quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Professor da rede pública desafia prefeito Hilário a prestar contas de forma transparente à população brejense

Também reafirmou que acredita haver corrupção na prefeitura do Brejo

Os professores da rede pública de ensino do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, estão com o salário do mês de dezembro atrasado. São muitas as reclamações da categoria, principalmente do professor Ronaldo Dias, que corajosamente, já pela segunda vez, publica em sua rede social dados importantes que mostram a realidade do nosso município.

O professor agora foi mais adiante, e além de afirmar novamente que acredita haver corrupção na prefeitura municipal, agora desafia o prefeito Hilário Paulo a prestar contas de forma transparente à população brejense.

Confira:

Por Ronaldo Dias (Professor)

E o DESCASO e a falta de RESPEITO continuam! Nunca em quase 20 anos de trabalho tinha passado de um ano para o outro sem receber o pagamento do mês de dezembro. É lamentável a situação dos professores efetivos de Brejo da Madre de Deus, que não podem pagar suas contas em dia.

Após a publicação que fiz no dia 28/12/2017, venho sendo hostilizado por que falei que o 13º salário estava atrasado, e REALMENTE ESTAVA ATRASADO. O 13º salário foi instituído pela Lei 4.090/62 e pela Lei 4.749/65, regulamentado pelo Decreto 57.155/65, as quais dispõem que o pagamento deve ser feito em duas parcelas, sendo a primeira, equivalente a 50% do valor a que o empregado tem direito até o dia 30 de novembro de cada ano e a segunda, equivalente aos 50% até o dia 20 de dezembro de cada ano, ou em parcela única no prazo máximo do dia 20 de dezembro de cada ano, ao passa dessa data o gestor poderá receber multa por atraso do pagamento.

Para justificar a falta com os professores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi dada uma resposta dizendo que os recursos federais teriam sido reduzidos. Ora, não é o que diz o portal do Banco do Brasil, que ao longo de 2017, só de FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento e Valorização da Educação Básica) o nosso município recebeu R$ 30.117.836,21 (trinta milhões cento e dezessete mil, oitocentos e trinta e seis reais e vinte e um centavos), o portal da transparência também tem esses valores. A pergunta que não quer calar é:
Brejo da Madre de Deus recebeu do FUNDEB mais de R$ 30 milhões

De que forma esse dinheiro está sendo aplicado se até a data de hoje 03/01/2018?
• Não foram pagos os meses de novembro e dezembro aos funcionários contratados da educação (lembrando que seus salários já teriam sofrido redução salarial);
• Não foram pagos os salários dos professores efetivos do município correspondente ao mês de dezembro (a desculpa é que se tem até o 5º dia útil de cada mês);
• Não foram pagos 75 dias (2 meses e 15 dias) de transporte escolar, aos motoristas e donos de carros alugados a prefeitura, que serviam para o transporte de professores e de alunos;

Além disso, os funcionários inativos (aposentados) estão sem receber os meses de novembro e dezembro. Isso é uma vergonha para quem dedicou toda a sua vida ao trabalho público e agora no momento de descansar e usufruir do seu trabalho, fica sem receber por meses e meses.

Os bancos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, estão suspendendo os empréstimos consignados do nosso município, por atraso nos repasses das parcelas, (mas todo mês é descontado os valores dos salários de cada um dos funcionários).
Todos esses fatos não devem ser ocultados da nossa sociedade, é necessário que se divulgue a real situação do nosso município. É muita CORRUPÇÃO, é falta de respeito com os funcionários ativos, descaso com os aposentados e prestadores de serviço municipal.

PS: Apenas para lembrar aos defensores do indefensável, não sou leigo, tenho as informações e desafio a gestão a prestar contas de forma transparente à população, sem notas de esclarecimento ou ameaças, mas mostrar aonde aplicou o dinheiro e a folha de pagamento provando que gasta os 60% do FUNDEB com salários.

