terça-feira, 18 de abril de 2017


Elementos fazem arrastão e "tocam o terror" no Brejo

Dois indivíduos realizaram uma sequencia de assaltos na noite desta terça-feira (18) e mais uma vez “tocaram o terror” em Brejo da Madre de Deus. Várias vítimas contaram ao Blog Estação Notícias que foram assaltadas por dois elementos que estavam em uma moto Bros de cor preta, usando capacete e armados com revolver.

No Bairro Mãe Rainha um sulanqueiro e outro cidadão morador da localidade foram assaltados pela dupla de bandidos que levaram os celulares das vítimas. Os assaltantes fugiram seguindo pela rua escura onde ficam as escolas Gêneses e Bom Conselho, e por lá fizeram nova vítima, um cidadão que estava indo para a igreja também teve o aparelho celular levado pelos meliantes.

Já no Bairro Lagoa uma mulher foi abordada quando estava chegando em sua casa. Ela contou a nossa reportagem que ao ver uma arma apontada para sua cabeça chegou a ficar em pânico, principalmente quando os elementos ameaçaram atirar caso ela não entregasse o celular e dinheiro. Bastante nervosa e revoltada ela contou como o assalto aconteceu.
“Fui mais uma vitima da criminalidade que vem tirando a paz do nosso Brejo. Dois assaltantes apontaram uma arma para mim, me pediram dinheiro e o celular, falei pra eles que dinheiro eu não tinha. Eles me ameaçaram, apontaram uma arma para minha cabeça e em seguida levaram o celular que inclusive era emprestado. Ainda estou pânico”, relatou a vítima.

A mulher disse ainda que estava com um celular emprestado por que sofreu um assalto em Caruaru quando chegava recentemente a Gerência Regional de Educação (GRE).

“A principio pensei até que fosse brincadeira, por que há pouco mais de 15 dias passei por isso na GRE Caruaru, também com arma na cabeça. Por isso eu estava com um celular emprestado, pois estava me preparando para comprar um para mim, já que o meu tinha sido roubado em Caruaru. Estou muito revoltada”, finalizou.

Diante de ações criminosas como estas que vira e mexe “dá um sacode” em nossa cidade, a população brejense volta a questionar: Cadê a segurança pública em nosso município? É preciso a coisa piorar pra alguém tomar alguma providência? Até quando essas ondas de assaltos acontecerão em nossa cidade?

Queremos segurança!

Do Estação Notícias

Governo do Estado assume compromisso com a Pauta do Grito da Terra e diz que não apoiará a Reforma da Previdência

Um grito de indignação, mas também de resistência. Esse foi o tom do 6º Grito da Terra Pernambuco, que ocorreu ontem, no Recife, com a participação de mais de 6 mil pessoas de todas as regiões do estado. Diante desse cenário, parlamentares estaduais de diferentes partidos se comprometeram em articular suas bancadas contra a Reforma da Previdência, durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa (ALEPE); já  durante reunião no Palácio, o Governo do Estado também reafirmou esse compromisso, além de dar respostas a diferentes itens da Pauta de Reivindicações apresentada pela Fetape, Fetaepe e seus Sindicatos, em parceria com vários Movimentos e Organizações Sindicais e Sociais.

Já por volta das 7h, delegações de várias regiões começaram a chegar à Assembleia Legislativa de Pernambuco, local marcado para a concentração. Nas mãos, elas traziam bandeiras e faixas repudiando a retirada de direitos dos trabalhadores, pelo Governo Federal e Congresso Nacional, mas também reclamando da falta de investimentos do Governo do Estado em políticas públicas voltadas para o campo.

Às 10h30, foi iniciada a Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência, puxada pela Comissão Especial responsável pelo tema dentro da Alepe, a partir de uma solicitação da Fetape.  Milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que não puderam entrar, devido à capacidade do Plenário, ouviram os debates por alto-falantes.

Além de vários deputados estaduais, os trabalhos contaram com a presença do senador Humberto Costa; dos deputados federais Silvio Costa e Ricardo Teobaldo, e do representante da Arquidiocese, padre Josenildo Tavares. O espaço ficou lotado com lideranças sindicais e de movimentos e organizações sociais, prefeitos e vereadores ligados ao Movimento Sindical Rural e trabalhadores rurais. Todos os discursos foram na direção do fortalecimento da luta contra a Reforma, a partir do diálogo com as bancadas federais. O presidente da Comissão, Silvio Costa Filho, afirmou que o relatório do debate será enviado ao Congresso Nacional, mostrando esse posicionamento.

