domingo, 8 de novembro de 2015

Seminário discute impactos socioambientais dos parques eólicos em Pernambuco

O seminário acontecerá no Sindicato Rural do Brejo da Madre de Deus

Diante do anunciado pelo Governo Estadual de que, em 14 municípios, 30 parques eólicos estão em fase de projeto ou construção, e cinco já em operação, um conjunto de organizações decidiu realizar um Seminário sobre os Impactos Socioambientais desses empreendimentos para Pernambuco. A atividade acontecerá em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do estado, na próxima terça-feira (10), a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), e será aberto ao público.

A organização do evento está sob a responsabilidade da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Diocese de Pesqueira, Secretaria de Agricultura do município, STTR e Comitê de Bacia do Rio Capibaribe.  Na programação, estão painéis que além de abordarem os impactos desses empreendimentos, discutirá questões como a legalidade jurídica desses parques, a legislação ambiental de Pernambuco e as experiências de outros estados. Ao final, será lançada a Carta de Brejo da Madre de Deus sobre esse tema.  A atividade contará com exposições de representantes da Igreja, de Organizações da Sociedade Civil, do Ministério Público, da Academia, do Governo do Estado e dos Trabalhadores Rurais.

As entidades destacam que, em outros estados, a falta de transparência e de uma discussão mais ampla com a sociedade sobre a implementação desses parques tem causado diferentes conflitos, provocando, inclusive, desemprego, estagnação econômica nos municípios, perda da soberania territorial dos povos e comunidades locais, o que vem comprometendo o modo de vida da população. A destruição ambiental e o risco para os mananciais de água são outros problemas identificados.
 
SERVIÇO

Seminário sobre os Impactos Socioambientais dos Parques Eólicos
 
Dia: 10 de novembro de 2015   
Das 8h às 13h
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias Fonte: Fetap