domingo, 1 de outubro de 2017

Professoras finalizam trabalho com resgate do nome de Lagoa dos Mandantes em Fazenda Nova

"Aqui não é favela, temos um nome, é Lagoa dos Mandantes!"

O trabalho realizado pelas professoras Valéria Oliveira e Thacylla Medeiros na comunidade de Lagoa dos Mandantes, localizada no distrito Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, merece nosso destaque.

As professoras concluíram o Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF) EJA Campo e quando questionaram os alunos sobre o que poderia ser feito para marcar o fim deste trabalho, ficaram surpresas com a resposta: “Queremos de volta o nome da nossa comunidade”.

Os próprios alunos do EJA confeccionar a placa com o nome da comunidade

Para muitos esse pedido parece ser algo tão simples, mas a questão é que a comunidade se sente inferiorizada, humilhada e desprezada devido ao preconceito de algumas pessoas que chamam o local de “favela”.

Por este motivo para quem mora na localidade o resgate do nome Lagoa dos Mandantes significa terem de volta o respeito que todos merecem, como explica a moradora Elioneide do Nascimento.

“O nome da nossa comunidade é Lagoa dos Mandantes e esse nome para nós significa muita coisa, pois aqui não é favela, as pessoas precisam nos respeitar. Eu achei muito boa esta iniciativa de resgatar a placa com o nome da nossa localidade”, disse 

O trabalho repercutiu bem e foi aprovado

O cabeleireiro Eduardo Pereira falou que existe preconceito com a comunidade e que lá tem pessoas humildes que precisam de respeito.

“Aqui é uma comunidade de pessoas simples e humildes, pessoas trabalhadoras que sentem no dia a dia a discriminação de serem chamados de favelados. Isso causa medo nas pessoas que chegam até a olhar pra cá com um olhar de desprezo. Isso deixa a gente constrangido, por isso queremos o respeito com a nossa comunidade”, frisou.

As professoras Valéria e Tarsila comungam do mesmo sentimento de dever cumprido e de agradecimento.
As professoras Valéria e Thacylla venceram os desafios junto com os alunos

“Nós tivemos dificuldades, mas graças a Deus finalizamos este trabalho e agora estamos com um lindo sentimento de dever cumprido. Também estamos felizes em ter contribuído com a comunidade que tinha esse desejo do resgate do nome da mesma, com uma placa instalada na entrada as margens da rodovia. Agora todos que passarem saberão que aqui se chama Lagoa dos Mandantes”, disseram as professoras.

Tarsila e Valéria ainda agradeceram o apoio do secretário de Obras Everton Jó que doou a placa e aos alunos que fizeram a pintura e letreiro.
Momento em que a placa foi colocada na entrada da comunidade
As margens da PE-145
Do Estação Notícias