sexta-feira, 2 de março de 2018

Bloco carnavalesco não consegue autorização da Justiça e está impedido de descer a Avenida em Brejo

“Algumas exigências não foram atendidas para que a documentação fosse liberada”

O Bloco Encosta Que Ela Cresce Ano II estava com quase tudo pronto para no próximo domingo (04) descer a Avenida em Brejo da Madre de Deus, com as atrações MC Matheus, Forró Topado e Swing da Galera. Mas a documentação para a realização do evento foi indeferida pelo Ministério Público, porque a organização não conseguiu cumprir com as exigências necessárias.

O Blog Estação Notícias procurou o promotor de Justiça Dr. Antônio Rolemberg e fomos informados que a Policia Militar se opôs ao evento, justificando que não teria como fazer a segurança do bloco. Outros problemas foram o local e horário da realização da festa, que seria realizada perto da igreja do Bom Conselho, justamente no horário da missa.

Uma grande preocupação também foi com relação a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, já que no ano passado, o bloco distribuiu uma bebida que foi batizada de “suco gummy” e alguns participantes passaram mal e houve superlotação no hospital.

O Conselho Tutelar alertou que não teria como fazer a fiscalização e os promotores do evento não deram garantias a Promotoria de Justiça, de que o bloco estaria cumprindo as regras de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Promotor afirmou que não tem nada contra a realização de festas, mas só pode liberar qualquer evento após os organizadores apresentarem a documentação exigida.  

“Eu não tenho nada contra a diversão dos jovens, porém, como Promotor de Justiça só posso liberar a realização de um evento se o mesmo estiver totalmente de acordo com a lei. Isso é para o bem de todos, dos organizadores e também dos foliões. A organização do bloco não passou qual seria a estrutura, se haveria segurança. Não garantiu a fiscalização para impedir que as crianças e adolescentes tenham acesso a bebida alcoólica, e como seria essa fiscalização, já que no ano passado o hospital da cidade lotou de jovens, inclusive menores de idade que ingeriram bebida alcoólica. Teve reclamação por parta da PM, do Conselho Tutelar se queixando de que não tinha como fiscalizar. O local e horário do evento atrapalharia a realização da missa, então como não foram cumpridas as exigências, tivemos que indeferir”, explicou Dr. Antônio Rolemberg.

Os organizadores do bloco tentaram transferir o evento para a casa de show Bella House, localizada no sítio Jaracatiá. O promotor solicitou ao Corpo de Bombeiro que fosse feita a vistoria no local e pediu que a documentação fosse apresentada no MP. O que não aconteceu.

“Pedi que fosse feita uma vistoria e ficaram de trazer a documentação do Corpo de Bombeiro e não trouxeram para o MP. Está proibida a realização tanto na rua como em local fechado. Já conversei com o comandante, e se fizerem, estarão infringindo a legislação criminal, podendo ser presos os organizadores que estiverem lá”, frisou o Promotor.

“Mesmo não conseguindo a autorização para realizar o evento agora, isso não retira a possibilidade de posteriormente trazerem a documentação e ser liberado em local fechado. Isso com a vistoria para que não haja nenhum acidente. Que tenha um efetivo de controle para que não vendam nem consumam bebidas alcoólicas as crianças e adolescente e que tenha segurança para todos que irão brincar”, finalizou.

Em contato com os organizadores do evento, os mesmos disseram a nossa reportagem que o Bloco Encosta Que Ela Cresce Ano II será adiado.

Do Estação Notícias

Vereador brejense denuncia crime ambiental em Brejo cometido pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe


“Aproximadamente 100 famílias estão sendo prejudicadas”

Na última reunião da Câmara de Vereadores do Brejo da Madre de Deus, realizada na terça-feira (27), o vereador Júnior de Miguelão (PCdoB) apresentou dois projetos que tratam do meio ambiente. Ainda irão passar pela primeira votação os projetos "Junho Verde", em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e o projeto “Plante uma Árvore”, destinado ao plantio de árvores nativas ou exóticas no município.

Além desses dois importantes projetos, o vereador Junior de Miguelão mostrou grande preocupação e denunciou um grave crime ambiental que está acontecendo no município. 
De acordo com a denúncia, o matadouro de Santa Cruz do Capibaribe está descartando os restos dos animais no sítio Arapuá, que fica próximo a Barrinha e ao assentamento Baraúnas em Brejo da Madre de Deus.
Porcos, cachorros e urubus se alimentam dos restos dos animais
"Não podemos cruzar os braços diante deste caso"

“Na recente reunião do CONDESB foram apresentadas fotos que mostram o crime ambiental que vem acontecendo no sitio Arapuá em Brejo. São restos dos animais que são abatidos no Matadouro Público de Santa Cruz do Capibaribe que estão sendo jogados dentro do município do Brejo. Aproximadamente 100 famílias brejenses estão sendo prejudicadas naquela região. Isso é muito grave e não podemos cruzar os braços diante deste caso”, disse o vereador em seu discurso.

Como podemos ver nas imagens, as carcaças juntamente com sangue estão servindo de alimento para porcos e também urubus. Um agricultor que reside próximo ao local informou que vários cachorros estão indo também se alimentar dos restos dos animais e, com isso, eles ficam mais carnívoros e ferozes e estão atacando os animais das propriedades.

“Os cachorros que estão comendo estes restos de animais ficam mais agressivos e estão matando as galinhas e bodes em nossas propriedades. Meu vizinho criava 30 galinhas e em apenas uma noite 6 delas foram mortas. Estamos prejudicados e sofrendo com este crime ambiental cometido pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe”, relatou o agricultor.
Agricultores e criadores vizinhos ao local clamam por providências

Ainda de acordo com os moradores, o problema é antigo e acontece o descarte de quinta a segunda, sendo que no passado as autoridades foram alertadas, mas até o momento, nenhuma providência foi tomada.

"Aqui só não é descartado esses restos de animais na quarta-feira, mas em outros dias acontece e o caminhão as vezes da duas viagens por dia. No passado já houve denúncia, causou grande repercussão, mas as autoridades continuam ignorando o problema que já deveria ter sido solucionado", contou.

Do Estação Notícias

Victor Moreira: o figurinista da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


A trajetória de mais de 60 anos de carreira do figurinista da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Victor Moreira, está registrada agora em um livro ilustrado escrito por Marcondes Lima.

A publicação “A arte de Victor Moreira”, lançada na última quarta-feira, 28, no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, conta a vida do estilista desde a sua infância e relata sua atuação no campo da moda, no qual se destacou pelas suas criações na alta costura.
Ele também atuou no jornalismo impresso especializado, sendo inclusive correspondente internacional de moda, e esteve à frente de programas na TV como entrevistador de celebridades na década de 60. Na cena teatral pernambucana, idealizou cenários e figurinos premiados.

Na Paixão de Cristo, Victor Moreira teve uma participação destacada desde o princípio, quando o espetáculo começou a ser realizado nas ruas do vilarejo de Fazenda Nova, a 180 quilômetros do Recife.
Com uma forte ligação com Plínio e Diva Pacheco, os idealizadores e construtores da cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde a peça é encenada há mais de 50 anos, sua contribuição sempre foi além da criação dos figurinos. Até hoje, do alto dos seus 84 anos, Moreira ainda faz parte da equipe da Paixão, agora em parceria com Marina Pacheco, neta de Diva e Plínio.

Este ano, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém acontecerá de 24 a 31 de março. Nessa temporada, o espetáculo tem como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarãonomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Do Estação Notícias / Assessoria