quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pernambuco é destaque nacional no crescimento do volume e receita das Atividades Turísticas

O crescimento do estado supera o próprio índice geral do país. O turismo tem sido uma janela de oportunidades para os pernambucanos no cenário de crise que o Brasil está atravessando


A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (IATUR). O crescimento foi de 6%, superando estados como Bahia, que cresceu 2,5%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,4%, e o próprio país, que registrou queda de 7%.


Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também sofreram impacto positivo. No acumulado dos três primeiros meses do ano, Pernambuco apresenta um índice de 12%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 0,2%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado a Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 8%.


“Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar o turista”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.


A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas (IATUR) as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, é possível concluir que as empresas que trabalham nesses segmentos no estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo e que novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado.

Do Estação Notícias / Assessoria

Carinho em cada pedacinho

Em Brejo da Madre de Deus na avenida Cleto Campelo

Está sangrando a Barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus

A água está passando pelas 11 manilhas da Barragem de Santana II

A Barragem de Santana II está sangrando, graças a Deus! E uma linda imagem foi registrada na manhã desta quarta-feira (19), no momento em que a equipe de Monitoramento do Reservatório Santana II estava realizando a leitura da vara de medição.

A foto da água jorrando pelas manilhas tem um significado muito grande, pois faziam 4 anos que a barragem não sangrava. A última vez que isso aconteceu foi ano dia 26 de julho de 2013.
Todos os dias chove na região brejeira e a barragem em breve terá água ultrapassando o paredão

Este acontecimento também é de muita importância porque além de a Barragem de Santana II está totalmente cheia, a água que excede e passa por dentro dos canos e também por cima do paredão, o que está muito próximo de acontecer, vai beneficiar diretamente os moradores dos distritos Barra de Farias, Mandaçaia e outros sítios próximos.

O monitoramento da Barragem de Santana II acontece todas as manhãs e é acompanhado por Elizabeth Szilassy (Beth), que é Assessora Técnica  da Secretaria de Agricultura  do Brejo da Madre de Deus. Todos os dados também são registrados na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Barragem de Santana II com 100% de sua capacidade. 
Uma grande riqueza para os brejenses.

Do Estação Notícias

Promovendo saúde e desenvolvimento

Conforto e elegância para o seu lar!