais demandas da região e solicitar o apoio do Governo de Pernambuco na solução de algumas questões. Fomos muito bem recebidos e saímos de lá animados com os direcionamentos apontados pelo chefe de gabinete do Governador Paulo Câmara. Entre as ações informadas por ele, além da assinatura da ordem de serviço da Adutora do Alto Capibaribe, que já está próxima, ressalto a atenção com a saúde do município, que ganhará reforço para melhor atender o povo. Nossa parceria com Paulo Câmara, João Campos e o grupo de oposição só vai fortalecer Brejo da Madre de Deus”, comemora o deputado. 
O grupo de oposição de Brejo da Madre de Deus oficializou o apoio ao deputado Diogo Moraes no dia 02 de fevereiro deste ano durante um ato político na cidade. A aliança possibilitou o compromisso em realizar um trabalho em conjunto para melhoria da qualidade de vida dos brejenses, focando na segurança pública e no abastecimento hídrico, principais demandas da região.

Do Estação Notícias / Assessoria