Na ocasião, o presidente eleito do Contag, que tomará posse no final deste mês, Aristides Santos, afirmou que “o trabalho que a Fetape está realizando em todo o estado, promovendo, com os Sindicatos, Audiências Públicas nos municípios para sensibilizar governantes e parlamentares contra a Reforma, também é assumido pela Confederação, em nível nacional, no diálogo com o Congresso”.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, em seu discurso fez questão de lembrar: “Já realizamos mais de 100 audiências nos municípios, e assumimos um posicionamento junto com os trabalhadores: o deputado ou senador que aprovar essa Reforma da Previdência e qualquer político que apoiá-la não terá o nosso voto nas próximas eleições".
Comitiva Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Brejo da Madre de Deus no 6º Grito da Terra Pernambuco

Homenagem

A final da audiência e antes da abertura oficial da caminhada do Grito da Terra, foi realizada uma homenagem póstuma ao líder sindical e primeiro agricultor familiar a ter um assento na Assemblei Legislativa, Manoel Santos, com a leitura de um texto sobre a importância da liderança, feita pela poetisa Lucenir Maria dos Santos Silva, e uma capela da música “Vida de Viajante”, interpretada por Elias Dionizio, irmão do homenageado. A viúva, Socorro Silva, também fez uma fala emocionada, destacando a importância da continuidade da luta, que era um desejo de Manoel.

Muitas falas políticas da Fetape e parceiros ocorreram em cima do trio elétrico, antes e durante a caminha, que seguiu até o Palácio do Campo das Princesas.  O objetivo foi receber do governador Paulo Câmara o retorno à pauta de reivindicações entregue no dia 04 de abril.

Momento com o Governo do Estado

O governador se reuniu, inicialmente, com uma comissão do Grito, e depois falou aos trabalhadores. Durante o encontro, ele assinou dois decretos, que vão consolidar a agroecologia e a agricultura familiar de Pernambuco, além de garantir o fortalecimento do Programa Chapéu de Palha com o anúncio do envio, ainda nesta semana, à Assembleia Legislativa  de um  Projeto de Lei para reajustar em 10% o benefício.

 “Entendemos a preocupação do trabalhador rural e reafirmamos o nosso compromisso em realizar ações que passem pela melhoria da chegada da água, pela segurança no âmbito da zona rural e questões que envolvam a educação. Vamos realizar obras que garantam a instalação de cisternas, sistemas simplificados e a perfuração de poços para dar condições ao trabalhador de produzir mais apesar das dificuldades de água”, afirmou . “Saio daqui hoje com o dever de casa de defender o homem do campo, para que ele tenha condições de, com o próprio trabalho e na sua terra, fazer avanços e poder se estabelecer com essa atividade econômica importante que nós sabemos que é”, completou.
O primeiro decreto assinado pelo governador institui uma comissão multisetorial para fins de desenvolvimento de Plano de Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O segundo, cria a Comissão Estadual para fins de desenvolvimento de Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Pernambuco. “Os dois decretos farão com que representantes dos movimentos e do Governo de Pernambuco estejam sempre juntos, dando respostas à população”, explicou o governador Paulo Câmara.

Com relação ao combate à violência, Paulo Câmara assegurou que o Governo de Pernambuco irá disponibilizar mais equipamentos e policiais na zona rural para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. Sobre a reforma da Previdência, ele reforçou o compromisso de lutar para que não haja prejuízos ao trabalhador rural.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, em seu discurso, ao final da reunião, agradeceu aos trabalhadores e trabalhadoras e aos parceiros por estarem junto com a Fetape nessa luta em defesa dos direitos das populações do campo. “Tenham certeza de uma coisa: as entidades vão acompanhar a efetivação das políticas que foram propostas. Este povo que está aqui, governador, não porque acha Recife bonito, mas por não aguentar mais tanto sofrimento. Estamos carentes de acesso a políticas públicas de qualidade, para atender as necessidades dos homens e mulheres do meio rural, que sofrem com a seca e com o descaso. Mas, sabemos que, só com muita luta, vamos conquistar dignidade  para a nossa gente”, disparou.

