sexta-feira, 9 de março de 2018

Discurso do vereador Robertinho Asfora – 09 de Março de 2018


Na reunião realizada na Câmara de Vereadores do Brejo da Madre de Deus nesta sexta-feira (09), o vereador Robertinho Asfora (PSB), relatou que a prefeitura do Brejo da Madre de Deus não está usando o trator do programa “Terra Pronta” em benefício ao homem do campo. As alegações teriam sido à suposta falta de pneus e discos de arado, no entanto, o vereador afirma que o mesmo trator tinha sido usado recentemente pra arar as terras de um correligionário do prefeito Hilário Paulo preparando o local para uma festa de vaquejada.

O vereador Robertinho também cobrou uma resposta sobre o gerador do Hospital que deveria estar instalado na UPA Mestre Camarão.

“Aonde está este gerador? Se está no reboque de alguém, se aterraram nos alicerces da UPA... ele tem que aparecer”.

Do Estação Notícias

CPRH fiscaliza local da denúncia de crime ambiental no sítio Aripuá em Brejo

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve visitando a propriedade no sítio Aripuá em Brejo da Madre de Deus em que estavam sendo jogados os restos dos animais abatidos no matadouro público de Santa Cruz do Capibaribe.

O vereador Júnior de Miguelão junto com representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Brejo da Madre de Deus, Jaelson do Açudinho que também é presidente do Sindicato Rural e Elizabeth Szilassy (Beth) acompanharam a fiscalização.

O Estação TV conversou com o vereador Júnior de Miguelão que disse ter ficado satisfeito com a visita do órgão fiscalizador e que agora acredita que esta lamentável situação não se repetirá.

Do Estação Notícias

TCE suspende concurso público em Santa Cruz do Capibaribe e outros municípios do Agreste

Após solicitação do Ministério Público de Contas a Primeira Câmara do TCE referendou na última quinta-feira (08) uma Medida Cautelar contra ato do presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), Edson de Souza Vieira, em face da dispensa de licitação que deu origem ao contrato com a Empresa ADM & TEC para ser a organizadora de um concurso público nos municípios de Altinho, Cupira, Panelas, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte.

Em seu voto, a relatora do processo (n° 1850316-0), conselheira Teresa Duere, após analisar o conteúdo das demandas apresentadas, bem como as razões e providências adotadas pelo CONIAPE, indeferiu o pedido de Medida Cautelar. No entanto, determinou abertura do processo de Auditoria Especial, que teria por objeto a análise da contratação da empresa ADM & TEC e a realização do concurso público. “Ainda não há uma definição nesta Corte de Contas relativa a concurso público, principalmente no tocante a Consórcios”, destacou a conselheira. Por isso, de acordo com ela, a importância da Auditoria para definir a questão.
No entanto, representando o requerente, o procurador do MPCO, Ricardo Alexandre argumentou que não existiam requisitos para contratação por dispensa, já que a contratada não possui inquestionável reputação, uma vez “que não fez concursos públicos para órgãos federais ou tribunais judiciais”. Outro ponto levantando por ele foi o fato de empresa, mesmo realizando concurso de grande porte, possuir apenas 02 empregados cadastrados nos Sistemas RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Também pesou o fato de haver “indícios de graves irregularidades praticadas pela mesma empresa na Prefeitura de Buíque” (Processo TC nº 1607597-3).

Após debate entre os conselheiros e o representante do MPCO, e levando em consideração os problemas que poderiam causar a manutenção dos concursos, mesmo já tendo ocorrido um (o de São Joaquim do Monte), dificultando assim um pedido de vistas, o conselheiro Valdecir Pascoal, presidente da Primeira Câmara, assim como o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, votaram contra a relatora do processo, referendando a Medida Cautelar e determinando seja suspenso qualquer ato relativo aos concursos, tanto o já realizado, como os que ainda não o foram. Também foi acatada a realização de uma Auditoria Especial.

