quinta-feira, 6 de março de 2014

Asfora destaca trajetória político-partidária de Guerra

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora (PSDB), lamentou, na manhã desta quinta-feira (6), a morte do presidente do PSDB de Pernambuco, o deputado federal Sérgio Guerra. Asfora, que mantinha uma amizade pessoal com o político, fez questão de destacar, em seu depoimento, o legado deixado pelo correligionário e a importância da trajetória político-partidária de Guerra.

“Recebi de forma muito dolorosa a notícia da morte de Sérgio Guerra. Eu sempre o tive como um grande amigo, e é por isso que o seu falecimento, pra mim, possui um significado ainda maior. Eu perdi um companheiro. Brejo da Madre de Deus perdeu um amigo. Pernambuco perdeu um grande defensor. O Brasil perdeu um grande líder. Sérgio Guerra foi um político obstinado, uma das brilhantes mentes do Congresso Nacional”, disse Asfora.

Carro explode em posto de combustíveis e deixa frentista ferido em Caruaru

Um frentista ficou ferido após a explosão de um carro na manha desta quinta-feira, por volta das 09h30, em um posto de combustíveis, localizado na Avenida José Rodrigues de Jesus, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Elton Carlos, 27 anos, abastecia o automóvel no momento da explosão. Por medidas de segurança, o motorista aguardava fora do veiculo e não teve ferimentos.
O carro, um Doblo de cor prata e placa OHG-4411 de Maceió (AL), era abastecido com gás natural e pegou fogo antes de explodir. O frentista foi socorrido em um carro particular e levado ao Hospital Regional do Agreste (HRA). Ele está sob observação médica, mas passa bem.

Com o impacto da explosão, o teto do veículo saltou e atingiu a cobertura do posto.

Morre o deputado federal Sérgio Guerra

Faleceu nesta quinta-feira (6) o deputado federal Sérgio Guerra, presidente estadual do PSDB e do Instituto Teotônio Vilela, em decorrência de complicações provocadas por um câncer nos pulmões. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, há mais de 20 dias. O velório deve ser realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

A família ainda aguarda a liberação do corpo do deputado em São Paulo. Só depois disso, serão discutidos o traslado do corpo e os detalhes do velório e do sepultamento. 

Sérgio Guerra descobriu o tumor no pulmão em setembro de 2012 e vinha se tratando da doença com medicamentos de última geração e o deixou praticamente curado da doença. No entanto, o deputado sofreu com uma infecção decorrente, provavelmente, de efeito colateral da medicação, segundo o ex-presidente do PSDB no estado Evandro Avelar. Guerra estava internado há 21 dias em São Paulo para tratar desse problema. "Nos últimos dias, as informações médicas eram de que a infecção estava sendo debelada, mas, nas últimas 48 horas, o quadro regrediu", disse Avelar. O deputado também tinha diabetes e problemas renais. 

A assessoria nacional do PSDB deve divulgar uma nota com informações sobre o motivo do falecimento e local onde o enterro será realizado.

Brejo da Madre de Deus realizou o melhor Carnaval de todos os tempos

O Carnaval Brejo em Folia 2014 foi sem dúvidas o melhor de todos os tempos e ficará marcado para sempre na história do Brejo da Madre de Deus.

Foram vários dias de planejamento e muito trabalho nos bastidores para que o Carnaval fosse resgatado em nossa cidade. E deu certo! A Secretária de Cultura Mônica Asfora junto com a Diretora de Cultura Laura Muniz realizaram o Baile Municipal, incluíram blocos e troças que participaram do Carnaval desfilando pelas principais ruas da cidade. E tiveram a preocupação de realizar uma matinê para que as crianças tivessem a participação especial neste Carnaval.

“Tivemos a preocupação de atender a todos, fizemos até a matinê para as crianças também brincarem o Carnaval, e não ficarem brincando junto com os adultos. Vários blocos foram cadastrados para que o evento mostrasse as mais variadas tradições do Carnaval no município”, disse Mônica Asfora, Secretária de Cultura.

A decoração carnavalesca neste ano teve um papel importante, o Diretor de Eventos, José Moreira, caprichou tanto que surpreendeu moradores e turistas.

No Pátio de Eventos se apresentaram várias bandas e orquestra de frevo desde o sábado até a terça-feira de Carnaval, entre uma atração e outra, o som dos reboques não deixaram o publico parar um só instante.

Guarda Civil Municipal foi fundamental para segurança do Brejo em Folia

O Carnaval Brejo em Folia aconteceu na maior tranquilidade graças ao empenho do Prefeito Roberto Asfora em ter colocado a Guarda Civil Municipal que trabalhou em conjunto com as Polícias Militar e Civil.

Durante os quatro dias de folia foi realizado um trabalho de conscientização entre os foliões e garrafas de vidro não foram permitidas no Pátio de Eventos, local onde aconteceram os shows. Garrafas de plásticos foram distribuídas gratuitamente e os vidros foram recolhidos.
Atenta ao que acontecia no entorno da festa, a Guarda Civil Municipal conseguiu retirar de circulação três foliões que estavam com facas no Pátio de Eventos e também na concentração dos blocos no Trevo da entrada da cidade.

Grupo de Jovens Evangélicos realizou Evangelismo Criativo durante o Carnaval em Brejo

Um grupo de Jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular realizou durante o Carnaval Brejo em Folia uma ação denominada “Evangelismo Criativo”, que teve o objetivo de levar a palavra de Deus de uma forma diferente a todos que estavam na Praça Bom Conselho e no entorno do Pátio de Eventos brincando o Carnaval.

Publico observou atento às mensagens como: Jesus alegria verdadeira. Jesus alegria que não dura apenas 4 dias. Jesus te ama.

Veja fotos do Evangelismo Criativo em Brejo da Madre de Deus:

Museu Histórico do Brejo ganha projeto de acessibilidade que ampliará visibilidade de riquezas históricas e culturais do Agreste

A Região do Agreste detém uma riqueza histórica ainda pouco desvendada no turismo pernambucano, seja pelo próprio desconhecimento ou pela falta de estrutura para abrigar grupos de visitantes. Iniciativa financiada com investimentos do  Funcultura, trabalha a adequação de um desses importantes espaços: o Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus, em casarão colonial edificado no Século XIX, todo revestido de azulejos portugueses. “O município do Brejo, localizado no Agreste Central do Estado de Pernambuco e, por sua proximidade ao maior teatro ao ar livre do mundo, o de Nova Jerusalém em Fazenda Nova, um de seus distritos, atrai o interesse e a curiosidade de pesquisadores, historiadores, turistas regionais, nacionais e internacionais”, destaca a arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti, coordenadora do projeto. 

O prédio passa por projeto de acessibilidade, conforme Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 responsável pela política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. Apesar de  ainda haver muito para se adaptar às normas e exigências em espaços públicos, muitas organizações vêm tentando se adequar e o Museu Histórico é um deles. O projeto é coordenado pela arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti e envolve estudos de viabilidade ao acesso de portadores de deficiência física do Museu, que possuía uma entrada pelos fundos e plantas arquitetônicas anteriores que incluíam rampas e corrimão para acesso ao corpo principal do térreo do museu. Contudo, a passagem foi eliminada por uma construção irregular a partir de 2007, o que inviabilizou sua realização como constam nas plantas datadas de 2006.