sábado, 30 de abril de 2016

Dicas de alimentação saudável com a nutricionista Jéssika Laís

Olá pessoal, em parceria com o Blog Estação Noticias estarei trazendo para vocês semanalmente dicas de alimentação saudável, para emagrecimento, ganho de massa muscular, alimentos funcionais, e muito mais. Para mim é sempre um prazer repassar informação e conhecimento, contribuindo para a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas. 
Conto com vocês, fiquem ligados nas dicas.

Um abraço,
Nutricionista Jéssika Laís

Vamos começar falando de um assunto bem questionado nos consultórios...

Ovo: amigo ou inimigo?

Por décadas o ovo foi considerado um alimento prejudicial a saúde pela quantidade de colesterol presente em sua gema, porém estudos recentes mostraram que não é bem assim, o ovo pode sim estar presente na nossa mesa todos os dias! 

Os ovos são fontes de ácidos graxos essenciais, carotenóides antioxidantes (luteína e zeaxantina), proteína de alta qualidade e colina. Então, o ovo pode ser incluído na dieta, pois além de ser nutritivo e saudável, tem baixo custo.
Mas e quanto à quantidade de gordura? Sim, ele é um alimento rico em gorduras boas (monoinsaturadas e poli insaturadas) e gordura ruim (saturadas), mas a quantidade de gordura saturada (ruim) não é suficiente para trazer malefícios a nossa saúde (como a colesterolemia), pois a colina presente na gema, atua diminuindo a absorção do colesterol. Portanto, não é o consumo regular de ovos que irá aumentar seu colesterol, mas uma série de atitudes alimentares erradas como sedentarismo, má alimentação, alto consumo de produtos ricos em gorduras trans (produtos industrializados) e etc, estes sim, devem ser evitados.

O consumo de ovos também é interessante para os praticantes de atividade física, em especial a musculação, por ser uma ótima fonte de proteínas que está intimamente ligada com a hipertrofia muscular (crescimento do músculo).

Mas aí vem a pergunta, quantos ovos por dia cada pessoa pode consumir? A resposta: Depende.

Cada organismo é diferente e não dá pra fixar uma quantidade exata, muito se fala em 3 ovos por dia, mas isto também é variável. Depende muito da quantidade de proteína que você precisa por dia e como o ovo pode estar presente na rotina alimentar. 
Agora após este esclarecimento sobre o ovo, pode consumi-lo sem medo (caso não seja alérgico a ele) e tenha saúde e qualidade de vida. Qualquer dúvida procure sempre um nutricionista para que ele adeque seu plano alimentar com todos os nutrientes que você precisa!

Nutricionista Jéssika Laís
CRN6 10336

Do Estação Notícias