 A construção da Pauta do Grito da Terra foi realizada de forma coletiva. Além da Fetape e seus Sindicatos filiados participam a Fetaepe (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco), Contag, CUT/PE, CTB, ASA Pernambuco, CPT, Coopagel, Cáritas Regional NEII, Pastoral da Juventude Rural, Assocene, o Instituto Manoel Santos, MST, Serta e Centro Sabiá.

Acesse várias fotos do Grito, clicando no link ao lado www.flickr.com/photos/fetape/albums/72157679441626704

Do Estação Notícias / Fetape

Transmissão ao vivo - Reunião da Câmara de Vereadores, 18 de abril 2017


Assista vídeo 1
Assista vídeo 2

Barra de direção quebra e cidadão capota veículo na PE-145 próximo ao sítio Salobro

Uma falha mecânica resultou em um acidente na PE-145 nas proximidades do sítio Salobro, zona rural do Brejo da Madre de Deus. O cidadão conhecido por Mizael estava retornando para o sítio Fazenda Velha na noite da segunda feira (17), quando por volta das 22h a barra de direção quebrou, o veículo Celta saiu da pista, bateu em uma barreira, e voou por cima de uma cerca, chegando a capotar por várias vezes.

Apesar da gravidade do acidente houve apenas danos materiais. Graças a Deus o motorista não teve nenhum arranhão, o que foi considerado um verdadeiro milagres devido na localidade existir muitas pedras, o que poderia ter ocasionado um acidente fatal.

Na manhã desta terça-feira (18) Mizael voltou ao local para reborar o veículo e como ele mesmo afirmou, "tocar a vida pra frente".
Do Estação Notícias

O que é marcante nunca se esquece!


Anuncie com a gente!

A divulgação é a melhor forma de vender produtos e serviços, então anuncie com quem tem responsabilidade, credibilidade e há vários anos vem divulgando o seu comércio em Brejo da Madre de Deus e região.

Anuncie no Carro de Som da Estação Propaganda.

E têm mais, as pesquisas confirmam que o brasileiro passa mais tempo navegando na internet do que vendo TV ou lendo jornal, então venha para o mundo virtual e anuncie no Blog Estação Notícias e na Estação Web Rádio, diariamente temos milhares de acessos, e com certeza, o seu produto, marca ou evento será lembrado pela maioria dos seus consumidores e clientes.

Se ligue! Quem não é visto não é lembrado!

Estação Propaganda, A QUALIDADE FALA MAIS ALTO!

Do Estação Notícias

Adolescente mata o pai a facadas em Caruaru

Eriberto foi morto pelo filho que está foragido

Foi assassinado a facadas no início da noite da segunda-feira (17), dentro de casa na Travessa José Bernardino de Carvalho, próximo ao Colégio Professor Arnaldo Assunção, no bairro Salgado em Caruaru, o marceneiro, Eriberto José de Almeida, de 41 anos. Ele foi esfaqueado pelo filho de 17 anos, chegou a ser socorrido por familiares e levado ao Hospital Regional do Agreste, mas faleceu após dar entrada.
Faca utilizada no crime

O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios), Dr. Sérgio Moura, disse que o menor constantemente se desentendia com o pai e que após mais uma discussão aproveitou que o genitor estava embriagado e lhe desferiu vários golpes de faca-peixeira e conseguiu fugir. O delegado disse que o menor está foragido.

Este foi o 14º homicídio do mês de abril e o 84º do ano de 2017 e o corpo foi encaminhado para o IML local.
O pai foi esfaqueado na sala de sua casa
Do Estação Notícias / Adielson Galvão

Barragens do interior voltam a armazenar água após chuvas registradas na última semana