Do Estação Notícias / Tribunal de Contas do Estado

Transmissão Reunião Câmara de Vereadores do Brejo - 09 de Março de 2018


IPEM, INMETRO e Polícia Civil descobrem fraudes em três postos de combustíveis em Caruaru e Toritama


O IPEM, o INMETRO e a Polícia Civil deflagraram uma operação na quinta-feira (08) numa rede de postos de combustíveis pertencente ao mesmo proprietário Abdias Marcolino dos Santos Junior. Em Toritama as margens da BR 104, no início da Avenida João Manoel e dois em Caruaru, um na Avenida Cícero José Dutra, na rua da Fafica, no bairro Petrópolis e o outro ao lado do Bonanza, do bairro São Francisco e todos os estabelecimentos, os fiscais constataram que cerca de 14% da gasolina era roubada dos clientes, por exemplo, o cliente pedia para colocar a gasolina e a bomba roubava a diferença e marcava o valor que não condizia com a realidade.
Recentemente um consumidor divulgou nas redes sociais que o Posto Imperador, na Avenida Cícero José Dutra, mesma rua da Faculdade Fafica, no bairro Petrópolis, estaria fraudando os compradores, isso viralizou nas redes sociais e pouco tempo depois o IPEM e o INMETRO fizeram uma fiscalização, porém, não constataram a irregularidade denunciada.

O consumidor afirmou que foi ao posto com um recipiente de 5 litros, mandou encher e a bomba marcou 6 litros e agora todos sabem que ele estava com a razão e outros milhares de consumidores podem ter sido lesados.
O delegado da 89ª Circunscrição Policial (2ª DP de Caruaru), Dr. Thiago Henrique, é quem está presidindo o inquérito e informou que o dono do posto e alguns funcionários deverão responder por vários crimes e que as investigações foram apenas iniciadas e que a Polícia Civil vai trabalhar forte para que os culpados sejam punidos.
O proprietário dos postos, Abdias Marcolino dos Santos Junior, já foi preso há três anos e meio, acusado de comandar uma quadrilha que fraudou mais de 5 milhões de reais do INSS. A denominada Operação Omni foi deflagrada em outubro de 2014 e foi realizada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e INSS e resultou na apreensão de vários veículos de luxo e nas prisões de 14 pessoas.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

Suspeito por roubo é detido na zona rural de Brejo da Madre de Deus


Na noite desta quinta-feira (08), a Polícia Militar realizava abordagens em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde foi solicitada por um popular de que na estrada que dá acesso ao sítio Olho D´água do Púcaro, zona rural do município, teria um carro abandonado.

Diante da informação, o policiamento seguiu ao local, onde se encontrava um Palio Weekend de cor prata travado e ao avistar pelos vidros do carro, no interior foi percebida uma mochila de cores vermelha e preta. Em seguida, foi feita uma consulta para verificar a procedência do veículo, mas não tinha queixa de roubo ou furto. Durante buscas nas proximidades, foram encontrados dois estojos com algumas bijuterias.

O material localizado foi apreendido e conduzido para a delegacia de Santa Cruz, onde a vítima chegou e informou ao policiamento que teve o seu carro roubado. Em seguida, a vítima juntamente com o policiamento, se deslocaram até onde se encontrava o veículo acima citado.

No caminho, os policiais perceberam a presença de um indivíduo em uma moto que estava com uma mochila nas cores vermelha e preta entre as pernas. Ao desconfiar da cena, os policiais seguiram o elemento que ao perceber a aproximação da viatura, tentou fugir, foi feita então o acompanhamento por várias ruas de São Domingos, onde ele foi capturado.

Ao ser questionado sobre a mochila, o suspeito Rivaldo Rildo de Lima, mais conhecido por “Valdinho” (21 anos) revelou que realmente era a que estava no interior do carro, porém negou que teria roubado o carro. O efetivo junto com o suspeito seguiu ao local em que estava o veículo, porém, Rivaldo aproveitou de um descuido da polícia e tentou fugir por um matagal, mas foi capturado.

Durante questionamentos, o suspeito revelou que já teria passagem pela polícia por porte ilegal de arma e é usuário de maconha. Toda a ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Do Estação Notícias / Ney Lima