sexta-feira, 22 de agosto de 2014

População brejense vai às ruas contra afastamento de prefeito

“Fui enganada! Sai de minha casa para votar na eleição suplementar e meu voto não valeu! Não adianta mais votar, não acredito mais na Justiça Eleitoral”, disse Adilza Santana que queimou o título de eleitor no protesto. 
Foto: Bartol Neves (Patrulha do Agreste)
Veja o vídeo

Moradores de várias localidades do Brejo da Madre de Deus, realizaram no distrito São Domingos, um grande protesto na tarde desta sexta-feira (22) contra a decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio Noronha, que autorizou a posse do ex-prefeito José Edson de Souza (PTB), mesmo com a discordância da juíza do município.

A princípio o protesto foi realizado na ponte que liga o distrito São Domingos a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, e depois, seguiu pelas principais ruas do distrito com manifestantes carregando faixas com pedidos de justiça e demonstrando toda revolta com a falta de respeito com a população brejense.

O prefeito afastado Roberto Asfora (PSDB) já entrou com agravo regimental para anular o voto monocrático de Noronha. Enquanto isso, a população, insatisfeita, promete permanecer nas ruas em solidariedade a Asfora, eleito de forma democrática em pleito suplementar realizado em julho do ano passado.

Veja as fotos do protesto realizado em São Domingos:

GCM fica a pé e são impedidos de trabalhar em Brejo

Um vídeo registrado por integrantes da Guarda Civil Municipal do Brejo da Madre de Deus, mostra a GCM no centro de treinamento sem poder trabalhar devido a falta de veículos.
Confira o vídeo:

Em Brejo funcionários encontram secretarias fechadas e ficam do lado de fora

 Secretaria de Assistência Social não abriu e funcionários ficaram do lado de fora
 Contratados em frente a prefeitura impedidos de trabalhar
 Cras do bairro Boa esperança também ficou fechado 
 Sem veículos, Guardas Civis Municipal também está de braços cruzados
Funcionários da Assistência Social registraram no Ministério Público uma Ata de Comparecimento ao Trabalho (clique na imagem para ampliar)

Na manhã desta sexta-feira (22), funcionários efetivos e contratados da prefeitura do Brejo da Madre de Deus foram trabalhar, mas, encontraram as portas fechadas, não tinha ninguém para abrir e nem para dar explicações.

As informações são dos próprios funcionários que registraram o ocorrido nas as secretarias de Assistência Social e de Obras. Em outras secretarias como a de Educação, por exemplo, alguns funcionários foram trabalhar e mandaram que os mesmos assinassem o ponto e fossem para casa, “disseram que não precisava dar expediente, é só assinar o ponto e pode ficar em casa mesmo”, contou um funcionário.

Várias escolas também estão sem aulas e os alunos estão já sendo prejudicados. Vários fornecedores estão com medo de ficarem sem receber, e ficam se perguntando, “vou fornecer mercadoria e quem vai pagar se entrou um prefeito e já já pode o outro voltar?”.

Todo esse caos acontece após Dr. Edson Sousa assumir o cargo de prefeito desde a ultima quarta-feira (20) após conseguir uma liminar no TSE. O mesmo TSE deverá levar o processo para ser julgado pelo pleno, o que pode ocasionar a volta de Roberto Asfora ao comando da prefeitura ou deixar efetivamente Dr. Edson no cargo.  

Do Estação Notícias

Os "bastidores" da volta do Dr. pode virar caso de Justiça!

 O que aconteceu por tás das portas?
 Quais foram os acordos nos bastidores?
Será que os políticos podem ter influenciado na decisão?

Depois de uma decisão que muitos não acreditavam não ser possível, José de Sousa e Clarice Correia que tiveram seus mandatos de prefeito e vice cassados no mês de abril de 2013 por conta de denúncias de abuso de poder econômico e político, foram reintegrados aos respectivos cargos na noite desta quarta-feira (20).

Mesmo com vídeos, fotos e depoimentos que comprovaram as denúncias segundo o entendimento do TRE-PE, o ministro do TSE João Otávio Noronha decidiu a favor dos réus e deu voto monocrático orientando a posse dos políticos citados. Sabemos que este tipo de julgamento se faz necessário à opinião de todos os ministros, ou seja, o pleno do TSE para que fosse concluído o caso no TSE, mas não foi assim que aconteceu, o ministro Noronha concedeu uma liminar dando direito ao Dr. Edson e Clarice tomarem posse.

Sabemos que o processo segue para o pleno como já era esperado, e vamos aguardar o desfecho dessa história que poderá seguir até para STF que é o mais provável.

Diante de toda essa situação que para muitos é absurda, para outros, normal, algumas declarações de alguns correligionários de Dr. Edson e Clarice vêm chamando a atenção da população que não concorda com decisão da liminar. Podemos ver em blogs de pessoas que são correligionários e que prestam serviço para os réus, ou para personalidades ligadas ao Dr. e Clarice.

Veja esse exemplo:

A volta de Dr. Edson Souza à prefeitura de Brejo da Madre de Deus, foi fruto de um trabalho de estratégia nos bastidores e muita força política, tornando possível o feito.

O que significa isso?

Será que teve algum ato ilícito?

Será que teve trafego de influência na decisão, já que o texto afirma que, "NOS BASTIDORES TEVE MUITA FORÇÃO POLÍTICA”.

Teve o tal “toma lá da cá? Já que favor se paga com favor e às vezes com muito dinheiro?
O texto afirma: “Muita força política” e cita os nomes de deputados, acompanhe...
Duas personalidades da política pernambucana foram decisivas para que a luta de Dr. Edson Sousa fosse coroada ontem com êxito.

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), tiveram papeis importantes e fundamentais na atuação de bastidores, utilizando prestigio, inteligência política e estratégia para que Dr. Edson Sousa voltasse ao poder.

Se isso não for uma confissão de culpa, escrita por uma pessoa que afirma a todo o momento ser aliado, amigo e que sabe dos “bastidores” do processo que teve uma decisão monocrática repentina, e merece pelo menos serem esclarecidas essas declarações.

Além dos nomes dos deputados citados pelo próprio correligionário do Dr. podemos observar as fotos de outros políticos ao lado do prefeito que foi cassado e agora toma posse por força de uma liminar, quantas pessoas podem estar envolvidas nessa "história"?.
Acredito que vem novidades por ai, resta esperar.

Do Patrulha do Agreste Fotos: Marcelo Santa Cruz