quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Instituto São Jerônimo lança uma promoção especial para este mês de novembro

O câncer de próstata é um dos mais mortais para homens no Brasil e no mundo. Por isso foi instituído o novembro azul, que é o mês dedicado a lembrança do cuidado e prevenção desta doença. É importantíssimo que todos os homens com mais de 40 anos façam pelo menos um checkUp anual.

Para facilitar e promover uma maior prevenção do câncer de próstata, o Instituto São Jerônimo lança uma promoção especial para este mês de novembro:

O checkUp da próstata: Você realiza a ultrassonografia da próstata e os exames de sangue de PSA Total e Livre por apenas R$ 150,00.

Venha aproveitar e cuidar de sua saúde.

Instituto São Jerônimo, Promovendo Saúde e Desenvolvimento.

Do Estação Notícias

Professores da rede municipal do Brejo da Madre de Deus paralisam parcialmente alegando descumprimento de acordo salarial

Nesta quarta-feira (01) professores de escolas públicas de Brejo da Madre de Deus promoveram uma paralisação parcial de seus serviços. De acordo com as informações, a paralisação das atividades aconteceu em virtude, segundo a categoria, pelo não cumprimento, por parte da prefeitura local, do acordo em promover o enquadramento quanto ao pagamento das gratificações ou adicionais em seus salários. Seriam 14 meses de perdas salariais, alegadas pelo sindicato da categoria (Sinduprom).

Esse pagamento adicional (ou enquadramento) ocorre com base em seu currículo profissional, onde esses profissionais, que possuem pós-graduações, mestrados ou doutorados, ganham um percentual a mais em seus vencimentos. De acordo com a professora Fernanda Michelle, esse acordo deveria ter sido cumprido no último mês de outubro pelo prefeito Hilário Paulo (PSD).
“Ficou certo de ele (o prefeito) colaborar, agindo em relação as pós-graduações que ainda faltam enquadrar em nossos salários. Ele enviou uma nota dizendo que a prefeitura não tem condições e que precisa até o mês de fevereiro de 2018 para regularizar a situação conosco. Por causa disso, aliado a outras coisas como falta de material em sala, de muitas coisas que vem acontecendo em nosso trabalho, achamos por bem em assembleia decidida na última sexta-feira (24) em paralisar nossas atividades as 10h no turno da manhã e as 15h30 no turno da tarde” – disse.

Ainda de acordo com ela, essa paralisação parcial só irá encerrar quando houver a regularização dos enquadramentos.

Prefeitura confirma que não há condições financeiras para cumprimento de acordo.
Nossa equipe de reportagem procurou o Secretário de Educação do Município, Tobias Barbosa, para falar sobre o caso. Segundo ele, não há condições pelo município para promover o enquadramento na categoria de acordo com o prazo que teria sido fixado.
O secretário citou ainda que o município não dispõe de recursos para tais pagamentos já que, segundo ele, esses valores adicionais colocariam o município ainda mais longe do que diz o Limite de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é o comprometimento de 54% das receitas para o pagamento da folha salarial.
“Não posso culpar o número de professores, que é muito grande. Eu disse aqui que o percentual que é pago aos professores efetivos é de 37%. No próximo ano, não sei se esse percentual vai aumentar. Se vir muito recurso federal, isso diminui; mas se os recursos continuarem como estão, a tendência é esse percentual aumentar. Como o Governo tem esse limite prudencial, teríamos apenas 17% para oferecer os serviços de todas as outras secretarias” – disse.

Incerteza na quitação de salários atrasados de estagiários
Já quanto a denúncias de que estagiários estariam com três meses de atraso, ele citou que uma dessas folhas salariais já teria sido normalizada e que a previsão para um novo pagamento seria até esta sexta-feira (03).


Ainda segundo o secretário, não há certeza se uma folha salarial ou as duas, que estão em atraso poderão ser pagas, já que isso estaria condicionado a chegada de complementação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Do Blog Estação Notícias / Ney Lima 

Acusado por dupla tentativa de homicídio é preso em São Domingos do Brejo

Na tarde desta quarta-feira (01) policiais do 24° BPM prenderam através de mandado de prisão na Rua Colômbia em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, Severino Natanael de Freitas (56 anos).

