quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fim de semana com muita festa no Distrito São Domingos

Neste fim de semana os moradores do distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus estarão comemorando a festa do seu padroeiro (São Domingos) com uma diversificada programação religiosa, cultural e artística. 
Nesta quinta-feira (07 de agosto): acontecerá o I Encontrão de Cultura a partir das 21h em frente à Igreja Matriz com apresentação de repentistas, sanfoneiros, trio de forró pé de serra, seresteiro, banda de pífano e bacamarteiros. 
Na sexta-feira (08 de agosto): tem shows com Bidinga do Acordeon e Edson Lima e Forró Gatinha Manhosa.

Mais uma vez a cidade de Jataúba é alvo de assaltantes de caixas eletrônicos

Na madrugada desta quarta-feira (06), uma agencia do Banco Bradesco foi alvo de vandalismo no Centro da cidade de Jataúba. O fato aconteceu por volta de 1h da manhã.

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 12 pessoas chegaram ao local em três veículos, sendo um SW-4 de cor chumbo, um Siena de cor prata e em uma moto CG Titan.  Ao descer dos veículos, os criminosos utilizaram uma picareta e uma alavanca para arrombar a porta de vidro que dá acesso ao interior da agencia, em seguida explodiram o caixa eletrônico.

Durante a ação, os assaltantes que estariam armados com fuzil e pistola efetuaram diversos disparos contra a delegacia que fica localizada em frente a agência, em seguida fugiram em direção à Paraíba.

Senado aprova novas regras para criação de municípios

Texto foi costurado em acordo com Planalto e vai para sanção presidencial.
Projeto cria regras para criação, emancipação e fusão de municípios.

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5), com 52 votos favoráveis e 4 contrários, projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto seguirá para sanção da presidente da República.
O projeto foi elaborado após a presidente Dilma Rousseff vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas.
Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, aumentando critérios para a emancipação de municípios.
A principal mudança em relação à proposta vetada por Dilma é a quantidade mínima de habitantes exigida para a criação de um município.
Para evitar novo veto presidencial, o relator Valdir Raupp (PMDB-RO) atendeu ao pedido do governo e, nas regiões Sul e Sudeste, aumentou a exigência de 12 mil habitantes para 20 mil habitantes. No Nordeste, o texto vetado por Dilma previa população de 8,4 mil. Agora, são 12 mil. No Centro-Oeste e no Norte não houve alteração na exigência de 6 mil moradores.
De acordo com o relator, 200 novos municípios deverão ser criados nos cinco anos após a sanção do projeto.
O projeto ainda facilita a fusão dos municípios, ao reduzir o número de assinaturas necessárias ao requerimento que dá início ao processo de fusão ou incorporação – de 10% para 3% da população da região envolvida.
Área mínima
A matéria aprovada nesta terça excluiu a exigência de tamanho mínimo para a emancipação dos municípios, o que deverá ser decidido pela Assembleia Legislativa de cada estado. A versão inicial exigia uma área mínima de 200 km² nas regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. 
A exigência de área mínima, segundo o relator, tratava-se “mais de uma condição impeditiva do que restritiva”. “É para que o município a ser criado seja economicamente viável, independentemente do seu tamanho geográfico”, explicou Raupp.
Imóveis