segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Compesa intensifica rodízio em Brejo da Madre de Deus para preservar a Barragem de Santana II

Barragem de Santana II está a beira de um colapso

A seca que castiga o Agreste pernambucano há seis anos consecutivos tem provocado a redução do volume de água ou colapso dos mananciais da região. Um dos reservatórios que  está passando  por dificuldades é a Barragem de Santana II, que abastece a cidade de Brejo da Madre de Deus e as comunidades de Barra de Farias em Fazenda Nova. Sua capacidade é de 500 mil m³, mas, atualmente, está com 15,8% do volume total.

Na tentativa de  preservar o manancial e evitar o colapso do abastecimento da cidade, a Compesa promoveu uma mudança no rodízio de Brejo. O novo calendário mostra que a cidade receberá água a cada duas semanas e não mais uma vez por semana como é atualmente. Medidas como estas têm a finalidade de estender ao máximo o abastecimento via manancial de Santana II.

A Compesa informa ainda que o calendário de abastecimento das localidades de Barra de Farias e Fazenda Nova não sofreram alterações.

Confira o novo calendário de abastecimento em Brejo:
Fique ligado: Nesta semana não haverá abastecimento. A partir do próximo domingo dia 16 o SETOR 1 (da prefeitura para o centro) receberá água até a terça dia 18. Já o SETOR 2 (da prefeitura para o trevo) receberá água da quarta dia 19 até o sábado dia 22.

No distrito Barra de Farias o abastecimento será no sábado dia 29. E o distrito Fazenda Nova receberá água durante uma semana, do domingo dia 23 até o sábado dia 29.

Do Estação Notícias

Escoteiros do Brejo realizam atividade com portadores de necessidades especiais

No domingo (09) mais de 50 escoteiros em Brejo da Madre de Deus realizaram o 18º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária,o “MutCom” é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolverem com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade.

Atividade foi “Conversando com um Campeão” onde três jovens portadores de necessidades especiais, que são pessoas que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente, que acarretam dificuldades em sua interação com o meio físico e social. 
O evento foi realizado no Centro de Referencia Assistência Social “CRAS” no centro da cidade. Com o tema “Diversidades que nos unem”, à interação sadia com o outro e a perspectiva de descoberta de novos olhares, sendo incentivados a conviver e respeitar as diversidades para que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e de tratamento, como forma de combater o preconceito, a discriminação e, consequentemente, a desigualdade socioeconômica e a violência.

Muita emoção e perguntas aos convidados sobre seu modo de viver, conviver, sonhos e tantas outras perguntas que foram respondidas pelos mesmos.
Do Estação Notícias

Casa de Móveis Belo Jardim está com preços incríveis e parcelamento especial em toda linha infantil

Cama, guarda roupa, cômoda e muitos outros móveis para os pequeninos

O seu filho merece sempre o melhor, por isso a Casa de Móveis Belo Jardim está neste mês de outubro, o mês das crianças, com preços incríveis em toda linha infantil e ainda dividindo em 8x no carnê ou em 10x no cartão.

Casa de Móveis Belo Jardim, em Brejo da Madre de Deus localizada na Rua da Saudade, fone: 3747-1130.

Casa de Móveis Belo Jardim, conforto e elegância para o seu lar!
Do Estação Notícias

O ciclo que foi quebrado

Dr. Edson de Sousa e Roberto Asfora

A eleição desse ano em Brejo da Madre de Deus ficou para a história do município, não somente por ter elegido o primeiro prefeito morador do sofrido Distrito São Domingos, mais também por ter quebrado um ciclo que se estendia desde 1992, já que essa foi à primeira eleição municipal dos últimos 24 anos que não teve a presença direta de Roberto Asfora (PSDB) e Dr. Edson de Sousa (PTB) como candidatos a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus.

Talvez os mais jovens não conheçam o histórico político da cidade que vivenciou em 1992 uma batalha eleitoral do atual prefeito Dr. Edson com o ex-prefeito Israel Cordeiro (PV), sendo o Doutor o vencedor naquela eleição. Quatro anos se passaram e em 1996 foi à vez o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) concorrer a sua primeira eleição, sendo derrotado na época pelo ex-prefeito José Inácio que assumiu o cargo até o ano de 2000, quando tentou a reeleição e foi derrotado pelo próprio Roberto Asfora que na época contou com o apoio de Dr. Edson que em 2004 virou seu adversário e concorreu o cargo de prefeito, porém sem êxito. Naquele ano Asfora foi reeleito e cumpriu seu segundo mandato até 2008. A continuidade desse ciclo aconteceu naquele mesmo ano, quando Dr. Edson retornou ao município e concorreu o mesmo cargo contra Alexandre Asfora que foi apresentado por Roberto para lhe suceder. Dr. Edson conseguiu ser eleito e frustrar o projeto do Tucano de eleger o próprio primo para lhe suceder.

O Petebista assumiu a Prefeitura Municipal de Brejo em 2009 e concorreu a reeleição contra o próprio Roberto Asfora na eleição de 2012, onde conseguiu êxito para seu terceiro mandato, sendo esse interrompido em Abril de 2013, devido à cassação de seu mandato sobre a acusação de abuso de poder econômico e político, além da realização de um suposto showmício.

Uma eleição suplementar foi marcada para julho de 2013 e novamente o ex-prefeito Roberto Asfora foi candidato, conseguindo ser eleito sobre Hilário Paulo (PSD), mas com a revogação da sentença imposta ao Dr. Edson, Asfora deixou o cargo em Agosto de 2014 e o prefeito eleito em 2012 foi reintegrado ao cargo de prefeito.

Depois de toda essa instabilidade jurídica e administrativa, chegou as eleições de 2016, dessa vez, Dr. Edson que já cumpria sua reeleição apoiou o prefeito eleito Hilário Paulo, enquanto que Roberto Asfora foi enquadrado na Lei do Ficha Limpa e teve sua candidatura impugnada, apresentando a própria esposa posteriormente que foi derrotada nas urnas.

Acreditasse que as próximas eleições ainda não terá a presença dos dois personagens principal desse ciclo como candidatos a algum cargo eletivo, já que ambos têm contas rejeitadas pelo TCE-PE – Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – e pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias Fonte: Blog Agreste Notícia

O gás da família brejense


Mulher é assassinada em Santa Cruz do Capibaribe

Na madrugada deste domingo (09) Santa Cruz do Capibaribe registrou mais um crime de morte. O caso vitimou uma mulher, identificada por Carla Xavier, 30 anos. O fato se deu no Bairro São Cristóvão.

De acordo com as informações de testemunhas, a vítima estava com o seu companheiro e outro rapaz bebendo na escadaria do antigo mercado de farinha, quando foram surpreendidos por duas pessoas, não identificadas em uma moto.

Ainda segundo informações repassadas para a polícia, o garupa desceu do veículo e perguntou ‘quem estaria devendo’. Em seguida, o elemento teria chamado seu nome e efetuado alguns disparos de arma de fogo, fugindo e seguida, com destino ignorado.

Os tiros acertaram o rosto da vítima, que faleceu no local. O seu corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Do Estação Notícias Fonte: Adielson Galvão