terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Veterinário Jataubense impede comercialização da carne de animal com tuberculose bovina que foi abatido no matadouro público em Brejo

O veterinário jataubense "Polito" procurou nossa equipe e falou sobre um caso grave que aconteceu no Matadouro Publico de Brejo da Madre de Deus, trata-se de um empasse que houve com um dos marchantes, onde o veterinário Polito falou que a carne era impropria para o consumo humano, vale salientar que a carne consumida em Jataúba está sendo abatida também e Brejo, por conta que o matadouro de nossa cidade está interditado por está situado dentro da cidade, o que é proibido pelo ministério da saúde.

Confira abaixo o que falou o veterinário Polito:
"O dono desse boi chegou ao matadouro brabo, porque eu mandei queimar o boi, disse que o mesmo estava bom e que dava pra colocar a carne pra comercializar, e que eu não sabia de nada, que em outras épocas no matadouro esse tipo de carne era liberado. Eu já preparei o laudo da condenação do animal, pois pelas características estava com tuberculose, que é uma zoonose infectocontagiosa, ou seja, a população correria o risco de se contaminar caso consumisse essa carne e vou encaminhar o laudo e o caso à promotoria de Brejo, para que seja apurado se houve venda de carne desse tipo para a população".
“Como esse já foram queimados uns cinco bois doentes lá no matadouro, ele ficou falando que eu e o outro veterinário estávamos queimando os bois de qualquer jeito, e que ninguém ia mais colocar pra matar boi em brejo. Se for pra matar boi com doença, eu vou queimar mesmo, pois não vou liberar uma carne de um animal doente" afirmou.
“Pela legislação, quando o animal está com toda a carcaça e as vísceras comprometidas, tem que fazer a condenação total do animal, não se pode aproveitar nada", finalizou Polito.

Após dois meses interditado, Clube Piscina do Amaro reabre suas portas parcialmente. Pousada deve ser liberada em breve

Por enquanto, apenas a piscina e o bar estão liberados
O Clube Piscina do Amaro localizado no sítio Amaro em Brejo da Madre de Deus reabriu as portas neste domingo (18), após dois meses de interdição judicial.

Para reabrir o proprietário Zezinho teve que atender as exigências do MP e o local passou por reforma. Foram instalados equipamentos de segurança, e abertas saídas de emergência e o local de banho foi separado da pousada para poder funcionar parcialmente. Shows não foram liberados ainda, apenas a piscina e o bar estão à disposição do público.

Como o MP pediu que o alvará da pousada fosse individual, a Pousada do Clube Piscina do Amaro por enquanto não está liberada, mas o proprietário está batalhando para que a liberação ocorra muito em breve.