terça-feira, 21 de março de 2017

Assembleia Legislativa: Reforma da Previdência em pauta

A Reforma da Previdência do Governo Federal (Proposta de emenda à Constituição nº 287/2016) foi discutida em audiência pública promovida pela Comissão Especial que trata do tema, nesta segunda (20), na Assembleia Legislativa. Presidente do colegiado, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) garantiu que o sentimento do povo pernambucano sobre a medida será levado ao Congresso Nacional. “Sabemos que o Poder Legislativo não tem a prerrogativa constitucional para legislar sobre tema previdenciário, mas queremos fazer uma grande escuta da sociedade pernambucana para contribuir com o debate”, declarou.

Destacando que a expectativa de sobrevida da população com 65 anos, que era de 12 anos em 1980, aumentou para 18,4 anos em 2015 e que o número de idosos no Brasil deve crescer 262,7% até 2060, o Governo Federal apresentou, ainda no ano passado, a proposta de Reforma da Previdência. Entre outros pontos, essa PEC fixa a idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres, e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos. Nos cálculos do Planalto, a aprovação da emenda trará uma economia de R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos já no primeiro ano de sua vigência.

Representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Pernambuco, Jackeline Natal avaliou que a média de aumento da longevidade esconde diversidades regionais. “Uma mulher que mora em Santa Catarina não pode ser comparada a um homem do Pará.” Também argumentou que “a população brasileira não pode ser penalizada por estar vivendo mais”.

Presidente da Comissão de Direito de Seguridade Social da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco (OAB-PE), Alexandre Vasconcelos defendeu que não há déficit no sistema previdenciário brasileiro. “A nossa seguridade social sempre deu superávit, exceto em 2016, diante da crise, mas a retomada da economia reequilibrará a Previdência novamente”, calculou.

A importância de a população cobrar dos deputados federais um posicionamento contrário à PEC foi ressaltada pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE), Marconi Glauco. “Na semana passada, realizamos passeata e todas as pessoas abordadas nas ruas diziam que essa reforma não pode ser aprovada”, acrescentou. Já o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Paulo Rocha, entende que a iniciativa é uma manobra a fim de garantir a transferência de recursos públicos para entidades privadas. “Querem socorrer os bancos com a valorização de previdências privadas”, afirmou.
O brejense Adelson Freitas é diretor da Fetape

Trabalhadores rurais - O ponto da reforma que determina a contribuição individual e obrigatória para trabalhadores rurais foi pontuado em diversos pronunciamentos durante o debate. Representando essa categoria, o diretor de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Adelson Freitas, analisou que a PEC 287 representa prejuízo significativo para o segmento, o que resultará em desestímulo à atividade. “A retirada de direitos e a dissolução de importantes conquistas sociais trarão impactos negativos para a economia dos municípios, causando desabastecimento e aumento dos preços”, frisou.

Relator da Comissão Especial da Previdência Social, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) se posicionou contrariamente à proposta, que considerou “um desmonte social”. “As idades devem ser revistas, sim, mas com bom senso. Para se ter ideia da distorção, a idade mínima para aposentadoria que estão propondo para o Brasil hoje só será adotada daqui a nove anos no Japão, país onde a expectativa de vida chega a 84 anos”, afirmou. A auditoria da Dívida Pública foi cobrada pelo parlamentar. “Muitos dos recursos da Previdência são usados para custear esse débito”, argumentou.

Outro integrante do colegiado, o deputado Isaltino Nascimento (PSB) avaliou que “a PEC destrói o que foi acertado no artigo 194 da Constituição Federal, quando se determinou que a seguridade social compreende direitos da assistência social, da saúde e da previdência”. “Essa proposta inviabiliza o SUS (Sistema Único de Saúde) e a assistência social. E o que está por trás disso é destruir o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)”, frisou. A deputada Socorro Pimentel (PSL) também repudiou a reforma. “É uma pena de morte à classe trabalhadora. Os deputados federais não podem assinar essa declaração de óbito”, sentenciou.

A taxação de grandes fortunas e a regulamentação dos cassinos foram apontadas pelo deputado federal Sílvio Costa (PTdoB-PE) como meios de ampliar o cofre da Previdência Social. Declarando que votará contra a PEC 287 na Câmara, o parlamentar criticou o fato de as Forças Armadas terem ficado de fora da PEC 287. “Muitas filhas de militares recebem pensão de forma irregular e, mesmo assim, a proposta do presidente Temer não toca em nenhum dos benefícios das Forças Armadas. Ou a reforma é para todos ou não é para ninguém”, questionou. 

Do Estação Notícias Fonte: Alepe/Fetape

Idoso é atropelado e more no HRA após caminhão perder o freio e quase invadir uma creche em Caruaru

Um caminhão pipa-perdeu o freio e quase invadiu uma creche no Bairro do Salgado em Caruaru na manhã desta terça-feira (21). O acidente aconteceu no Bairro do Salgado e deixou um idoso gravemente ferido.

