sábado, 6 de setembro de 2014

MTE embarga obra após andaime cair e provocar morte de operário em Santa Cruz do Capibaribe

Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) embargaram nesta sexta-feira (5) a obra onde ocorreu um acidente de trabalho na quinta-feira (4) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Um andaime com dois operários despencou de uma altura de oito metros e um deles morreu.

De acordo com a assessoria de imprensa do MTE, "os fiscais informaram que a obra era clandestina, não tinha nenhum projeto, os trabalhadores estavam sem registro e não havia sido disponível Equipamento de Proteção Individual (EPI)".

Ainda segundo a assessoria, a empresa foi notificada a comparecer na próxima semana à GRTE/Caruaru e a obra ficará parada até que cumpra com as normas de segurança e saúde do trabalho.

Entenda o caso
Dois operários caíram de uma altura de oito metros enquanto trabalhavam em um andaime improvisado em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. A informação é do delegado Antônio Dutra, que acompanha o caso. Ele disse que um deles morreu enquanto era socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o outro está em estado grave no Hospital da Restauração, no Recife.

O delegado conta que nenhum deles era do ramo da construção civil; ambos trabalhavam comofreelancers na obra. "Ainda não se sabe se eram legalizados, mas eles não tinham nenhum tipo de equipamento de segurança. Foram chamados para ouvidas o dono da construção e o mestre de obras ainda nesta sexta-feira [dia 5]. A partir do que disserem, um representante da prefeitura será chamado e questionado", explica Antônio Dutra. O acidente aconteceu na quinta-feira (4), na Avenida Teonilo Silvestre, Bairro São Cristóvão.

Na tarde desta sexta-feira (5), a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração (HR), no Recife, comunicou que o sobrevivente fraturou o braço e está com um dreno no tórax. O estado de saúde dele é estável.

Do Estação Notícias Fonte: G1