segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Artista brejense morre em hospital no Recife

Marco Lopes morreu aos 65 anos 
Faleceu às 11h nesta segunda-feira (27) no Hospital Dom Elder Câmara no Recife, o cantor, compositor, artesão e artista plástico Marco Lopes da Silva, 65 anos. O velório acontece em seu ateliê na Rua Manoel Manta nº 201 no distrito Fazenda Nova, o sepultamento está marcado para as 8 horas da manhã desta terça-feira (28) no cemitério do distrito.

O Brejo da Madre de Deus perde um dos seus grandes artistas que durante sua carreira, sempre fez seus trabalhos destacando a cultura nordestina, em especial, a cultura da nossa cidade.

Marco Lopes desenhava, pintava suas telas, dava aulas e cursos, talhava em madeira, cantava e encantava pelas exposições por onde passava. O artista chegou a comentar que a inspiração para suas artes vinha das grandes muralhas da Nova Jerusalém em Fazenda Nova.

“Ele certo dia ele me disse que se inspirava nas muralhas de Nova Jerusalém para fazer seus trabalhos artísticos, era um artista que fazia de tudo um pouco e enriquecia a nossa cultura”, destacou Laura Muniz.

“Marco Lopes era uma referencia na cultura brejense, era um artista que tinha muito talento na música, na literatura, nas artes plásticas, ele deixa um acervo artístico muito belo que retrata as paisagens do nordeste. Por nossa rápida passagem pela secretaria de Turismo do município fizemos de tudo para valoriza-lo. Vai deixar saudades o artista que sempre levou o nome do Brejo e de Fazenda Nova”, disse Nildo Pessoa.

Homem é morto a pedradas na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã desta segunda-feira (27), por volta das 10h, um corpo foi localizado na zona rural do distrito de Poço Fundo, que pertence ao município de Santa Cruz do Capibaribe.

As primeiras informações obtidas com a polícia é que Amós Antônio dos Santos (32 anos) foi morto a pedradas na localidade conhecida como Sítio Terezinhas.

Os policiais da Delegacia de Proteção e Homicídios (DPH) foram acionados para se dirigirem até o local para dar início aos trabalhos de investigação.

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) também estiveram no local e coletaram pistas que possam ajudar a elucidar mais esse crime.

O corpo de Amós foi trazido para a DPH, que fica em São Domingos (de Brejo da Madre de Deus), de onde será encaminhado para o IML, na cidade de Recife.

Policiais pedem para que familiares ou pessoas que tenham alguma ligação com a vítima possam comparecer a DPH, que fica situada na Avenida Luiz Cecílio de Santana, principal avenida do distrito de São Domingos ou se dirigir para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, para fornecer mais informações.

Algumas particularidades chamam atenção para o crime brutal:

1 – A vítima possivelmente foi morta na garagem da residência, cujo proprietário ainda não foi identificado.
.
.
2 – Ele teve seu corpo arrastado por cerca de 100 metros, onde foi coberto com galhos de árvores.
.
.
3 – O corpo estava sem roupas, trajando apenas cueca e meias.

Agentes de combate a endemias decretam greve por tempo indeterminado em Brejo da Madre de Deus

Os ACE foram até o prédio da prefeitura reivindicar seus direitos
A partir desta segunda-feira (27) os agentes de combate a endemias (ACE) entraram em greve por tempo indeterminado em Brejo da Madre de Deus. Os servidores da secretaria de Saúde reivindicam condições para exercer o trabalho, e principalmente, o piso salarial nacional que deste junho é de R$ 1.014,00.

Para dar início a paralisação, 28 agentes de Brejo sede e dos distritos Fazenda Nova e São Domingos, com o apoio do Sindicato Regional Setentrional do Agreste de Pernambuco dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (SINDACSE-PE), realizaram um protesto que teve início no pátio de eventos no centro da cidade, percorreram as principais ruas com gritos de “queremos o nosso piso” e foram até o prédio da prefeitura que estava fechado devido ao feriado do dia do servidor público que ficou para hoje em Brejo.

De acordo com o agente de combate a endemias José de Assis (Boy), a categoria enviou um ofício para o prefeito Dr. Edson solicitando que uma reunião fosse marcada para tratar de assuntos relacionados a categoria, mas a resposta foi para aguardar o piso nacional.
Macilon, Natalício e Boy
“Nós encaminhamos um ofício solicitando que o prefeito Dr. Edson nos recebesse em seu gabinete para tratarmos de assuntos relacionados à nossa categoria, mas o mesmo enviou uma resposta pedindo que aguardássemos o piso salarial, só que o piso já foi aprovado e está em vigor desde 18 de junho desse ano, é lei federal, somos pais de família e estamos apenas reivindicando nossos direitos”, disse Boy.

A categoria reivindica também melhores condições para trabalhar, como destacou Maurício ACE de São Domingos.
ACE Maurício Mestre
“O piso nacional é a nossa principal reivindicação, mas também estamos solicitando condições para exercer nossa função, estamos trabalhando no improviso, sem fardamento, sem o protetor solar que por lei também temos direito, material de campo e transporte em algumas localidades”, disse Maurício.

A presidente do sindicato dos ACE, Ana Régia, enviará para o prefeito e para o Ministério Público um ofício informando da paralisação.

“No momento deixaremos 30% dos servidores para manter os serviços essenciais, Estamos abertos ao diálogo, a categoria vai manter a greve por tempo indeterminado e ou até que tenha uma resposta do cumprimento da lei com efeito retroativo”, disse Ana Régia.

De acordo com Natalício, vice-presidente do sindicato dos ACE, com a paralisação o município pode sofrer com surtos de dengue, leishmaniose, doença de chagas e também a vacinação contra a raiva em cães e gatos, que está marcada para iniciar no sábado dia 1º de novembro, pode ser prejudicada. Caso o município não cumpra com as metas exigidas pelos Ministério da Saúde, sofrerá cortes nos repasses de verbas do Fundo Nacional de Saúde.
Natalício vice-presidente do SINDACSE-PE