terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Casos de dengue crescem 40% em Pernambuco. Brejo da Madre de Deus, no Agreste, lidera o ranking no estado

Em uma semana, 70 novos casos de microcefalia foram registrados em Pernambuco. O crescimento no índice vem acompanhado de outro dado preocupante. Entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 923 casos de dengue. O número representa um aumento de 40,92% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre 1º de agosto de 2015 e 16 de janeiro, a estatística de microcefalia já alcançou 1.306 notificações. Desse total, 506 (38,7%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. Ao todo, 123 casos foram confirmados, vinte a mais do que no último boletim (divulgado dia 12), e 106 foram descartados - levando em consideração o resultado dos exames de imagem dos bebês. Nos casos de microcefalia, 68,2% das notificações envolvem meninas. Eles foram registrados em 112 cidades pernambucanas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já foram registrados cinco casos de bebês natimortos e quatro que vieram a óbito logo após o nascimento. Até o momento, nenhum dos casos teve, oficialmente, microcefalia como causa básica de morte. Duas das crianças eram do Recife, três de Ipojuca, uma de São Lourenço, uma de Bodocó, uma de Bom Jardim e uma de Petrolina.

Casos suspeitos - levando em conta gestantes que apresentaram exantemas na pele - já foram percebidos em 69 municípios em 548 grávidas. Seis mulheres já tiveram a confirmação de microcefalia intraútero.

DENGUE

A Secretaria Estadual de Saúde informou que, entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 923 casos de dengue, com 61 confirmações, em 86 cidades. O número representa um aumento de 40,92% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram notificados 655 casos suspeitos. Desses, 269 já foram confirmados. Três mortes estão sendo investigadas. Os municípios com maior número de incidência (considerando a quantidade de casos por 100 mil habitantes) nas oito últimas semanas foram: Brejo da Madre de Deus (937), Belo Jardim (907), João Alfredo (764), Sanharó (608), Nazaré da Mata (397), Vertentes (375), Itaquitinga (304), Cumaru (225), Poção (212) e Tuperatama (157).

CHIKUNGUNYA

No mesmo período, entre 3 e 9 de janeiro, foram notificados 255 casos suspeitos de chikungunya em 48 municípios. Desses, oito já foram confirmados e 38 descartados. No último ano, foram notificados 2.605 casos suspeitos de chikungunya, sendo 450 confirmados e 589 casos foram descartados.

ZIKA

Entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 200 casos suspeitos de zika. Em 2015, desde o início das notificações obrigatórias de zika (10 de dezembro), foram notificados 1.386 casos da doença. Em 2015, foram confirmados 14 casos de zika nos municípios de Olinda (3), Recife (8), Jaboatão dos Guararapes (1), Frei Miguelinho (1) e Goiana (1). Também foram descartados 12 casos. Dos descartados, 11 positivaram para dengue.

Do Estação Notícias Fonte: Diário de Pernambuco

Mulher morre com tiro na cabeça após tentativa de assalto enquanto viajava para feira de Caruaru

Na madrugada desta segunda-feira (18), mais um crime brutal foi registrado no agreste de Pernambuco, mais precisamente com um grupo de compradores que vinha do município de João Câmara, Rio Grande do Norte.

De acordo com as informações, o grupo composto de seis pessoas, sendo cinco delas que iriam fazer compras na Feira da Sulanca em Caruaru, seguia em uma van na BR-104 quando outro carro em que estavam criminosos ainda não identificados se aproximou.

Ao emparelharem com a van no trecho entre o acesso à cidade de Taquaritinga do Norte e o distrito Pão de Açúcar (que pertence ao mesmo município), vários disparos foram efetuados contra o veículo, atingindo Edite de Sousa (55 anos), que vinha no banco do passageiro, do lado do taxista.

De acordo com o motorista da van, que não terá seu nome revelado, foi relatado que ele parou e foram levados para uma estrada de terra e depois todos tiveram seus pertences roubados, mesmo com a mulher ferida dentro do veículo.

Os criminosos fugiram em seguida. O taxista, que foi ameaçado de morte por várias vezes no ato do crime, ainda conseguiu acionar o Samu, que veio para prestar os primeiros atendimentos, mas a mulher não resistiu e acabou morrendo.

O corpo da vítima foi conduzido para o IML, em Caruaru.

Do Estação Notícias Fonte: Ney Lima