quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Em Brejo: Projetos polêmicos que visam à reformulação do Estatuto dos Servidores e PCC tiveram a tramitação suspensa

Professores e servidores do município lotaram a câmara para pressionar pela retirada dos projetos

Após o prefeito Hilário ter enviado os projetos de lei nº 002/2018 e 003/2018 que pretendem reformular o Plano de Cargos Carreira e Salário dos Professores e o Estatuto dos Servidores Municipais, houve uma revolta dos funcionários que “alegam estar havendo início de um golpe na categoria”, pois  não foram comunicados com antecedência nem convidados para debater este assuntos tão delicado.

Imediatamente o tema ganhou grande repercussão e foi dado início a uma verdadeira batalha em defesa dos servidores municipais do Brejo da Madre de Deus. O vereador oposicionista Jobson Barros (PTC) pediu que fosse feita uma audiência publica. Já o SINDIBREJO marcou uma reunião extraordinária que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores com a presença dos professores, servidores, representantes de sindicatos e também vereadores.

Presidente da Câmara com representantes dos sindicatos SINDIBREJO e SINDUPROM

O principal motivo desta reunião foi pedir a retirada dos projetos da câmara para que eles fosses debatidos em outras situações com a presença dos sindicatos e dos servidores. O vereador Jobson Barros elaborou um documento pedindo que o projeto fosse retirado da câmara e que os oito vereadores que estavam na reunião assinassem o mesmo para que fosse entregue ao prefeito Hilário. Imediatamente os vereadores Jobson Barros, Avecino Lima, Júnior de Miguelão, Val Lima e Robertinho Asfora assinaram o documento.

Os vereadores Laelson do Sindicato, Mané Bento e Flávio Diniz a principio resistiram em assinar o documento. Somente após a pressão popular feita pelos professores e servidores que estavam presentes na reunião, foi que o documento foi assinado pelos vereadores situacionistas. Além dos vereadores, sessenta professores e servidores assinaram a documentação, que logo após a reunião foi protocolada na prefeitura pelo vereador Jobson Barros.

Ficou decidido na reunião que a tramitação do projeto na Câmara de Vereadores ficará suspensa até a realização da Audiência Pública que já ficou marcada para a quinta-feira dia (8) de fevereiro, as 9 horas da manhã, com local ainda indefinido.

Presidente do SINDIBREJO, Wilma Azevedo definindo a data da Audiência Pública com o presidente da Câmara Laeson Cordeiro,  para discutir todas as possibilidades de adequação dos projetos
Cinco vereadores da bancada de oposição estiveram presentes

Na bancada de situação apenas Flávio Diniz e Mané Bento compareceram a reunião
Jobson Barros colhendo assinaturas dos vereadores para o documento que pede a retirada dos projetos da câmara
Professores e servidores assinaram o documento
Do Estação Notícias

Ex-policial militar é executado a tiros em Santa Cruz

O ex-policial Militar da Rocam, Eduardo Bezerra de Carvalho (42 anos), conhecido por Carvalho, foi assassinado no centro de Santa Cruz do Capibaribe nesta quarta-feira (17). O crime aconteceu em frente a um supermercado na Rua Saldanha da Gama. O policial foi atingido por vários disparos de arma de fogo e morreu na hora.
Ainda de acordo com informações, José Eduardo Cavalcanti da Costa de 26 anos e Gislaine Pereira Evaristo de 24 anos foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam atendimentos médicos, e não correm risco de morte. Ambas foram atingidas de raspão. 

É o quarto homicídio registrado no município e informações que podem ajudar, mais investigações podem ser levadas ao Disque Denúncia e também a delegacia local.

Do Estação Notícias / Com informações de Ney Lima

Enfermeira lamenta salário atrasado e diz que está enfrentando dificuldades para vir dar plantão em Brejo em Brejo da Madre de Deus

Funcionários da UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus ainda não receberam o salário que deveria ter sido pago no final de dezembro passado

Vários funcionários da Secretaria de Saúde do Brejo da Madre de Deus estão com o salário atrasado. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Blog Estação Notícias, são funcionários da UPA Mestre Camarão (média e alta complexidade), Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e contratados.

Uma enfermeira concursada que mora no Recife e viaja mais de 200 km para dar plantão na UPA Mestre Camarão em Brejo, entrou em contato com a nossa reportagem e relatou sua indignação pelo atraso no salário e por ter sido informada que não tinha previsão para o pagamento quando procurou explicações na Secretaria de Saúde.

“Hoje estamos a mais de 40 dias sem receber salário. Salário este que além de pagar nossas contas ainda é o que custeia minha ida a Brejo para dá meu plantão, visto que não recebemos ajuda de custo para tal. Hoje me encontro com contas atrasadas, como cartão de crédito, telefone, água, e os responsáveis pela gestão da Secretaria de Saúde simplesmente nos esqueceu! O prefeito afirmou em entrevista que pagará dia 20 de janeiro, em pleno sábado? Não dando o direito do trabalhador receber em dia útil para enfim pagar suas contas? deixando-as mais dias em atraso? A única coisa que pedimos como funcionários, que cumprimos com nosso dever como tal, é o respeito de receber nossos salários em dia” afirmou a plantonista.