No momento da prisão, o acusado estava bebendo frente a sua residência e não esbouçou reação. O mandando foi expedido pela comarca de Brejo e Severino Natanael cumprirá pena por dupla tentativa de homicídio e por porte ilegal de arma, crimes estes ocorridos em 2010.

O acusado foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, de onde foi recolhido ao mini presídio local.

Do Blog Estação Notícias / Ney Lima 

Rubinho Nunes pode romper com o deputado Waldemar Borges

Rubinho Nunes acompanhou as movimentações em torno da visita do governador Paulo Câmara ao agreste. Na agenda assinaturas de ordem de serviço e visitas ao Batalhão de Polícia Especializada, Hospital da Mulher e Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

O evento as margens da BR 104, no município de Taquaritinga do Norte, cujo teor foi a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da mesma, no trecho Pão de Açúcar/Toritama, foi o mais concorrido.

Rubinho gravou entrevista para o blog do Jairo Gomes e entre vários assuntos disse que pode romper com o deputado Waldemar Borges. 

“Se o prefeito Dr. Edson apoiar o deputado Estadual Waldemar Borges, Rubinho não vai apoiar Waldemar, porque em Brejo nós temos um projeto e não se juntam mais com Dr. Edson. Eu mesmo já disse ao deputado, ele sabe e o que eu digo eu assumo. Para Federal estamos com Luciana, e se ela for para o Senado Federal nós estaremos com Renildo Calheiro que também é do PCdoB”, disse Rubinho.

Confira a entrevista:
Do Estação Notícias / Sulanca News

Menina morre e irmão e pai ficam feridos após explosão de botijão de gás

Na noite desta terça-feira dia (31), por volta das 20h15, uma explosão em uma pequena oficina que fica localizada na Rua Kleper Lafayette no Bairro Santa Rosa, na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, matou uma menina de 4 anos, deixou seu irmão em estado greve, e feriu o pai.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, um botijão de gás pequeno explodiu causando a morte da pequena Geovânia Vitória dos Santos, 4 anos, e deixando seu irmão em estado grave. O pai das crianças identificado como João Eric Emanoel da Silva Santos também ficou ferido, mas não corre risco de morte.

As vítimas foram socorridas para o hospital local, onde receberam os primeiros socorros. Geovânia Santos já deu entrada sem vida. Logo após, seu pai e seu irmão foram transferidos para Recife devido à gravidade dos ferimentos.

De acordo com o Delegado Dr. Roberto Campos, o IC estará nesta quarta-feira no local realizando a perícia.

Do Estação Notícias / O Povo com a Notícia

Casal é detido com moto roubada na zona rural de Brejo

A moto pode ter sido utilizada para praticar assaltos

Na tarde desta terça-feira (31), a equipe da Guarda Civil Municipal de Brejo da Madre de Deus apreendeu um casal com uma moto roubada. Os dois foram capturados no distrito Mandaçaia, zona rural do município.

O efetivo recebeu informações de que um casal estaria em atitudes suspeitas em uma moto Biz de cor rosa rondando nas imediações da zona rural do Brejo. A equipe fez rondas na localidade e conseguiu deter um casal (um adolescente de 17 anos de idade e uma garota de 15 anos).
Ao serem questionados sobre a procedência da moto, o infrator relatou que teria comprado a um amigo pelo valor de R$ 1.500. Diante da informação, o efetivo verificou a placa da moto no sistema e, constatou que seria produto roubado. A vítima foi acionada, que revelou que o veículo teria sido tomado de assalto na noite desta segunda-feira (30) no sítio Onças, zona rural de Toritama.

Segundo relatos de moradores da zona rural do Brejo, os suspeitos praticavam delitos no município de Toritama e aproveitava para se esconder em Mandaçaia. O casal foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz, onde ficou a disposição da justiça.

Do Estação Notícias / Ney Lima