quarta-feira, 27 de agosto de 2014

TV Asa Branca mostra o fuzuê em Brejo após a mudança de prefeito

Dilma veta regras para criação de novos municípios

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado que definia critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do “Diário Oficial da União”.

A proposta havia sido elaborada após Dilma vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas. Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso Nacional, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, tornando mais rigorosos os critérios para a emancipação de municípios.

Na justificativa do veto, dirigida ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a chefe do Executivo federal afirmou ter consultado o Ministério da Fazenda sobre os possíveis efeitos da nova legislação. De acordo com Dilma, a pasta apontou que, embora negociado entre o governo e os parlamentares, o texto aprovado pelos congressistas geraria despesas para custear a criação dos novos municípios, mas não condicionava as emancipações ao aumento de receitas.

“Ouvido, o Ministério da Fazenda manifestou-se pelo veto ao projeto de lei complementar pelas seguintes razões: Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas”, informou a presidente.

Após o veto de Dilma, emancipacionista se aproximam de Marina Silva 
Após anuncio mais uma vez de veto presidencial sobre a matéria das emancipações, emancipalistas de todo pais inclusive de Pernambuco, decidiram agendar encontro com a cúpula de Marina Silva. A articulação vem sendo traçada pelo movimento de Pernambuco que postula na Assembleia Legislativa mais de 30 distritos que estavam no páreo para virar cidades.
A presidente Dilma acabou mais uma vez com o sonho de vários distritos terem suas liberdades e as pessoas viverem em melhores condições com a divisão e aplicabilidade dos recursos constitucionais de forma mais justa para as sociedades.

Funcionários da prefeitura fazem protesto em Brejo da Madre de Deus

Segundo funcionários, várias secretarias municipais estão fechadas

Cerca de 100 funcionários contratados da prefeitura de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (27) em frente à sede do governo municipal. Segundo eles, com a posse do novo prefeito, Edson Souza (PDT), muitas secretarias municipais estão fechadas e os contratados impedidos de trabalhar.

Ainda segundo os manifestantes, vários contratados estão assinando uma folha em branco, que representaria o ponto de trabalho, mas não sabem se vão receber ou não. Eles estão reivindicando que o prefeito explique o que vai ocorrer com os contratados, se eles serão dispensados ou retornarão às atividades. 

A assessoria de imprensa da prefeitura do município informou que se pronunciaria por meio de nota. Até o momento, a nota não foi recebida.

Oficina de teatro será realizada no Espaço Nordeste em São Domingos

Será realizado no mês de setembro, a oficina de “Iniciação ao teatro” que tem como objetivo dar noções básicas de interpretação teatral aos não atores ou iniciantes. As aulas serão aos sábados dias 06, 13, 20 e 27 de setembro, das 08h às 12h no Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus, localizado em São Domingos.

A oficina tem como objetivo trabalhar exercícios de expressão corporal, improvisação, leitura de textos, estimular a criatividade e comunicação, além de técnicas de respiração que promovem relaxamento e concentração. No final, haverá a entrega de certificados de conclusão.

Quem ministrará as aulas será o ator e diretor de teatro Felipe Beckham, caruaruense que participou de diversos festivais, filmes e espetáculos, que dentre eles se destacam 'O Coreto', 'Chá das 5', 'A serpente', 'Louca Família', 'O Beco' e outros. Ele que é diretor do Grupo de Teatro Estrelart, tem experiência em ministrar aulas de teatro para jovens, e participa de eventos, como por exemplo o halloween de um famoso parque de diversões de Pernambuco. Brejo da Madre de Deus é um município que se destaca com a vocação de seu povo para a cultura, em especial o teatro. Exemplo disto é a realização desde 1968 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo. Brejo já foi também cidade cenográfica para diversos filmes, como por exemplo 'A Compadecida'. Além disto, o município é lugar de onde se originou astros do cenário nacional, como Aramis Trindade, Diva Pacheco e outros.  São Domingos, mesmo sendo o maior distrito de Brejo, ainda não tem uma produção e casting teatral equivalentes ao da sede e de Fazenda Nova.

Marina abre 10 pontos de vantagem para Aécio Neves e venceria Dilma no segundo turno, diz pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio  Neves (PSDB), 23%; e Eduardo  Campos (PSB), 9%.

De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos domingo (23) e terça-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos) – todos os indicados com traço somam 1% das intenções de voto:

Dilma Rousseff (PT): 34%
Marina Silva (PSB): 29%
Aécio Neves (PSDB): 19%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Pastor Everaldo (PSC): 1%
José Maria (PSTU): -
Eduardo Jorge (PV): -
Rui Costa Pimenta (PCO): -
Eymael (PSDC): -
Levy Fidelix (PRTB): -
Mauro Iasi (PCB): -
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%