segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Governo de Pernambuco assegura que a Compesa não será privatizada

Durante audiência pública na Alepe, Roberto Tavares esclarece que a decisão do Estado é ampliar serviços de saneamento, mantendo o controle do Estado

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, Roberto Tavares,  garantiu hoje (14) durante audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), que a companhia não será privatizada e que essa  decisão foi tomada pelo governador Paulo Câmara, que deseja ampliar os serviços de saneamento, mas sem abrir mão do controle da gestão por parte do Estado. Segundo Roberto Tavares, a audiência foi muito positiva para esclarecer e debater com  parlamentares, sindicalistas e sociedade civil sobre os projetos estruturadores traçados pelo Governo de Pernambuco para universalizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e qual o papel  da companhia no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), lançado pelo Governo Federal e que conta com a participação de 18 estados da federação. O encontro foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe,  presidida pelo Deputado Aluísio Lessa.

Satisfeito com o resultado da audiência pública, Roberto Tavares afirmou que diante da escassez de recursos públicos para ampliar a cobertura dos serviços de saneamento, há necessidade real de investimentos privados e da união de forças de vários setores da sociedade para o fortalecimento do setor de saneamento. Tavares, que também é presidente da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento-Aesbe, ressaltou que a pauta da entidade e da Compesa deve ser compartilhada com o Sindicato dos Urbanitários e Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste-Frune, entidades presentes ao encontro. Na sua opinião, uma pauta única defendida  por todos esses agentes irá fortalecer  o setor  rumo à universalização dos serviços. Defendemos a prestação regionalizada para o saneamento, com a gestão compartilhada entre Estados e Municípios, com a manutenção do subsídio cruzado no setor, que é a regra que permite que as companhias consigam prestar os serviços para todas os municípios, independente deles serem rentáveis ou não”, afirmou. Ele disse ainda que o  setor tem uma responsabilidade social muito grande que precisa ser resguardada. O setor precisa ainda de outras iniciativas, a exemplo da centralização dos recursos para saneamento, que hoje está pulverizada em várias fontes (OGU, FGTS, BNDES, CAIXA, Ministérios das Cidades, da Saúde, do Turismo, da Integração, etc)  e  acesso às novas linhas de saneamento.

Para ressaltar essas necessidades, Tavares afirmou que a população não suporta mais esperar pelos investimentos no saneamento, pois o modelo atual já se provou ser ultrapassado, pois a realidade brasileira não é compatível com o Estado de desenvolvimento do Brasil. Mesmo assim , o presidente da Compesa enalteceu que a companhia é um exemplo de uma empresa bem gerida e  que presta relevantes serviços aos pernambucanos. “Recebemos na semana passada o título de melhor empresa de saneamento do Brasil, concedido pela Revista  Época Negócios. Apesar de toda crise econômica, política e hídrica, a companhia têm se destacado pela sua gestão e isso não foi uma casualidade. Vamos continuar a seguir nosso rumo traçado pelo Governo do Estado, fazendo mais investimentos", reforçou. Ainda de acordo com o  presidente da Compesa, o governo  deseja transformar Pernambuco em  um local de oportunidades para favorecer parcerias entre o setor privado e o setor público. “O objetivo da adesão ao PPI é viabilizar a universalização dos serviços de esgotamento sanitário, com foco no interior, tendo como modelo de negócio uma parceria público privada-PPP, nos mesmos moldes do Programa Cidade Saneada, a PPP da Região Metropolitana do Recife e Goiana, em execução pela Compesa e o seu parceiro privado, a BRK Ambiental”, argumentou Tavares. Além de um modelo de negócio para esgoto no interior, a Compesa também estuda formas para otimizar os  serviços de abastecimento de água.

Hoje, 20 estados no Brasil possuem menos do que 50% de esgotamento sanitário. Em Pernambuco, o índice de cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto é de 24%, enquanto que na Região Metropolitana do Recife chega a 33% e na  cidade do Recife, o índice é de 42%. "Isso é uma demonstração da falência do modelo vigente. Precisamos arrumar outras fontes de investimento e Pernambuco está preparado para isso, já temos vários investimentos financiados pelo Banco Mundial e Banco Interamericano, por exemplo, tendo sempre o controle do Estado. Para fazer a universalização do saneamento, precisamos ser criativos e de recursos para viabilizar um volume muito grande de obras,  uma vez que historicamente o repasse de recursos da União para os Estados sempre sofre descontinuidade e que é agravado quando ocorrem as crises na economia como a que estamos vivendo agora", informa Tavares.

