quinta-feira, 29 de junho de 2017

Três barragens que atendem cidades do Agreste estão vertendo (cheias ) após chuvas na região

Cidades de Lajedo, Calçado, Jupi e São Bento do Una serão beneficiadas
Foto: Barragem de São Jaques

Mais três mananciais que abastecem cidades da região Agreste foram beneficiados com as chuvas dos meses de maio e junho e conseguiram atingir o nível máximo de acumulação. Com os reservatórios cheios, as cidades de Calçado e Jupi, que juntas somam 11 mil habitantes, ficarão livres do racionamento, enquanto que Lajedo e São Bento do Una terão melhorias significativas na oferta de água.

Com condições de armazenar 400 mil metros cúbicos de água, a Barragem de São Jacques, localizada em Lajedo, agora está vertendo, após ficar o período de um ano em colapso. Já a Barragem de Pau Ferro, no município de Quipapá, na Zona da Mata Sul, saltou de 60% para 100% da sua capacidade e acumula 15 milhões de metros cúbicos.
A Barragem de Santa Rita, situada no município de Calçado, e que estava seca há três anos, conseguiu acumular 700 mil litros cúbicos de água com as chuvas e também está vertendo. Com a água de Santa Rita, a companhia poderá abastecer as populações de Calçado e Jupi todos os dias.
Barragem de Pau Ferro

Agora, a Compesa está trabalhando para realizar a manutenção, testes nas adutoras e ajustes nas estações de tratamento de água e de bombeamento, para que este sistema também volte a operar até o dia 15 de julho. As populações de Lajedo e São Bento do Una, que possuem 46 mil e 28 mil moradores, respectivamente, começarão a sentir melhorias na oferta de água também até o dia 15 de julho, quando a companhia concluirá intervenções para melhoria operacional do Sistema Integrado Pau Ferro/ São Jacques.
Barragem de Santa Rita

"Com as três barragens vertendo, vamos poder fazer uma equação para melhorar a oferta de água para as quatro cidades. Após realizar essas mudanças operacionais, é que vamos estudar o novo calendário de abastecimento para Lajedo e São Bento do Una, já que Calçado e Jupi ficarão livre do racionamento", explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Barbosa.

Hoje, Lajedo, São Bento do Una e Calçado são abastecidas no regime de cinco dias com água e 25 dias sem. A cidade de Jupi está há três anos em colapso e sendo atendida exclusivamente por meio de carro-pipa. Em setembro do ano passado, a Compesa concluiu uma obra que permitiu aumentar a vazão da adutora de Pau Ferro de 60 l/s para 114 l/s. O empreendimento foi executado com o investimento de R$ 2 milhões feito pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal.
Do Estação Notícias / Assessoria

Alongamento de Toyota Bandeirante com 6 portas e janelas de vidro, só a Dandautos faz!

Após ser pressionado pela oposição e pela população, prefeito Hilário envia ofício cobrando a construção da praça no centro do Brejo. A obra deve começar em breve

Acredita-se que o Brejo da Madre de Deus é a única cidade do Brasil que tem um "TERRÃO" na área central proporcionando poeira e na lama para a população

Bastante incomodados com a vergonha que está o centro do Brejo da Madre de Deus, no Agreste, o vereador de oposição Avecino Lima e a população brejense pressionaram o prefeito do município Hilário Paulo e cobraram que o chefe do poder executivo tomasse alguma atitude para que o brejense tivesse de volta o seu tradicional ponto de encontro e lazer.

A obra de restruturação do histórico da cidade, incluindo a Praça do Bom Conselho, é do Governo do Estado. A praça foi demolida em julho de 2014 na gestão suplementar de Roberto Asfora, que em poucos dias após a demolição "teve que pegar o beco" já que Dr. Edson reassumiu o cargo de prefeito em agosto. O Dr. passou mais dois anos e quatro meses comandando o município e a praça não foi construída. Neste ano de 2017 Hilário Paulo assumiu o cargo de prefeito em janeiro, e passados 6 meses, também não tinha conseguido fazer com que a obra fosse retomada.
Veja a pressão do Vereador Avecino Lima em cima do prefeito Hilário

Somente após o vereador de oposição Avecino Lima pressionar o prefeito Hilário dizendo que “se ele visse que não ia fazer a praça saísse do meio do caminho que a oposição faria” e também sentir a pressão da população, inclusive de vários correligionários, o prefeito Hilário se mexeu, e ao que tudo indica, a obra de construção da praça do Bom Conselho deve começar em alguns dias.

Confira a nota enviada pela prefeitura

As obras de reforma da Praça do Bom Conselho no centro de Brejo da Madre de Deus devem ser iniciadas nas próximas semanas. Após apelo do Prefeito Hilário ao Governador do Estado e a várias idas a Recife tanto na Secretária de Turismo do Estado quanto na Secretaria de Planejamento, o Governo do Estado sinalizou de forma positiva as cobranças feitas pela gestão municipal, o ultimo oficio encaminhado dia 22 deste mês e protocolado no dia 26 do mesmo até a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, cobrando resposta e agilidade para o início das obras. Foi respondido através da publicação na quarta-feira (28/06) no Diário Oficial do Estado (ver imagem), onde consta que no dia 06 do corrente mês foi feita a assinatura do contrato formalizado com a empresa o início dos trabalhos.
A Construtora A.R. LTDA ganhou a licitação e deve começar a obra em breve

Do Estação Notícias

Loteamento Miguel Pereira é sucesso de vendas em Fazenda Nova

Qualidade de vida é sinônimo de morar no interior. E o Loteamento Miguel Pereira oferece esta chance no centro de Fazenda Nova. Lugar privilegiado, o distrito fica perto dos principais polos econômicos da região e a poucas horas do Recife.

O município do Brejo da Madre de Deus é ainda rota de lazer e esportes. São daqui o maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo, a Serra do Ponto que é a maior do estado, além de cachoeiras, trilhas, rapel e pinturas em sítios pré-históricos. Sem falar nas temperaturas amenas do Agreste.

Aqui é o lugar para construir, viver bem e ver as próximas gerações crescerem.
O Loteamento Miguel Pereira fica as margens da PE-145 no melhor lugar de Fazenda Nova, com Bairro Planejado, Energia Elétrica e Pavimentação. É a solução ideal para investir ou morar.

Aproveite as últimas unidades com condições de lançamento. Plantão de vendas no local. Mais informações pelo fone: (81) 99616-4443.

Vendas exclusivas Eronildo Imóveis. Incorporação JAP Empreendimentos.

Do Estação Notícias