Barragem de Brotas - Afogados da Ingazeira

Três  barragens localizadas no Sertão e  uma  no Agreste voltaram a armazenar água graças às chuvas registradas nas regiões, na última semana. Em Custódia, no Sertão do Moxotó, a Barragem de Marrecas, que estava em colapso desde novembro de 2014, conseguiu acumular  hoje (17) 1,4 milhão de metros cúbicos de água, o que corresponde a  6,49 % da sua capacidade de armazenamento e vai permitir que a Compesa reative o sistema de abastecimento da cidade. No Sertão do Pajeú, a Barragem do Rosário, que secou em dezembro de 2015, começou a armazenar água do Rio da Volta, e a Barragem de Brotas, situada em Afogados da Ingazeira, e que estava inoperante há oito meses, acumulou 20% da sua capacidade total. As chuvas também levaram boas notícias para  uma cidade do Agreste. A Barragem de São Sebastião, que entrou em colapso em fevereiro deste ano, recuperou 20% da sua capacidade total, e até o final desta semana volta a abastecer a população de Panelas pela rede de distribuição.
Barragem do Rosário – Iguaracy

Com o  volume acumulado na Barragem de Marrecas, em Custódia, que tem a capacidade de acumular 21,6 milhões de metros cúbicos, a Compesa pretende dentro de 20 dias, restabelecer o sistema e fornecer uma vazão de 22 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade, que hoje é atendida apenas por três poços de Vila de Fátima, localidade  próxima a cidade de Afogados da Ingazeira. Com a colaboração de Marrecas, o abastecimento de Custódia vai contar com o volume total de 36 l/s, possibilitando a redução do rodízio atual, que é de cinco dias com água e 23 dias sem, para três dias com água e 16 dias sem. A água de Marrecas também vai garantir a manutenção do novo calendário por 11 meses na cidade.

Já no Sertão do Pajeú, a Compesa dedica esforços para, dentro de dez dias, iniciar os testes para reativar a operação do Sistema Brotas, beneficiando as populações de Afogados da Ingazeira e Tabira - juntas, somam 69 mil pessoas (área urbana). Hoje, as duas cidades são atendidas pela Adutora do Pajeú que permite, em Afogados da Ingazeira, cumprir o calendário de dois dias com água e dez dias sem, enquanto que, em Tabira, o rodízio é de dois com água e até 20 dias sem. A Compesa realiza medições diárias do nível da Barragem de Brotas, que apresenta agora 4 milhões de metros cúbicos, e cujo volume acumulado vem aumentando dia a dia. A companhia trabalha para retomar a operação do sistema, tratar a água de Brotas e melhorar o abastecimento de Afogados da Ingazeira e Tabira.
Barragem de Marrecas – Custódia

O Sistema do Rosário ainda depende de mais chuvas na região para voltar a operar e abastecer 14 mil pessoas nas cidades de Iguaracy, Tuparetama e Ingazeira. Até o momento, a chuva que caiu na região não foi suficiente para completar o volume morto, mas o rio continua afluindo para o Rosário, o que aumenta as chances de recuperação do manancial. Desde que a Barragem do Rosário (32 milhões de metros cúbicos) secou, as três cidades passaram a ser atendidas pela Adutora do Pajeú, no regime de rodízio de dois dias com água e 10 dias sem o abastecimento.

Agreste - Até o final desta semana, os moradores de Panelas, no Agreste, voltam a receber água nas torneiras. Isso porque a Barragem São Sebastião registra 20% da sua capacidade de armazenamento - que é de 250 mil metros cúbicos de água - e tem condições de ofertar para a cidade a vazão de 10 l/s. A companhia ainda realiza ajustes operacionais no sistema de abastecimento e tratamento de água para retomar o fornecimento de água para a cidade. O novo calendário de abastecimento da cidade será divulgado até o final deste mês. Atualmente, Panelas recebe água por meio de seis estações de abastecimento, que são alimentadas por carros-pipas.

As chuvas na região Agreste também refletiram em melhorias no abastecimento de Quipapá e São Benedito do Sul. Os municípios são atendidos por barragens de nível - que não acumulam água, dependem exclusivamente do volume de água dos rios-situadas no Riacho Areias e Riacho Água Fria localizados em Quipapá e São Benedito do Sul, respectivamente, e que estão vertendo água. A Barragem de Jucazinho, o principal reservatório do Agreste, localizada em Surubim, permanece em colapso. Não choveu na região o suficiente para alterar o quadro do manancial que secou em novembro do ano passado. 

Do Estação Notícias / Assessoria