sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Psicologia e seus campos de atuação

Pouco se sabe sobre a prática do psicólogo, e é de suma importância conhecer essa área encantadora. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, a qual surgiu como um apoio para que as pessoas pudessem enfrentar as dificuldades e desafios da vida. Desta forma, vamos entender um pouco sobre a psicologia e suas diversas áreas de atuação, vejamos brevemente algumas áreas de atuação da psicologia. 

Psicologia clínica- São realizados através de atendimentos sistemáticos, com duração média de 30 à 45 minutos, sendo mais conhecido como psicoterapia. Este atendimento pode ser realizado em consultórios particulares, clínicas, e em alguns municípios através de policlínicas.

Existem alguns pensamentos preconceituosos sobre pessoas que fazem psicoterapia, e é neste sentido que se faz necessário o acesso a informações. Na sociedade atual, as pessoas se preocupam com a saúde, bem estar e aparência física, o que de fato é indispensável, a boa alimentação remete a uma vida saudável e de qualidade, porém se esquecem da importância do cuidado e bem estar psicológico. Ir ao psicólogo não é coisa para "pessoas loucas" e sim para aqueles que sentem a necessidade de melhorar, enfrentar algo que os deixam aflitos, isso podemos relacionar ao: estresse, ansiedade, medo, bullying, luto, ciúmes e entre outros sentimentos, além disso, os atendimentos psicoterápicos estão relacionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos, que apresentem dificuldades de aprendizagem, de relacionamento e possíveis transtornos e distúrbios. Contudo, são feitos trabalhos para desenvolver habilidades e fazer com que as pessoas consigam a lidar com as determinadas situações existentes na sua vida. 

Psicologia Social- Trabalhos desenvolvidos através de atividades em grupo, os quais têm em comum os mesmos temas, ou situação, sendo vivenciada no momento. Visitas domiciliares com objetivo de acompanhamento das famílias. São trabalhos realizados em ONGs, CRAS, CAPS e CREAS.

Psicologia Organizacional- Trabalho relacionado a seleção e recrutamento de pessoas candidatas a determinadas vagas de uma empresa, além disso o psicólogo organizacional elabora treinamentos e cuida do bem estar de todos os envolvidos na empresa.

Psicologia Educacional- Trabalhos desenvolvidos com professores, alunos e pais. Com o intuito de forma  eficaz de aprendizagem e melhoria de ambiente escolar. Desta forma, desenvolve, avalia materiais, assim como também métodos de programas educacionais.

Existem várias outras áreas especificas de atuação do psicólogo, isso pois, a psicologia vem ganhando cada vez mais espaço, as pessoas  percebem o quanto é importante a atuação do psicólogo em hospitais, clínicas, empresas, escolas, departamento jurídico, trânsito e na sociedade de forma geral. 

O psicólogo não está relacionado à como muitos gostam de falar "médico para doido", e sim, para todos os seres humanos, pois como dito anteriormente precisamos cuidar da nossa mente, dos nossos sentimentos, para viver de uma forma psíquica saudável, o que proporcionará consequentemente um bem estar mental, social e físico.

Izabel Cristiane Izidio de Oliveira
CRP. 02/18770.

Do Estação Notícias