sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

SINDBREJO fará assembleia para debater atraso no pagamento dos servidores inativos

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Administração Direta do Brejo da Madre de Deus-PE (SINDIBREJO), convoca todos os servidores inativos que pertencem ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Brejo da Madre de Deus (IPRESB), para comparecerem a assembleia que será realizada na próxima terça-feira (19), a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que fica localizado no centro da cidade.

A pauta desta assembleia será o atraso nos pagamentos dos servidores inativos, que era realizado normalmente no dia 10 de cada mês, mas infelizmente, já faz vários meses que o pagamento vem sendo realizado com atraso. Os servidores estão sem uma data fixa para receberem seus salários e ainda não tem a garantia de que o 13º salário será pago este ano.
"Esta assembleia será de fundamental importância para deliberar os passos a serem tomados, visando à solução para este problema", afirmou ao Blog Estação Notícias a presidente do SINDIBREJO Wilma Azevedo .
Do Estação Notícias

Polícia Militar realiza espetáculo solidário em Nova Jerusalém neste sábado

A cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, será o palco, neste sábado, dia 16, o espetáculo musical “Polícia Amiga em Natal sem Fome”.  No evento, que tem como objetivo arrecadar cestas básicas para famílias carentes, a grande maioria dos artistas serão cantores e músicos policiais militares que estarão demonstrando seus talentos no cenário do Fórum de Pilatos do maior teatro ao ar livre do mundo.

Entre as atrações haverá a apresentação da coreografia dos cavalos do Regimento de Polícia Montada ao som do Bolero de Ravel, a Banda Sinfônica, Conjunto de Chorinho, Big Ben Jazz, Conjunto Popular de Brega e Pagode, Tenor, Sanfoneiros, Banda Musical e Orquestra de Frevo. No programa, apenas dois artistas não são policiais: Savinho do Acordeon e Daniel Gonzagão. A apresentação ficará a cargo de Glauber Vieira, Nínive Caldas e Nena Pacheco.
O ingresso são dois quilos de alimentos não perecíveis que podem ser trocados pelas entradas em todos os Batalhões da PM no Agreste, Clube dos Oficiais da PM, Colégio da PM, em Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus, São Domingos, Jataúba e no dia do evento no teatro de Nova Jerusalém. O acesso de crianças a partir de 5 anos só será permitido com apresentação do ingresso e, menores 16 anos, deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Os portões serão abertos às 18h e o espetáculo terá início às 19h. O evento é uma realização da Polícia Militar em parceria com a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, apoio cultural da Rede Globo Nordeste e da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus.

“Para nós é um privilégio poder contribuir com essa ação solidária. Trata-se de uma iniciativa do Comando da Polícia Militar e da produtora cultural Nena Pacheco que contou com a minha imediata adesão. O evento revela a sensibilidade dos que fazem a PM, pessoas como nós que possuem talentos, são solidárias e cumprem sua missão no dia a dia com coragem, prestando um serviço inestimável à sociedade”, afirmou Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, que realiza todos os anos a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Do Estação Notícias

Morador da Barra de Farias em Brejo é preso em Caruaru após ter feito vários trotes para a polícia e tentar extorquir pessoas se passando por policial

Se passou por policial para extorquir dinheiro de mulheres

Com o auxilio do GCM Pereira do Brejo da Madre de Deus, a Polícia Militar conseguiu prender Natanael da Silva Santos, 21 anos, solteiro, aposentado, residente no distrito Barra de Farias em Brejo. De acordo com informações repassadas ao Blog Estação Notícias, a prisão aconteceu ontem, quinta-feira (14), às 18h30min no Bairro Salgado em Caruaru.
De acordo com as informações, no ultimo final de semana Natanael passou vários trotes para a polícia mobilizando viaturas e também estava se passando por um policial, e tentou extorquir dinheiro pelo menos duas mulheres.

A polícia informou que os trotes ocorreram na madrugada do sábado (09) quando o acusado acionou a central telefônica do 24 BPM,  noticiando que haviam duas caminhonetas tipo Hilux com vários elementos armados de fuzis e que parte do grupo já teriam colocado grampos na ponte de acesso ao Distrito São Domingos em Brejo. Afirmando que o alvo possivelmente seria a agência do Banco Santander em Santa Cruz do Capibaribe. De imediato foram acionadas várias viaturas de toda área do Batalhão da Polícia Militar, sendo que a polícia chegado ao local, não encontrou nenhuma anormalidade.
Várias viaturas e policiais foram até Itaúna após o trote do meliante. Foto: Joabh Henrique

Já no domingo (10) por volta das 17h, o imputado fez cerca de dez ligações para o celular funcional da viatura do distrito Fazenda Nova, e informou que nas proximidades da Vila de Itaúna, zona rural de Caruaru, haviam três veículos com  cerca de dez homens fortemente armados com fuzis e que teriam sido avistados também grampos e explosivos na carroceria de uma  S10, tendo também acionado por ele, uma equipe do SAMU da cidade de Brejo da Madre de Deus com apoio de uma viatura do 24 Batalhão da Polícia Militar. Foram alertadas através de grupos de WhatsApp de Caruaru, cinco viaturas do BIEsp e BEPI. Mais uma vez não foi encontrando nada no local, e com este trote foi desperdiçando enorme esforço policial, que tiveram que se deslocar até as áreas onde ocorreram os chamados.

