segunda-feira, 5 de março de 2018

Barragem de Santana II pegou mais água e agora faltam 70 centímetros para sangrar

“O reservatório está com 87,6% de sua capacidade”

No sábado (03) e no domingo (04) de março houve chuvas torrenciais (em média 100 mm) nas cabeceiras dos afluentes do Rio Capibaribe em Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Poção e Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações da Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura do município, Elizabeth Szilassy (Beth), nível do reservatório Santana II aumentou 1,64 cm e está com 87,6 % da sua capacidade, faltando apenas 70 cm para sangrar.

"Acredito que a Barragem de Santana II chegue a sangrar após outra boa chuva", comentou Beth.
Imagens registradas na manhã desta segunda-feira (05)

Do Estação Notícias

Estrela jogará 2º tempo contra o Pitombeira nesta segunda

A partida foi interrompida no sábado devido a forte tempestade

O segundo tempo do jogo entre Estrela (Brejo) x Pitombeira (Jataúba) será realizado nesta segunda-feira (05), às 19h, no Estádio Valdomiro Silva em Brejo da Madre de Deus.

A partida foi interrompida no sábado passado devido as fortes chuvas com queda de raios no momento do intervalo. O Pitombeira tem o resultado de 1x0.

O jogo é válido pela 4ª Copa Regional de Futebol realizada por Jobson Barros.

Do Estação Notícias

Proprietário de som automotivo que desrespeitou idosa foi obrigado pelo Ministério Público a colocar placas educativas no centro histórico em Brejo

“Isso é hora da senhora está fazendo sexo”, resposta dada a idosa após ter solicitado que baixassem o volume

Não é de hoje que moradores reclamam da perturbação de sossego no centro do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Nos finais de semana, até altas horas da madrugada, vários jovens com sons automotivos fazem sacudir da cama quem precisa descansar.

E para piorar ainda mais a situação, recentemente um ato repugnante cometido por quem estava com o som ligado nas alturas, deixou uma idosa bastante abalada. O jovem que não teve o nome revelado, agrediu verbalmente uma das senhoras que mora na casa de dona Telma, a conhecida “casa do A", que fica no centro histórico da cidade, após a mesma ter pedido para que baixassem o volume.

“Isso não é hora de estar reclamando, é hora de estar fazendo sexo”, resposta dada a idosa, pelo jovem que estava perturbando o seu sossego. Essa foi à gota d’água para que a idosa acionasse o Ministério Público solicitando que providências fossem tomadas. 
Após o conhecimento dos fatos, o Promotor de Justiça Dr. Antônio Rolemberg declarou tolerância zero a perturbação de sossego em Brejo.

“Tivemos aqui a reclamação de uma idosa, ela se se queixou de que durante a madrugada abriu a janela e pediu para que baixassem o volume do som. Um cidadão disse que não era hora de estar acordada, era hora dela estar fazendo sexo. Esse absurdo foi a gota d’água. Esse tipo de comportamento em Brejo não aceitaremos de jeito nenhum. Quem quiser fazer zoada vá para cidades vizinhas. A partir de agora, aqui em Brejo a tolerância é zero. Quem tiver seus carrinhos com som de mala ligado e houver alguma reclamação, a ordem da polícia é para prender e apreender o bem. Faremos que judicialmente haja o perdimento desse bem”, explicou o Promotor de Justiça, Dr. Antônio Rolemberg.

Por determinação do Ministério Público, os jovens foram obrigados a instalarem placas educativas mostrando que no local é proibido ligar som automotivo. Ainda de acordo com o promotor de Justiça, mais placas devem ser instaladas em outros pontos da cidade.

Do Estação Notícias

Cenários da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ganham mais realismo


O artista plástico colombiano, Nestor Robles, é o responsável pelo novo visual dos cenários do Fórum de Pilatos, do Templo de Jerusalém e do Palácio de Herodes na cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo, em Pernambuco. Este ano, a temporada acontecerá de 24 a 31 de março.

Utilizando uma técnica de pintura conhecida como faux finish (falso acabamento, em francês), ele está transformando paredes lisas em texturas com aspecto de mármore travertino e pedra envelhecida. “Estamos deixando os cenários com aspecto mais realista e mais robusto o que vai enriquecer muito o visual de toda a cena”, afirma Robles.
Morando no Recife desde 2009, o artista trouxe a nova técnica dos Estados Unidos, onde morou por oitos anos. Antes de ser convidado para executar o trabalho, ela ainda não conhecia a Nova Jerusalém e revela que ficou encantado com o que viu. “Pernambuco tem uma obra de arte que não existe em nenhum outro lugar do mundo, encravada na região do Agreste, que é o teatro de Nova Jerusalém”, afirma.

Realizado no município pernambucano do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, o espetáculo, este ano, tem como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas no site oficial (www.novajerusalem.com.br). Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Também são vendidos ingressos em espaços físicos localizados em Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, São José do Egito e Recife (shoppings Recife, RioMar e Luck Viagens). Além de Campina Grande, João Pessoa e Monteiro, na Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3732.1129.
Do Estação Notícias

Excelente Curso de Culinária Regional está sendo realizado em Brejo

O Curso de Culinária Regional que está sendo realizando em Brejo da Madre de Deus pela Amicro em parceria com o SEBRAE E SENAC está sendo um grande sucesso. Os 15 alunos participantes são comerciantes, donas de casa, donos de bares e restaurante que estão aprendendo gestão, ficha técnica, corte de carnes, verduras e legumes, preparação de molhos e pratos regionais. 

“Ao término do curso os alunos estarão qualificados e preparados para montar seu próprio negócio”, garantiu o chef de cozinha Ivan Vilar.
Mércia Carvalho preparou um prato de carne de cordeiro a moda do chef

A comerciante e aluna do curso de Culinária Regional, Mércia Carvalho, contou que está sendo especial fazer este curso.

"Estou muito feliz em ter a oportunidade de fazer este curso em nossa cidade. Para mim é mais um aprendizado,  tanto como dona de casa, como também na vida profissional. Já estou com ótimas expectativas para o futuro", disse.  

O Curso de Culinária Regional teve início na segunda-feira (26) na Escola Maria da Glória, sendo realizado das 18hs às 22hs. A duração é de 15 dias. 

Do Estação Notícias