segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prefeitura realiza grande operação e faz limpeza da Barragem de Santana II, que aumentará capacidade em até 50%

Máquina e caçambas trabalham sem parar no desassoreamento da barragem 
Uma grande ação de desassoreamento está sendo feita por parte da prefeitura do Brejo da Madre de Deus na Barragem de Santana II, localizada na zona brejeira, principal reservatório para o abastecimento da cidade e toda região.

Atendendo ao pedido do vereador e líder da bancada de situação, Robertinho Asfora, o prefeito Roberto Afora mandou fazer um levantamento topográfico e um estudo planialtimétrico, e em posse desse projeto completo, contratou uma empresa com experiência nesta atividade para que sejam retirados barro e terra acumulados ao longo dos anos, que diminuía a capacidade da barragem.

No sábado (17), uma carreta trouxe a máquina PC em cima de uma prancha e chamou bastante atenção da população, principalmente na feira livre, onde muitos se emocionaram e parabenizaram a grande ação do prefeito Roberto Asfora. A guarda municipal foi solicitada para dar apoio no trajeto até a barragem. em alguns locais o transito teve que ser interrompido para a passagem do equipamento.

Os trabalhos tiveram início na manhã desta segunda-feira (19), duas caçambas da prefeitura estão transportando o material que está sendo despejado na propriedade de Silvinho, morador da região que cedeu gratuitamente o local.

O vereador Robertinho esteve conferindo os trabalhos e em seguida foi até a Rádio Colinas FM onde foi entrevistado pelos Radialistas Atahanderson Mesquita e Sivaldo Chaves.
Robertinho no Programa Nossa Manhã na Colinas FM
Questionado sobre a argumentação de que antes não foi feito o serviço porque era muito complicado, o vereador foi bem claro e objetivo.

“Faltou coragem e vontade de trabalhar pelo povo por parte dos políticos que estavam no poder. Lamentavelmente passamos por uma crise muito grande e a barragem secou. No início de 2013 fiz um requerimento ao prefeito anterior, mas o mesmo mostrou que não estava preocupado com a população e nada fez”, disse Robertinho.

O prefeito Roberto Asfora está usando recursos próprios para realizar o serviço.
“Essa é uma medida necessária e aguardada por todos nós brejenses. Conversei com o prefeito, fiz o pedido a ele para fazer esta limpeza da barragem. Sabemos que não é fácil, mas o prefeito fez um esforço, está usando recursos próprios e vamos dar esta tranquilidade aos brejenses”.

Segundo o vereador, a ação visa aumentar a capacidade da barragem em até 50% quando ficar cheia novamente.

“Fizemos um acordo com o rapaz da máquina, esta ação vai durar de 20 a 30 dias, e serão retiradas de 35 a 40 mil metros cúbicos de material, posso assegurar que aumentaremos aproximadamente em 50% a capacidade a nossa Barragem de Santana II”, destacou o vereador.

A movimentação é grande na barragem, muitos cidadãos estão indo até o local para acompanhar de perto e ver os trabalhos que irão beneficiar a toda população brejense.
Confira fotos do trabalho de desassoreamento da Barragem de Santana II:
Muito trabalho até a chegar a barragem
Chegada a barragem de Santana II 
A máquina PC começou os trabalhos nesta segunda-feira

O nível da barragem está muito baixo, é hora da limpeza começar
A Guarda Civil Municipal realizou um trabalho importante no trajeto até a barragem

Silvio é o morador da localidade que cedeu a propriedade para colocar a terra retirada da barragem
Todo material retirado é deslocado para o terreno próximo da barragem
Máquina PC cavando dentro da barragem e enchendo a caçamba
Segundo Robertinho serão de 20 a 30 dias de trabalho na limpeza da barragem

Secretaria de Cultura vai emitir carteira de artesão

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus através da Secretaria de Cultura e Desportos, estará realizando em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE), o serviço de emissão da carteira para os artesãos brejenses.

A ação acontecerá nesta sexta-feira (23) no CRAS sede localizado no antigo prédio do mercado de farinha das 9h as 14h.

Os artesãos devem levar 2 fotos 3/4 , xerox da carteira de identidade, xerox do CPF, xerox do comprovante recente de residência, 01 peça pronta (pequena) e matéria prima para iniciar ou terminar uma peça (pequena).

Na ocasião, a Secretaria de Assistência Social também estará emitindo Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho em ação conjunta com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e o Ministério do Trabalho de Pernambuco.

Foi realizado o 1º Fórum de Políticas Culturais do Brejo da Madre de Deus

Secretária de Cultura Mônica Asfora 
O Brejo da Madre de Deus realizou o 1º Fórum de Políticas Culturais na manhã de quinta-feira (15) no pátio da prefeitura, com a presença de secretários, diretores, moradores de Brejo sede, distritos e sítios, e grande maioria dos artesãos brejenses.

Foram escolhidos os membros que irão compor o Conselho de Cultura do Município, que será determinante para integrar o município no Sistema Nacional de Cultura.

“Estamos bastante satisfeitos com a realização do 1º Fórum da Cultura nesta nova gestão Roberto Asfora. Tivemos aqui a representação de todas as linguagens culturais e formamos o Conselho Municipal de Cultura, este é um passo importante para que o nosso Brejo, seja futuramente, integrado ao Sistema Nacional de Cultura”, destacou a primeira-dama e secretária de Cultura, Mônica Asfora.
Conselho Municipal de Cultura do Brejo da Madre de Deus
Outros passos serão importantes para que o Brejo da Madre de Deus possa receber verbas federais.

“Nossas próximas ações devem ser a Conferência Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, para definitivamente a secretaria esteja apta a receber verbas federais que devem incentivar e impulsionar a cultura brejense”, disse Laura Muniz, diretora de Cultura do Município.

Veja as fotos do 1º Fórum de Políticas Culturais em Brejo da Madre de Deus:

Brejo da Madre de Deus realiza caminhada no combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A concentração aconteceu em frente a prefeitura. A caminhada percorreu as principais ruas da cidade
Em Brejo da Madre de Deus a prefeitura através das secretarias de Assistência Social e Educação, promoveram junto com profissionais, professores e alunos da rede municipal e estadual, uma caminhada nesta segunda-feira (19) pelas principais ruas da cidade com cartazes e mensagens que orientaram e despertaram a população para a importância da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A caminhada também aconteceu de maneira simultânea nos distritos Fazenda Nova e São Domingos.

A campanha é uma das ações do Prefeito Roberto Asfora no objetivo de prevenir o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes do Brejo da Madre de Deus. Já foram realizadas palestras nas principais escolas do município envolvendo alunos, professores e familiares no combate a este tipo de crime.

Veja algumas fotos da caminhada em Brejo sede e São Domingos:

Colisão de moto com carreta mata cantor de Brega e deixa mulher ferida na BR-104

Um homem de 49 anos morreu após colidir a motocicleta que pilotava na traseira de um caminhão no quilômetro 17 da rodovia BR-104. O acidente ocorreu no início da noite desse domingo (18), no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, próximo ao distrito de Pão de Açúcar.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, José Robério Gomes de Souza, piloto da moto, morreu no local do acidente. Na garupa do veículo, estava Josenilda Erondina da Silva, idade não informada, que ficou ferida e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade de saúde onde ela permanece, bem como o estado de saúde, não foram informados.