Estava escondido no Bairro Salgado e foi encontrado após excelente trabalho do GCM Pereira e a Polícia Militar

A polícia nos informou ainda que durante a semana o imputado mudou a modalidade do crime e passou a ameaçar mulheres via telefone, utilizando do nome de um oficial componente do Batalhão de Santa Cruz do Capibaribe, extorquindo as vítimas em nome dele, e utilizando fotos de um militar falecido e de um graduado do GATI de Caruaru, exigindo a quantia de R$ 3.000,00 de uma vítima para que o citado oficial não realizasse uma revista na casa dela, e mesmo que não houvesse drogas, ele implantaria a droga na casa para autuar por tráfico.
Par dar o golpe na segunda vítima o meliante usou os mesmos termos e passou também a ameaçar, não chegando a uma quantia definida, devido a sua prisão. O imputado confessou vários trotes realizados em Caruaru e região, sempre com ocorrências em estabelecimentos bancários.

Natanael foi conduzido a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe onde ficará a disposição da justiça.

Do Estação Notícias / Pereira CGM do Brejo da Madre de Deus

Aeroporto do Recife lidera a movimentação de passageiros no Nordeste

Pela primeira vez na história, o Aeroporto do Recife assumiu a liderança do ranking de movimentação de passageiros no Nordeste e ficou em quarto lugar no Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero). De acordo com um relatório mais recente, divulgado pela Infraero, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre superou o de Salvador no fluxo de viajantes de avião durante o ano. A distância entre as duas cidades vinha diminuindo ano após ano através da política de expansão da malha aérea pernambucana. Agora, o Estado chegou à marca de 7.009.895 passageiros (até novembro), enquanto os vizinhos baianos receberam 6.953.015 pessoas.

 O crescimento da movimentação estadual representou um aumento de 13,05% em relação a 2016, quando Recife recebeu 6.200.767. A variação foi bem superior a de outras praças fortes, como Salvador e Fortaleza, que obtiveram 1,75% e 4,3% de crescimento, respectivamente. A capital baiana, então referência na região, chegou ao índice de 6.953.015 passageiros, uma diferença de mais de 56 mil pessoas para o número obtido pelos pernambucanos.

CONECTIVIDADE AÉREA

O crescimento exponencial de Pernambuco no cenário da conectividade aérea se justifica pela posição privilegiada em relação à região. Mas, principalmente, pela implantação do HUB regional da Azul Linhas Aéreas, que conta com voos diretos para todas as capitais nordestinas e 45 ligações diárias para outros 22 destinos dentro do País. Esse crescimento foi confirmado por estudo promovido pelo setor de pesquisas da Empetur sobre o impacto do Hub. Em 2016, pousaram no Aeroporto Internacional do Recife 11.369 aeronaves da companhia. No ano anterior, o número foi de 8.013 aeronaves. Uma variação de 41,8%.

No mercado internacional, a malha aérea cresceu substancialmente e saiu de quatro ligações internacionais em 2015 para 15 destinos. Em 2018, Pernambuco contará ainda com ligações para Córdoba (GOL e AZUL), Rosário (AZUL) e Fort Lauderdale (AZUL). Hoje, o Estado tem voos diretos para Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul), Munique (Condor), Bogotá (Avianca) e Madri (Air Europa – a partir de 20 de dezembro).

Segundo dados da Infraero, a malha aérea de Pernambuco teve um aumento de 139% entre 2014 e 2017, saindo de 21 para 43 destinos. A ampliação no número de voos e de destinos contribui diretamente com o aumento no número de turistas chegando diariamente ao Estado. O mais impressionante é que, mesmo diante de um cenário econômico fragilizado, o número de visitantes é crescente. Só nos dez primeiros meses de 2017, Pernambuco recebeu 4, 8 milhões de turistas, que injetaram R$ 6,4 bilhões e impactaram 52 segmentos da economia produtiva.

ATIVIDADE TURÍSTICA CRESCE

A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos noves primeiros meses deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (IATUR). O crescimento foi de 7,4%, superando estados como Bahia, que cresceu 1,4%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,3%, e o próprio País, que registrou queda de -6,5%. Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também tiveram impacto positivo. No acumulado de janeiro-setembro de 2017, Pernambuco apresenta um índice de 16,8%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 3,9%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado a Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 10,6%.

Do Estação Notícias