O Blog Estação Notícias entrou em contato com o assessor da Secretaria de Saúde do Brejo, Frailan Mota. Ele disse que devido a algumas mudanças feitas pelo Ministério da Saúde, ocorreu o atrasou no repasse das verbas, e por isso, os salários estão em atraso.

“Os repasses das verbas da Saúde acontecia antes em várias contas, mas fomos comunicados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), que a partir deste ano, os repasses acontecerão em apenas duas contas. Devido a esta mudança as verbas ainda não chegaram, o Ministério da Saúde não deu uma data certa para que o dinheiro seja depositado nesta nova conta. E este problema não acontece só aqui em Brejo, está ocorrendo em várias prefeituras. O que podemos afirmar é que na hora que o dinheiro foi depositado faremos o pagamento no dia seguinte”, explicou Frailan.

Do Estação Notícias

EXCLUSIVO: Ex-vereador e candidato a vice na eleição passada, confirma apoio a Rubinho Nunes

“Estou com Rubinho Nunes pro que der e vier” afirma Marquinho de Mandaçaia

Tem pessoas que falam pouco e trabalham muito, é assim que podemos definir o cidadão José Marcos de Aguiar, o Marquinhos de Mandaçaia, 38 anos, político e comerciante bem sucedido, que surpreendeu na eleição de 2012 quando foi eleito vereador, sendo o mais bem votado de um grupo de oposição na história de política brejense.

Enquanto Marquinho comemorava seu aniversário na noite da segunda-feira (15), em sua residência em Brejo, o Blog Estação Notícias conseguiu com exclusividade entrevistar este homem que, resiste em dar entrevistas por não ter muita afinidade com os microfones, mas com seu jeito simples de conversar, deu declarações importantes e explicou os motivos que o levaram a abraçar o projeto político de Rubinho Nunes e seus amigos.
Atahanderson Mesquita e Marquinho de Mandaçaia

CONFIRA A ENTREVISTA

Estação Notícias –
Gostaríamos de saber como está o político Marquinho de Mandaçaia?

Marquinhos de Mandaçaia – Não tenho dúvida nenhuma, estou com Rubinho pra o que der e vier. Ele mostrou que não está pra brincadeira e faz política com seriedade pensando no povo. Nos quatro cantos do Brejo já tem trabalho prestado por Rubinho, que sabe fazer oposição e não fica de braços cruzados.

Estação Notícias – Você foi o vereador mais bem votado de um grupo de oposição na eleição de 2012, foi o responsável pela animação e colocou “gás” nas campanhas, principalmente em 2016 quando foi candidato à vice na chapa com Roberto Asfora/Mônica, por que você saiu do grupo Jacaré?

Marquinhos de Mandaçaia – Deixei para trás uma política do passado, onde por muitos anos eu e meus amigos estivemos dando nosso melhor para que o grupo crescesse. Mas não éramos ouvidos, as coisas eram resolvidas do jeito que ele queria, ninguém mais participava de nada, então acredito que o tempo dele passou, os brejenses não aceitam mais este tipo de político, que não é de grupo, só pensa nele e não no coletivo.

Estação Notícias – No grupo Jacaré comenta-se que vocês usaram o palanque e só saíram depois. Sobre estas declarações, o que você tem a dizer?

Marquinhos de Mandaçaia – Não tem nada disso. Imaginem se a gente tivesse saído antes, ele não teria nem feito à campanha. Essa história de ficar falando que usamos o palanque dele também não cola, até porque, a campanha toda foi feita em cima do meu reboque. Tive muitos motivos para sair, e só fiquei até o final da campanha por que sou um homem de palavra e fui até o final.

Estação Notícias – Você foi uma das pessoas que fizeram grandes campanhas políticas em Brejo. Vai continuar com esta disposição política?

Marquinhos de Mandaçaia – Olha, agora com este novo grupo, ao lado do amigo Rubinho Nunes, nossos vereadores e vários amigos espalhados pelo município, vamos fazer política com muita vontade, até porque, não será aquela política que só é feita as vésperas de eleição, como fizeram estes políticos do passado. Estamos fazendo política todos os dias, e é por isso que Rubinho tem conquistado nossa admiração, ele está aqui em Brejo toda semana. Agora estamos fazendo a coisa certa em um grupo onde todos tem valor, ninguém é menosprezado e podemos opinar e ser ouvido.

Estação Notícias – Quais suas pretensões neste novo grupo da oposição brejense? Ainda pensa em ser candidato?