Segundo informações, o proprietário do caminhão teria ligado o veiculo para encher o balão de ar, e quando entrou em sua residência, o veículo desceu a ladeira desgovernado, bateu em um carro de passeio, atingiu o prédio da creche Flora Bezerra e também o idoso que estava aguardando o ônibus. Outras três pessoas ficaram feridas levemente.

O senhor Manoel Ferreira da Silva, 97 anos foi socorrido pelo SAMU, ele sofreu fraturas expostas nas pernas e nos braços e não resistiu aos ferimentos, falecendo no Hospital Regional do Agreste (HRA) horas depois do acidente.

As aulas na creche foram suspensas e os alunos tiveram que voltar pra casa.
Do Estação Notícias


Cardiologista Felipe Afonso atenderá no Instituto São Jerônimo

Não perca nesta quarta, dia 22, às 14 horas, terá consulta cardiológica com o médico Felipe Afonso, no Instituto São Jerônimo. O Dr. Felipe Afonso é clínico geral e cardiologista e vem de Campina Grande-PB para o Brejo, atender no Instituto São Jerônimo. Ele ficará atendendo todas as quartas, mas somente nesta quarta, dia 22, para comemorar sua vinda, às 10 primeiras consultas marcadas, terão 50% de desconto.

Marque agora mesmo sua consulta através dos números 3747-1978 ou 99668-4735 (zap).
O Instituto São Jerônimo, fica por trás da prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias

Segunda-feira reimosa na cidade de Jataúba onde três veículos foram tomados de assaltos

Na segunda-feira (20) foi marcada por medo e insegurança nas ruas da cidade de Jataúba no agreste pernambucano. Com poucos policiais para da maior segurança nas cidades, várias ações criminosas foram registradas e assustaram a população Jataubense.

Segundo informações, duas motos e um carro foram roubados em vários pontos da cidade. Apesar das buscas aos marginais, feito pela Guarda Civil Comunitária, junto com a polícia militar nenhum suspeito foi localizado.

O primeiro assalto foi registrado ao amanhecer da segunda-feira, onde foi levada uma moto Honda XR 300, que segunda informações a mesma foi recuperada mais tarde, através de um dispositivo rastreador que tinha instalado nela.
A segunda moto que foi tomada de assalto na Rua Zacarias Jose de Melo, onde dois assaltantes estavam em uma moto de modelo Bros Preta e de placa não anotadas, os mesmos anunciaram o assalto e tomaram a moto Honda XR 300 de cor preta e Placa NXW 3006. Segundo informações esses meliantes têm as mesmas características de uns que realizaram um assalto no distrito do Pindurão município do Congo-PB.

O outro veiculo foi tomado de assalto na cidade, foi uma Strada Adventure cor verde Placas NMI 2584de Jataúba-PE. Populares informara que os assaltantes estavam em um FIAT Uno de cor azul de placas não anotadas. Logo após o ato criminoso, os meliantes seguiram com destino a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
Durante a noite da mesma segunda-feira (20) o veiculo Strada foi encontrado abandonado no Bairro Rio Verde, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, segundo informações foi levado só o aparelho de som.

Do Estação Notícias Fonte: Portal do Agreste

Rubinho Nunes: “PCdoB é aliado de primeira hora do povo"

O presidente do PCdoB da cidade de Brejo da Madre de Deus, Rubinho Nunes, compareceu a cidade de Monteiro-PB, onde participou da mais importante manifestação do povo nordestino em comemoração a chegada da primeira etapa da transposição do rio São Francisco.

Rubinho Nunes levou sua comitiva e já em Campina Grande se juntou a presidente nacional da legenda Luciana Santos, que estava em companhia de senadores e deputados federais para recepcionar Lula e Dilma.

“De Campina Grande fomos para Monteiro e o que vimos foi uma demonstração de agradecimento a Lula e Dilma, que entrou para a história desse país. Só quem esteve lá pode dimensionar o sentimento coletivo que ali estava fincado. Nomes importantes da esquerda brasileira misturada com o povo, todos em um só momento de esperança. Ser militante do PCdoB estes anos todos, compensou em ver na cara do sertanejo o sorriso de volta”, disse Rubinho.

Devido ao enorme congestionamento, Rubinho Nunes não pôde comparecer a procissão de São José em Brejo da Madre de Deus, onde recepcionaria personalidades da política nacional.

“O PCdoB de Brejo cumpriu sua parte na história e estava ao lado do povo em Monteiro, o partido é aliado de primeira hora do povo brasileiro. Este momento será lembrado por décadas, e temos a consciência de que nossa parte foi feita, como em todos os momentos importantes da luta social do Brasil. O PCdoB nunca fugiu da luta em prol do povo”. Falou Rubinho.

A deputada e presidente nacional do PCdoB Luciana Santos foi uma dessas personalidades que estava ao lado de Lula, Dilma e do povo na inauguração popular da transposição do São Francisco.

Do Estação Notícias Fonte: Sulanca News