No momento, estão sendo realizados os estudos técnicos, contratados pelo  Banco Nacional de  Desenvolvimento Econômico e  Social ( BNDES) e que  irão apontar o melhor modelo de parceria a ser firmada. A previsão  é que  esses estudos sejam finalizados ainda em  2017. “Defendemos um modelo regionalizado, que possa dividir todo estado em lotes equilibrados, juntando municípios rentáveis com municípios que são deficitários, para que a gente possa garantir a todo pernambucano o acesso a água potável e serviços de esgotamento sanitário", explica o presidente da Compesa.

Do Estação Notícias

Estação na Feira: Veja a entrevista com o Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Momento Amicro e entrevista com Homero Souza das Farmácias e Instituto São Jerônimo


No Programa Estação na Feira realizado no sábado (12) entrevistamos o vereador Júnior de Miguelão, que é presidente do Conselho Municipal de Segurança do Brejo da Madre de Deus, Júnior falou sobre as reuniões, ações e explicou a população sobre o que e o que pode fazer o Conselho Municipal de Segurança.
Entrevistamos também o amigo Dario Morales que destacou as ações da Amicro e também falamos o contador brejense Natanael Alves.
O proprietário das farmácias São Jerônimo e Instituto São Jerônimo destacou as novidades em seu empreendimento na área da saúde em Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias

Carro abandonado é encontrado próximo ao aeroporto de Fazenda Nova

Na manhã do último domingo (13), um morador do distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, encontrou um veículo abandonado na estrada vicinal do sitio Poços, que fica entre Fazenda Nova e Itaúna.

Segundo informações do popular, o local é esquisito, existem casas próximas, mas todas estão fechadas.
O veículo Palio de Cor Cinza ano 2002 com placa MYH-6008 de Caruaru-PE, teve algumas peças e os quatros pneus roubados.

A polícia foi acionada e compareceu ao local. Até o fechamento desta matéria, às 09:20, o veículo se encontra abandonado na estrada.

Fizemos a consulta da placa no sistema e não havia registro de roubos e furtos.
Do Estação Notícias

Mulher é assassinada a tiros em Jataúba

A cidade de Jataúba que fica no Agreste do Estado Pernambucano, registrou mais um crime de morte na noite deste domingo (13). Trata-se da Sra. Maria Jose da Silva, de 43 anos de idade, mais conhecida por Mazé.

O fato aconteceu na conhecida Rua da Caibeira no Bairro do Matadouro, onde por volta das 21h populares ouviram três disparos de arma de fogo.
Segundo informações de familiares, Mazé passou o dia bebendo com amigos, algo rotineiro em sua vida, só que desta vez a vítima teve um fim trágico, perdendo a própria vida. Segundo as informações da polícia civil, foi encontrado uma perfuração de arma de fogo na face esquerda da mesma.
Até o momento não se sabe o que motivou o crime, e nem tão pouco quem o cometeu.
Mazé deixou cinco filhos, sendo uma criança de 7 anos de idade. A Polícia Militar esteve no local até a chegada da Polícia Civil onde foi feito o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo para o IML da cidade de Caruaru, também no Agreste.

Do Estação Notícias / Jataúba News

Acidente com ambulância do Hospital Regional Dom Moura deixa dois mortos

Um acidente grave envolvendo uma ambulância do Hospital Regional Dom Moura de Garanhuns deixou duas pessoas em óbito na noite do sábado (12), na BR 232 em São Caetano.

De acordo com informações, a ambulância fazia uma transferência do paciente, Luiz Ferreira Viana, de 68 anos, para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru e colidiu na traseira de um caminhão baú.
O motorista da ambulância Joseilton da Silva Oliveira, conhecido como “Salito”, de 46 anos, morreu no local. Já o paciente foi socorrido, mas faleceu antes de chegar no HRA.

Outros dois ocupantes da ambulância ficaram presos as ferragens e foram socorridos em estado grave.

O condutor do caminhão não teve o nome divulgado.
Do Estação Notícias / Adielson Galvão