A coleta dos dados
sobre o acidente aéreo que matou o ex-candidato à Presidência da República
Eduardo Campos em agosto do ano
passado mostrou que os pilotos realizaram um trajeto diferente do oficialmente
previsto para realizar o pouso, informaram durante apresentação realizada nesta
segunda-feira (26), em Brasília, oficiais do Centro de Investigação e Prevenção
de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo o tenente-coronel Raul de Souza, o piloto
fez trajeto "diferente" do previsto na carta. "A gente não pode
concluir que ele tenha feito um atalho. Ele fez um procedimento diferente do
que estava previsto", afirmou.
A comparação entre o trajeto recomendado e o
efetivamente realizado pela aeronave mostra que os pilotos “encurtaram” o
pouso. Em vez de fazer um caminho dando uma volta no formato de um 8, eles
tomaram uma rota manobrando à direita para descer o jato.
“O comum é seguir [a rota]. Está previsto em
regulamento”, declarou o chefe da Cenipa, Dilton José Schuck.
Os responsáveis pela análise, porém, disseram que
ainda não é possível concluir se esse fator contribuiu para o acidente nem se
houve erro dos pilotos.
Essa avaliação ainda será feita pelos
técnicos da Cenipa, que não têm como atribuição apontar causas do acidente, mas
fazer recomendações para evitar novas ocorrências e situações de risco.
No último dia 16, o Jornal “O Estado de São Paulo”
afirmou que o acidente teria sido motivado por uma sequência de erros do
piloto. "A gente não pode afirmar que houve falha humana ainda",
afirmou o tenente-coronel Raul de Souza.
"Ainda estamos entrando nessa fase de análise para chegarmos às
conclusões. Nós ainda vamos interpretar esses dados para a gente chegar ao
momento em que a gente diga: 'sim, isso contribuiu" ou 'não, isso não
contribuiu'", afirmou o chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Dilton José
Shuck.
Habilitação
De acordo com os documentos da tripulação, tanto o piloto, Marcos Martins, quanto o copiloto, Geraldo Magela Barbosa, tinham habilitação para voar em modelos anteriores (Cessna C560 Encore ou C560 Encore+), e não no modelo utilizado (um Cessna C560XLS+), mais moderno.
Do
Estação Notícias Fonte: G1