sábado, 19 de julho de 2014

Prefeitura finaliza desassoreamento da barragem de Santana II

Após 45 dias de muito trabalho com máquina e caçambas, foi concluído o desassoreamento da barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus. A obra foi realizada após o prefeito Roberto Asfora contratar um engenheiro que analisou as plantas e fez um estudo da capacidade do reservatório.

“O desassoreamento da barragem de Santana II irá beneficiar o cidadão da cidade, dos distritos e também da zona rural. Com a chegada da chuva teremos um maior acúmulo de água em nossa barragem, com certeza teremos mais tranquilidade no período da estiagem”, disse o prefeito.

O vereador Roberto Asfora Filho (Robertinho), esteve fiscalizando o desassoreamento desde o início e contou detalhes sobre os trabalhos.

“Foram aproximadamente 45 dias de trabalho, tivemos algumas interrupções devido à chuva, mas concluímos o serviço do desassoreamento da barragem de Santana II. Limpamos as três áreas que estavam no projeto inicial e também a área do riacho que escoa para dentro da barragem. Foram retiradas mais de 4.800 caçambas de material”, contou o vereador.
Se não tivesse sido desassoreada, com as recentes chuvas a barragem de Santana II, muito provavelmente, já estaria sangrando. Agora, a barragem está com aproximadamente 50% de sua capacidade total, isso significa que a barragem ganhou mais 50% da capacidade que estava antes da limpeza.

A barragem de Santana I, também conhecida por barragem velha, é bem menor do que Santana II, mas é muito forte na captação de água, de acordo com Robertinho, a barragem velha futuramente também será desassoreada.

“Santana I está bastante assoreada, vamos fazer um projeto para limpar a barragem de Santana I e também a barragem do sítio Cavalo Ruço. Agora elas estão cheias, então vamos trabalhando no projeto agora, para assim que possível, fazermos o desassoreamento delas também”, concluiu Robertinho.

As fotos a seguir mostram a sequencia dos trabalhos de desassoreamento da barragem, confira:
 Quando os trabalhos começaram o nível da barragem estava muito baixo
 Vereador Robertinho na chegada da máquina PC e caçambas

Homem morre atropelado na PE-145 em Jataúba

Um andarilho conhecido por Edgar morreu após ser atropelado por um caminhão na PE-145 em Jataúba. O acidente aconteceu na noite dessa sexta-feira (18).

Populares afirmaram que Edgar foi visto andando pela pista sentido Jataúba/Brejo quando foi atropelado. Ainda de acordo com as informações a vítima era conhecida da população jataubense e quase sempre estava embriagado.