quarta-feira, 15 de março de 2017

Promotor de Justiça do Brejo realiza audiência com gestor do DER e manifestantes do sítio Jaracatiá

MP também solicita do DER reparos na PE-145 e PE-160 

Quando o Promotor de Justiça Dr. Antônio Rolemberg estava se dirigindo na manhã da quinta-feira (09) para o Ministério Público do Brejo da Madre de Deus, se deparou com um protesto que interditou a PE-145 no sítio Jaracatiá. Naquela ocasião, os moradores da localidade estavam cobrando a construção de lombadas, devido aos grandes índices de acidentes fatais. O protesto só acabou depois que o promotor conversou com os manifestantes e agendou uma audiência para que fossem tomadas as devidas providências.

Na terça-feira dia 14 de março, o Promotor de Justiça recebeu na sede do MP em Brejo da Madre de Deus, os senhores José Miguel, João André e Gilvan Felix, moradores do sítio Jaracatiá, e também o gestor do Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER/PE), o senhor Romero Torres Nunes. Em audiência, a cerca da manifestação popular ocorrida na quinta (09), o gestor do DER garantiu que após o término da audiência estaria se deslocando até o sítio Jaracatiá para analisar a viabilidade técnica de serem colocadas lombadas físicas para evitar acidentes na localidade.

Em relação ao reinício das obras de conservação da PE-145 e PE-160, reivindicação do MP, a resposta do DER foi de que: após a conclusão dos serviços do trecho entre Cachoeira Seca (Lampião, zona rural de Caruaru) e Fazenda Nova (distrito do Brejo da Madre de Deus), uma equipe será deslocada para realizar o serviço de conservação (tapa buraco) de Fazenda Nova a Barra de Farias, e outra equipe realizará o mesmo serviço no trecho entre Brejo Sede e Jataúba. Somente após a conclusão da conservação da PE-145 os trabalhos de tapa buraco serão realizados na PE-160 entre Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe (até o Moda Center).

O prazo estimado para a conclusão das obras de reparo na PE-145 é de 190 dias, a contar da terça-feira, 14 de março.
Do Estação Notícias

Choveu muito na área de captação da barragem de Santana II fazendo o reservatório aumentar o nível em 3 metros

Ao contrário do que tinha acontecido nas chuvas anteriores em Brejo da Madre de Deus, desta vez o local que mais choveu foi na zona brejeira, principalmente na área de captação das barragens de Santana I e II.

Foram muitas as localidades onde as chuvas caíram na terça-feira (14), mas no sítio Xéu foi registrada a maior quantidade de chuva, 97,5 mm. Com isso, a barragem de Santana II teve aumento de 3 metros em seu nível, chegando a atuais 21,4% de sua capacidade.

O Blog Estação Notícias obteve informações das medições pluviométricas registradas em nosso município na terça-feira. 

Confira:

Sítio Xéu 97,5 mm
Sítio Amaro (centro) 67,5 mm
Brejo Sede 50 mm
Bairro Lagoa 38 mm
Sítio Jaracatiá 35 mm
Sítio Estrago 27,5 mm
Sítio São Paulo 15 mm
Sítio Queimadas 4 mm

Veja imagens da Barragem de santana II registradas na manhã desta terça-feira (14)
Do Blog Estação Notícias 

Bruno Araújo está na lista de Rodrigo Janot

Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Bruno Araújo (Ministro das Cidades), Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte) e Antônio de Roque (Jataúba) no velório de Zé Inácio na cidade de Brejo da Madre de Deus.

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos citados nas deleções de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht e da petroquímica Braskem (empresa do grupo Odebrecht).

Não foram divulgados os nomes dos alvos dos pedidos porque a solicitação tem caráter sigiloso. O procurador-geral pediu a retirada do segredo de Justiça de todo o material, sob o argumento de que é necessário promover transparência e atender ao interesse público.

A TV Globo confirmou com várias fontes que a PGR solicitou que o STF autorize abertura de investigações de pelo menos cinco ministros, seis senadores, um deputado e ex-integrantes dos governos Lula e Dilma, inclusive os dois ex-presidentes.

Bruno Araújo (PSDB-PE), ministro das Cidades, que é apoiado na região do Polo de Confecções, mais precisamente pelo prefeitos Hilário Paulo (Brejo da Madre de Deus), Antônio de Roque (Jataúba) e Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), está entre os novos nomes para serem investigados pelo STF. Ele é um dos citados nas delações da Lava Jato.  

Em nota Bruno Araújo informou que, com base na legislação eleitoral, solicitou doações a diversas empresas, incluindo a Odebrecht. "O sistema democrático vigente estabelecia a participação de instituições privadas por meio de doações. Mantive uma relação institucional com todas essas empresas", afirmou.

Do Estação Notícias Fonte: Sulanca News