Marquinhos de Mandaçaia – Não descarto esta possibilidade de um dia ser candidato, isso deixo em aberto. Só uma coisa agora eu tenho certeza, estou firme com Rubinho pra o que der e vier e vamos trabalhar muito pelo nosso povo. Os brejenses já estão percebendo que estamos no caminho certo, fazendo a política correta e temos o objetivo de trabalhar para melhorar a vida da nossa gente.

Do Estação Notícias

Compesa publica edital da Adutora Alto do Capibaribe

A expectativa é iniciar a obra em 90 dias

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, publicou na terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação da obra da Adutora do Alto Capibaribe, conforme compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara, durante evento realizado na última sexta-feira (12), no município de Santa Cruz do Capibaribe, com a presença do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. O edital também já foi publicado em jornal de grande circulação e a abertura das propostas está prevista para o dia 08 de fevereiro. A expectativa do presidente da Compesa, Roberto Tavares, é de que a obra seja iniciada em 90 dias. 

“Esse é mais um projeto inovador e estruturador para o abastecimento de água para resolver a questão hídrica do Agreste, a região que mais sofre com a escassez de chuvas”, informou. O empreendimento irá beneficiar mais de 230 mil pessoas em nove cidades pernambucanas e uma no município vizinho, na Paraíba.

O prazo previsto para a execução da obra é de 15 meses, mas segundo o dirigente da Compesa, assim que o contrato com a empresa vencedora da licitação for assinado, será feita uma negociação de redução do prazo para 10 ou 12 meses. 

“Essa pactuação foi uma recomendação do governador Paulo Câmara, uma iniciativa importante dada a urgência das nove cidades localizadas no Agreste pernambucano, que enfrentam dificuldade de abastecimento, a maioria delas, desde o colapso da Barragem de Jucazinho, em Surubim, ocorrido em setembro do ano passado”, enfatizou Tavares.

A Adutora do Alto Capibaribe - um investimento de R$ 82 milhões -  vai acelerar a chegada da água da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste, uma das regiões mais castigadas pela seca.  A adutora, que terá 70 quilômetros de extensão, vai captar água da transposição no Rio Paraíba, perto do Açude Boqueirão, no município de Barra de São Miguel na Paraíba, para abastecer Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho (Agreste Setentrional) e Brejo da Madre de Deus, que atenderá o distrito São Domingos ( Agreste Central), além da cidade paraibana de Barra de São Miguel. O trecho mais extenso da adutora é o que levará água para Santa Cruz do Capibaribe, que sairá da Paraíba e terá 51 quilômetros de extensão.

Trajeto - A adutora vai transportar uma vazão de 370 litros de água, por segundo, da Paraíba até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Cruz do Capibaribe, que atenderá a cidade e o distrito de São Domingos, em Fazenda Nova. De Santa Cruz do Capibaribe, uma derivação da adutora segue até a Barragem de Poço Fundo, para que Jataúba seja abastecida por um sistema já existente. Em Santa Cruz, a Adutora do Alto Capibaribe será interligada às tubulações assentadas da Adutora do Agreste para levar a água da transposição à ETA Toritama. No meio desse percurso, será implantado um trecho complementar de cinco quilômetros de adutora até a ETA Mateus Vieira para abastecer a população de Taquaritinga do Norte.

De Toritama, a água seguirá por outro sistema existente, o de Jucazinho de forma invertida - cuja barragem está em colapso desde setembro do ano passado - para atender quatro cidades: Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e Vertente do Lério. Os distritos Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, e São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, também serão atendidos pela nova adutora. 

“O governador Paulo Câmara nos pediu uma alternativa para socorrer essas cidades, que sofrem com um severo período de estiagem que secou os principais mananciais da região, como Jucazinho, Poço Fundo e Mateus Vieira. Com essa obra estruturadora buscamos não depender tanto das variações climáticas para abastecer a população", finalizou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Do Estação Notícias

Polícia e bandidos trocam tiros após perseguição em Toritama. Dois criminosos morreram na ação

Uma equipe do BEPI recebeu informações de um assalto que teria ocorrido em Toritama no início da tarde desta terça-feira (16) e começou a realizar diligências no município, objetivando localizar o veículo tomado de assalto. Diante das buscas, o veículo foi localizado na estrada de Oncinhas, zona rural de Toritama, onde estavam dois elementos.

Os policiais deram voz de parada os criminosos não obedeceram, e ao perceberem que se tratava da Polícia Militar-BEPI começaram a efetuar disparos de arma de fogo contra a guarnição. Os policiais revidaram até cessar a injusta agressão.
Durante a troca de tiros os dois bandidos foram baleados, eles não foram identificados até o momento. Dentro do veículo foi localizado um revólver cal. 32, com quatro munições deflagradas e um simulacro de pistola.

Os criminosos foram socorridos ao Hospital de Toritama, mas após darem entrada no hospital não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.

A vítima, o carro e todo material apreendido foram encaminhados para 129ª DP em Toritama.
Do Estação Notícias / Agreste em Alerta / Ney Lima / Portal do Agreste