sábado, 4 de março de 2017

Fonte Termal de Fazenda Nova Seca!

A fonte termal de Fazenda Nova - Brejo da Madre de Deus - PE; encontra-se seca

Um dos pontos turísticos que por muitos anos trouxe turistas de outros estados e países para tomar banho em sua água clinicamente medicinal, infelizmente secou, na década de 80 turistas vinham a Fazenda Nova usar da água por orientação médica, pois a mesma curava vários problemas de saúde como também a lama dos cacimbões era considerada como um creme medicinal para curar doenças de pele.

Neste mesmo período a água foi enviada para analise e foi classificada como a 5º melhor água do Brasil por um dos melhores laboratório de análises de Minas Gerias.
Hoje a população de Fazenda Nova e região hoje encontra-se descoberta já que durante toda historia a fonte sempre foi o único local onde a população encontrava água gratuita para suas necessidades.

Conversamos com um funcionário e ele nos passou que a fonte começou a secar depois que alguns poços artesianos foram perfurados nas proximidades, ele ainda conta que três dias após a perfuração desses poços, pode perceber que não estava mais minando.

O administrador da fonte teve que contratar uma empresa para perfurar um poço artesiano dentro da área pertencente à fonte.
Hoje a população carente que se servia dessa água está sofrendo, pois precisa compra água para seus gastos em casa.

Um morador de Fazenda Nova que não quis se identificar falou “Passamos por um grande período de seca em nossa região e muitos não consegue comprar água a minha família sempre pegou água nesta fonte e hoje não sabemos o que fazer? ou a quem recorrer?”.
Você sabia que para perfurar um poço artesiano é necessário se dirigir à CPRH para dar entrada na documentação necessária?.

Poços rasos

Para os poços a serem perfurados, cuja profundidade seja inferior a 20 (vinte) metros ou possuam vazão de até 5m3 /dia, de acordo com a finalidade do uso da água: Doméstico ou rural É necessário apenas o cadastramento.

Industrial ou comercial Deverão requerer a Licença de Instalação e o Termo de Outorga. Após a conclusão da perfuração do poço, o proprietário deve requerer a Licença de Operação.

Poços profundos

Os poços a serem construídos, cuja profundidade seja superior a 20 (vinte) metros ou possuam vazão acima de 5m3 /dia, deverão requerer a Licença de Instalação e, após a perfuração, a Licença de Operação. A expedição da LO está condicionada à instalação prévia do hidrômetro.

Obs: Os poços com finalidade exclusiva de pesquisa estão isentos de outorga e licenciamento, independente de sua profundidade. No entanto, é exigido o seu cadastramento junto à CPRH.

Documentos necessários

Cadastramento Ficha para cadastramento de poços, conforme modelo fornecido pela CPRH.

Licença de Instalação (LI) Requerimento de licença, requerimento de Outorga de Uso da Água, formulário para Empreendimento com Utilização em Recursos Hídricos, planta de localização do empreendimento, Relatório Técnico detalhado, conforme modelo fornecido pela CPRH, Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA.

Licença de Operação (LO) Requerimento de licença, relatório conclusivo da obra de captação, análises físico-química e bacteriológica recentes, teste de produção do poço e instalação de hidrômetro na saída do poço.

Do Estação Notícias Fonte: Nova FM 

Melhoramento do ensino médio é pauta de reunião entre Secretários de Educação

O secretário Municipal de Educação do Brejo da Madre de Deus, Tobias Barbosa, esteve reunido com o secretário Estadual de Educação, Frederico Amâncio, no Recife. Na oportunidade foram tratados assuntos relacionados ao melhoramento do ensino médio principalmente no Distrito São Domingos.

Entre as demandas apresentadas pelo secretário Tobias, estão: Transporte escolar para alunos do ensino médio que residem em São Domingos, mas que estudam nas escolas de Santa Cruz do Capibaribe e a construção de uma escola estadual no Distrito.

O secretário Frederico Amâncio informou que a construção de uma unidade educacional de ensino médio em São Domingos está entre as prioridades do Governo de Pernambuco.

“Sentir que nossas cobranças têm surtido efeito, pois o secretário Frederico pontuou que a construção de uma escola de ensino médio no Distrito São Domingos está entre as prioridades do governo estadual. A construção dessa unidade já é um pleito antigo do prefeito Hilário, que desde quando era vereador já vinha insistentemente cobrando a construção, mas acredito que estamos mais perto do que longe de alcançar mais essa conquista”, frisou Tobias.

Do Estação Notícias Fonte: Assessoria

Homem comete suicídio em Santa Cruz do Capibaribe

Na noite desta sexta-feira, 03 de fevereiro, um homem cometeu suicídio em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano.

De acordo com informações, a vítima de nome José Sérgio de Azevedo, de 31 anos de idade, residente na Rua José da Silva Neves no bairro Neco Aragão, usou uma extensão de energia elétrica para ceifar a própria vida.

Segundo relatou a esposa do José Sérgio, no momento em que ela costurava, o mesmo falou que iria sair para resolver algo, quando foi ao muro e fechou a porta na chave, usando fios de extensão para se enforcar. Pouco tempo depois, a mulher sentiu falta dele, quando chegou à porta da cozinha visualizou os pés dele, onde imediatamente chamou um vizinho para ajudar, porém ele já encontrava-se em óbito.
Até o momento não se sabe o motivo que levou o homem a se enforcar, já que a esposa relatou um bom convívio familiar.

Do Estação Notícias Fonte: Agreste Notícia

Veículos de passeio se envolvem em acidente no giradouro do trevo do Brejo

Um acidente de trânsito aconteceu no início da tarde da sexta-feira (03) no giradouro do trevo da entrada do Brejo da Madre de Deus.
O acidente envolveu um veículo Gol de cor prata e placa PFS-6594 do Brejo da Madre de Deus que seguia sentido centro da cidade e um veículo Ford KA de placa PYU-8563 que trafegava sentido Caruaru.
A colisão houve apenas danos materiais. A polícia foi acionada logo controlou a situação e liberou o trânsito em seguida.
Do Estação Notícias

Super Promoção da Madre Gás