quarta-feira, 18 de maio de 2016

Agentes Comunitários de Saúde aderiram à paralisação nacional e cobram seus direitos

Reajuste de salário e férias atrasadas são as principais reivindicações

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brejo da Madre de Deus, aderiram à paralisação nacional da categoria que acontece nesta quarta-feira (18) de maio. Eles caminharam carregando faixas e promoveram um apitaço que chamou a atenção da população pela Avenida Cleto Campelo, Trevo da entrada da cidade e passaram pela prefeitura, concentrando na Academia da Saúde em frente a policlínica.

O presidente da Regional dos ACS, Antônio Genilson de Jataúba, esteve presente a fortaleceu a manifestação.

“Estamos fazendo uma manifestação em prol da nossa categoria, essa é uma manifestação a nível nacional. Estamos reivindicando nossos direitos que são salários e outros benefícios que merecemos como profissionais”, destacou.
Antônio Genilson presidente Regional dos ACS

A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde em Brejo da Madre de Deus, Soledade Marinho, explicou que além de cobrar o reajuste salarial, eles também reivindicam outros direitos.

“Já fazem três anos que não temos reajustes e por isso paralisamos em todo país para cobrar o reajuste em nossos salários. E além disso, aqui em Brejo, estamos protestando também por férias atrasadas. Temos profissionais com 4 férias e isso não pode acontecer. Estamos aguardando uma resposta da secretária de Saúde do município, que inclusive, ficou de mandar um ofício para o Ministério Público até a próxima sexta-feira dia 20. A partir de amanhã, vamos formar uma comissão para cobrar essa férias que estão acumuladas”, disse.
Soledade marinho presidente da Associação dos ACS

Segundo Seledade, os ACS também sofrem com humilhações e falta de credibilidade por parte dos superiores.

“Não temos apoio e somos muito humilhados. A humilhação é grande com a gente por parte do enfermeiro. Tudo que pedimos ou solicitamos parece até que estamos mentindo, e o que falamos está errado. É como se a gente nunca tivesse falando a verdade pra eles. Queremos um superior que seja por a gente e não fique nos entregando para a comunidade. Isso nos deixa desacreditado. Desacredita o nosso trabalho. Se trabalhamos para a comunidade ela tem que acreditar no que falamos e orientamos e no que fazemos”, desabafou.

Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do Brejo da Madre de Deus são filiados ao Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (SINDACSE) e foram para Caruaru na manhã desta quarta-feira. Eles participaram de uma manifestação que bloqueou a BR-232. A luta dos ACE é também pelo reajuste salarial.
Agentes Comunitários de Endemias do Brejo da Madre de Deus na BR-232 em Caruaru após o protesto na manhã de hoje
O protesto na BR-232 participaram ACS e ACE de várias cidades
Veja mais fotos da paralisação dos ACS em Brejo da Madre de Deus:

Fora do ar em Brejo há vários meses, programa Cidade em Foco do Alberes Xavier pode voltar a ser transmitido pela Colinas FM

Em agosto do ano passado a Rádio Comunitária Colinas FM do Brejo da Madre de Deus passou a transmitir o programa Cidade em Foco do comunicador Alberes Xavier. O programa é focado no mundo da política e estava ganhando cada vez mais audiência em nossa cidade. Mas nos primeiros meses de 2016, entrevistados do programa atacaram e fizeram graves denúncias contra o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB), e isso deu origem a mais uma reclamação contra a emissora que já tinha firmado anteriormente um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para adequação dos serviços.

Roberto Asfora se sentiu prejudicado por não ter espaço na emissora e inclusive afirma que no dia em que participou do programa com Alberes Xavier, teve o seu áudio cortado.

Em fevereiro deste ano o líder da oposição solicitou providências do MP para "dar um basta nas práticas abusivas, antidemocrática e desleal", como classificou na denúncia. 

Uma reunião foi realizada para tratar do assunto com o Promotor de Justiça, proprietário da emissora Marconi Vieira e o vereador de oposição Robertinho Asfora (PSB).

Como as rádios comunitárias são proibidas por lei de entrar em cadeia (transmitir o mesmo sinal) com outras emissoras, com exceção da transmissão da Voz do Brasil ou quando excepcionalmente houver expressa determinação do Governo Federal, o Programa Cidade em Foco teve que sair da grade de programação da Colinas FM e não pode ser mais exibido da maneira em que estava. Em caso de desobediência a emissora poderia sofrer penalidades, inclusive, ser denunciada na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e correr o risco de ser fechada pela justiça. 

Segundo informações repassadas por Joabh Henrique, atual diretor da Colinas FM, a emissora está se organizando para voltar a transmitir o Programa Cidade em Foco, não entrando em cadeia com a emissora geradora do programa, mas adquirindo o conteúdo gravado que seria exibido em outro horário. Sobre o suposto corte no áudio de Roberto Asfora quando o mesmo foi entrevistado por Alberes Xavier, Joabh afirmou que não houve sabotagem e o motivo foi problemas na internet.

Questionado sobre ter entrado na justiça contra a emissora, Roberto Asfora foi objetivo em suas palavras.

E se existe um Termo de Ajustamento de Conduta, ele tem que ser respeitado.É uma falta de respeito o que essa rádio comunitária tem feito comigo. Entrei na justiça e entrarei contra qualquer meio de comunicação que me ofenda, para aquele que falar, responda em juízo”, disse.

Do Estação Notícias