sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Vítimas de Santa Cruz do Capibaribe que foram assaltadas em Panelas contaram detalhes do assalto que sofreram, resultando na morte de um dos ocupantes do carro

Na noite da quarta-feira (02), o empresário, José Cristóvão da Silva, de 27 anos, que mora em Santa Cruz do Capibaribe, estava voltando de Quipapá, onde possuía uma loja de materiais de academia. Ele guiava o seu veículo, uma picape Ranger branca, e estava acompanhado dos dois funcionários, Eliandro José de Oliveira, de 35 anos e Carlos Alberto de Moura, de 21 anos.

Cristóvão disse que a loja de Quipapá funcionou por alguns meses, mas como não deu certo, fechou o comércio chamou os seus dois funcionários para irem com ele buscar a mercadoria e os manequins, mas quando estavam retornando, percebeu que estava sendo seguido por elementos em um veículo modelo sedan escuro. Trafegavam pela BR 104 e na ladeira depois dos postos de combustíveis da entrada de Cupira, os elementos emparelharam o veículo na picape que estava carregada e atiraram, obrigando o motorista a parar o carro.
Daí dois deles entraram no carro, fizeram meia volta, um ia dirigindo a picape, enquanto que o outro que estava armado espancou as vítimas com várias coronhadas, mais adiante exigiu que as vítima lhe entregassem os pertences, como carteiras e celulares e como o Carlos disse que não estava com o seu celular, o meliante mandou o mesmo abrir a boca e efetuou um disparo e o rapaz caiu desacordado. Nisso o comparsa que guiava o carro procurou uma estrada carroçável próximo ao Sítio Limeira, já na zona rural de Panelas, onde mandaram que o Cristóvão e o Eliandro saíssem do carro e retirassem o amigo desacordado, feito isso, eles se evadiram levando a picape do comerciante. O carro foi localizado manhã da quinta-feira (03) na zona rural de Cupira.

Cristóvão informou que havia algumas casas próximo e ele e o Eliandro foram pedir socorro. Passados alguns minutos chegou uma viatura da Polícia Militar, constatou que o Carlos estava morto e socorreu os outros dois, que foram levados ao hospital de Panelas.

O comerciante ainda falou que diante da dificuldade implorou que a ambulância do hospital os levasse a UPA de Santa Cruz do Capibaribe e teve o seu pedido aceito, depois de receberem atendimento médico procuraram a família do Carlos para informar que ele teria sido morto no assalto. Ele ressaltou que o jovem era um bom rapaz e já trabalhava com ele há quatro anos, enquanto que o Eliandro trabalha na sua empresa há um ano e oito meses.


Do Estação Notícias / Adielson Galvão / Imagens WhatsApp

Em Brejo na Avenida Cleto Campelo


Abastecimento de Belo Jardim ganha reforço com Barragem de Tabocas-Piaça

A recuperação de mais um manancial da região Agreste vai permitir a melhoria do fornecimento de água para a população de Belo Jardim. O governador Paulo Câmara recebeu ontem (02/08) a informação do presidente da Compesa, Roberto Tavares, de que a Barragem de Tabocas-Piaça, localizada no município, conseguiu acumular 1,2 milhões de metros cúbicos de água, sua capacidade máxima, e está vertendo. A Compesa vai utilizar esse manancial para contribuir com o abastecimento da cidade, e está finalizando uma adutora, com seis quilômetros de extensão, que transportará a água de Tabocas-Piaça até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belo Jardim. Hoje, a Barragem de Tabocas-Piaça atende somente o distrito de Serras dos Ventos, localizado em Belo Jardim.

Essa medida permitirá reavaliar o calendário vigente na cidade, que voltou a ser abastecida pela rede de distribuição no dia 20 de junho deste ano, depois de passar o período de mais de um ano em colapso. Belo Jardim está sendo atendida exclusivamente pela Barragem de Bitury, que atingiu 26% da sua capacidade total (17 milhões de metros cúbicos). “Todo o esforço do nosso Governo é de buscar, ao máximo, restabelecer o abastecimento d’água na sua rotina. Para isso, estamos fazendo um grande investimento em barragens e adutoras”, afirmou Paulo Câmara.

A Compesa está investindo R$ 1,5 milhão na obra, que ainda vai implantar uma estação de bombeamento e um stand pipe - uma espécie de reservatório elevado que possibilita transportar a água por gravidade. A previsão é concluir toda obra até o final deste mês.

"Vamos conseguir fazer um incremento no abastecimento de Belo Jardim de 40 litros de água, por segundo. Esse reforço vai possibilitar que a gente faça um estudo para diminuir o rodízio na cidade, que hoje é de três dias com água por mês", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Barbosa, acrescentando que o uso da água de Tabocas-Piaca permitirá poupar um pouco a Barragem do Bitury, que ainda está com nível baixo - e fornece hoje uma vazão de 100 l/s para Belo Jardim. A Barragem Pedro Moura Júnior, outra fonte de abastecimento da cidade, com capacidade de armazenar 35 milhões de metros cúbicos, não acumulou água e permanece seca.

Belo Jardim é uma das cidades que serão beneficiadas com duas obras hídricas estruturadoras para a região Agreste, a Adutora de Serro Azul - que será iniciada neste ano - e o Sistema Adutor do Moxotó. Esta última obra tem previsão de ser finalizada no final de 2017, e vai levar água do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para o Agreste.


Do Estação Notícias