terça-feira, 24 de outubro de 2017

Hilário Paulo ultrapassa limite de gastos com pessoal, nos primeiros meses

Situação começa ficar delicada para o prefeito Hilário

O município de Brejo da Madre de Deus apresentou gastos com pessoal acima do preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, que é de 54%), nos oito primeiros meses do ano. Os dados estão registrados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).

Os valores investidos com pessoal, no município, foi de 68,15%, no primeiro quadrimestre de 2017, aumentando para 69,96%, no segundo. Ao todo, a gestão do prefeito Hilário Paulo comprometeu mais de R$ 58 milhões de toda a receita de Brejo, na folha de pagamento, nos primeiros quatro meses do ano, e ultrapassou os R$ 60 milhões, entre os meses de maio e agosto.

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) faz recomendações para enquadramento de prefeituras nas normas da Lei de Responsabilidade Fiscal. O descumprimento pode levar à reprovação de contas dos gestores, tornando-os inelegíveis.

Prefeitura fala sobre caso

Entramos em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brejo para saber os motivos dos altos números e como a prefeitura pretende reduzir nos próximos meses. A resposta veio mediante nota, confirmando os números e a justificativa de percentuais acima do que diz a LRF:

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Executiva de Comunicação vem através desta nota, esclarecer os questionamentos feitos a respeito das informações do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) que se refere aos gastos com pessoal acima do preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal no primeiro quadrimestre (68,15%) e no segundo (69,96%) deste ano.

É bom destacar que, a redução do repasse do Fundo de Participação Municipal – FPM e de outras receitas; enquadramento dos funcionários do último concurso e aumento salarial dos professores, tornaram impossível atender o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal no período acima citado.

Com o objetivo de ajustar as contas do município, adequar os gatos com pessoal, o prefeito Hilário Paulo fez o Decreto Municipal nº. 41/2017 reduzindo o próprio salário e do vice-prefeito, dos secretários e demais servidores com cargos comissionados, bem como, cortou gratificações e promoveu demissões.

Com as medidas já adotadas, considera-se que o município estará atendendo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal no quadrimestre corrente. Por fim, a Prefeitura Municipal reafirma o seu compromisso em juntos construir o futuro, respeitando a leis e promovendo a qualidade de vida dos munícipes.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Vítima reage e tira arma de assaltante em Santa Cruz

Elemento teria apontado revólver para criança e mulher

No final da manhã desta terça-feira (24) um assaltante foi preso em flagrante, em Santa Cruz do Capibaribe, após ser imobilizado por populares. O fato aconteceu nas proximidades da conhecida ‘descida do gesso’, entre os bairros Malaquias Cardoso e São Jorge.

Lucas Adilson Silva de Araújo, de 23 anos, estava com um comparsa, possivelmente menor de idade.

Eles roubaram uma bolsa com celular e dinheiro de uma mulher.  Na oportunidade, ela estava com uma criança de apenas 1 ano e 11 meses.

De acordo com a vítima, após o assalto, ela avistou o seu marido que, rapidamente, seguiu os elementos, conseguindo alcançar o acusado.

“Não foi certo. Fiquei com medo deles atirarem”, falou a esposa, em entrevista à Rádio Polo FM.
Na ação, o homem relatou que o assaltante ainda ameaçou atirar, tentando efetuar os tiros por duas vezes. Segundo ele, a bala teria pinado.

“O meu pensamento foi na minha filha. Quando ele colocou o revólver que pinou, não tive dúvidas”, disse o homem.

O homem pediu a ajuda de outros populares e conseguiram segurar o elemento. O segundo assaltante conseguiu fuga.

Lucas ficou dominado até a chegada do efetivo que o levou para delegacia, juntamente com a arma utilizada, um revólver calibre 32.

Do Estação Notícias / Ney Lima / Fotos WhatsApp

Mulher perde controle de veículo e cai dentro do rio Capibaribe

Uma mulher que não teve o nome revelado conduzia o automóvel Parati de cor prata e placas MUY-9707, durante a madrugada desta terça-feira (24), na passagem molhada que interliga o município de Santa Cruz do Capibaribe a São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus, pelo Rio Capibaribe, quando perdeu o controle do veículo e caiu dentro do córrego.

Apesar do susto, a motorista não ficou ferida e um reboque fez a remoção do veículo.
Do Estação Notícias / Agreste Notícia / Fotos Whats App

Jovem cantora e compositora participou do Programa Estação na Feira

Alice Sousa começou a compor aos 11 anos

Quem assistiu ao vivo pela internet e também presencialmente o Programa Estação na Feira do sábado passado, dia 21 de outubro, ficou encantado com a belíssima voz da  jovem cantora e compositora brejense, Alice Sousa, 17 anos.

Alice é filha do casal Aldo e Andreza, é neta do conhecidíssimo Adelmo da Madeireira e estuda  na Escola André Cordeiro. Ela começou a compor suas músicas aos 11 anos, e desde então, vem se dedicando as suas composições.

Ao apresentador Atahanderson Mesquita Alice disse que é apaixonada pela música e que já fez algumas apresentações na cidade.

"Sou apaixonada pela música e gosto muito de cantar.  Já fiz apresentações na escola, em um show que teve aqui na cidade e em também em um casamento de um membro da família”, disse.
Ao ser questionada sobre sua preferência musical, Alice confessou que "desde criança é fã da banda Legião Urbana e adora músicas sertanejas de Jorge Mateus, Matheus e Kauan e Marília Mendonça”.

Recentemente Alice Sousa também começou  a se aventurar no rádio, onde participa duas vezes por semana como locutora do programa “Colinas Dona da Noite” com Cloves Tabosa.

Clique no link e veja a participação de Alice Sousa no Programa Estação na Feira.


Do Estação Notícias 

Água Cristal Mais é mais qualidade e saúde para sua vida

A promoção da Água Cristal Mais já é um grande sucesso. Na compra de um garrafão de água mineral de 20 litros da Água Cristal Mais, raspe a tampa, e se estiver os dizeres, VALE UMA ÁGUA CRISTAL MAIS, você ganha na hora outro garrafão de água mineral de 20 litros. Aproveite! Raspou, achou, ganhou!
Água Cristal Mais vem direto das fontes naturais. É mais qualidade e saúde para sua vida.

Proprietários de supermercados, mercadinhos, mercearias, padarias e lanchonetes, adquiram o nosso produto Água Cristal Mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp 9.9425-1144.

Do Estação Notícias

Atletas brejenses conquistam ótimos resultados em corrida realizada no autódromo em Caruaru

Nossos atletas estão sempre participando dos eventos por todo o Estado

Vários atletas do Brejo da Madre de Deus participaram da Corrida Top 10 Caruaru, evento realizado na manhã do domingo passado (22), no Autódromo Airton Sena. A Corrida Top 10 Caruaru foi disputada por atletas de ponta de todo estado que tiveram que dar duas voltas no autódromo, totalizando 6,4km para finalizar a prova.
Galego surpreendeu e conquistou o 2º lugar no geral

O brejense Galego conseguiu chegar em 2º lugar no geral, conquistando um excelente resultado. Outros brejenses que se destacaram foram o veterano Birinha e o Xuxa. Todos os nossos atletas que participaram da corrida também fizeram uma excelente participação, melhoraram suas colocações e adquiriram mais experiência.
O veterano Birinha ficou em 3º lugar
Xuxa ficou em 3º Lugar em sua categoria

Outro destaque importante é que o atleta Galego está sendo patrocinado pelo Instituto São Jerônimo, que está contribuindo para o melhoramento do atleta nas competições.

Do Estação Notícias