Vale ressaltar que a Lei do FUNDEB (Lei nº 11.494/07) é bem clara, caso o município não seja capaz de pagar os salários dos funcionários efetivos e manter o funcionamento da educação, o Governo Federal COMPLEMENTA A VERBA, mas para isso tem que realmente PROVAR que seus gastos são superiores ao que já é repassado pelo próprio governo.

Do Estação Notícias

Feira de Gado em Brejo irá funcionar em um novo local

Resultado de imagem para FEIRA DE GADO ILUSTRATIVA
A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente irá transferir a tradicional feira de gado para um novo local em Brejo da Madre de Deus, atualmente a feira funciona na Rua Nossa Senhora de Lourdes e a partir do próximo sábado (06) irá funcionar no Parque de Feira e Exposição de Animais, ao lado do matadouro público no Sitio Estrago.

Do Estação Notícias 

Taquaritinga do Norte é cenário de nova minissérie da Rede Globo que começa hoje

Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, década de 30. É nesse cenário que começa a história de duas irmãs inseparáveis, mas com personalidades bem diferentes. Enquanto Emília (Marjorie Estiano) sonha em se mudar para a cidade grande, a impetuosa Luzia (Nanda Costa) se conforma com o seu estilo de vida.

O destino faz com que os caminhos das irmãs tomem rumos bem diferentes. Luzia segue a vida ao lado de um bando de cangaceiros, liderado por Carcará (Júlio Machado). E Emília se casa com Degas (Rômulo Estrela) e vai para a capital. A vida de cada uma é retratada em paralelo, deixando explícita uma grande dose de emoção.
A minissérie Entre Irmãs será exibida a partir de 02 de janeiro, logo após O Outro Lado do Paraíso. A produção, em quatro capítulos, é baseada no filme homônimo, escrito por Patrícia Andrade e dirigido por Breno Silveira, com coprodução da Globo Filmes e Conspiração Filmes.

Do Estação Notícias/ Merece Destaque

Sapateiro é encontrado morto dentro de casa em Caruaru

Foi encontrado morto dentro de casa no início da noite de terça-feira (02), na Rua Izabel Ferreira da Silva, próximo ao Colégio Antonia Cavalcante, nas encostas do Monte Bom Jesus, no bairro São Francisco, o sapateiro,Ricarte Vidal, de 59 anos, que morava sozinho e foi encontrado deitado no chão ao lado de uma cama no corredor do imóvel.
O primo da vítima, o professor Antonio Oliveira, que é o proprietário do imóvel, informou que a vítima foi vista pela última vez no sábado, hoje os vizinhos incomodados com o mau cheiro ligaram para a Polícia Militar e pelo estado de decomposição do cadáver acredita que o mesmo morreu vítima de um mau súbito do sábado para o domingo. O corpo será encaminhado para o SVO do Recife.

Do Estação Notícias/Adielson Galvão 

Borracheiro comete suicídio na zona rural de Toritama

Na noite de ontem (terça-feira 02) um suicídio foi registrado na cidade de Toritama no Agreste Pernambucano. De acordo com informações, o fato aconteceu na zona rural do município, mais precisamente no Sítio Oncinha, quando o borracheiro Ivaldo Vieira da Silva, de 37 anos de idade, ceifou a própria vida através de enforcamento.

O corpo foi encontrado no interior da casa onde Ivaldo morava pela própria esposa do borracheiro que relatou que seu marido trabalhava no mesmo local do suicídio.

Já a irmã do Ivaldo detalhou que o mesmo era uma pessoa tranquila e não sofria de problemas mentais ou depressão. Ela ainda disse que ele não demonstrou nos últimos dias qualquer problema que pudesse o levar a cometer o suicídio.

A Polícia Militar esteve no local e fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML (Instituto de Medicina Legal) de Caruaru, também no Agreste.

Do Estação Notícias / Agreste Notícia / Foto via WhatsApp