quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Comércio de Jataúba registra queda nas vendas após explosões

Sem agência bancária na cidade, os jataubenses estão se dirigindo para Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, enfraquecendo o comércio local

As vendas no comércio de Jataúba, no Agreste de Pernambuco, estão em queda. Segundo os lojistas, isso teria ocorrido desde que a população ficou sem poder usar os serviços bancários, por causa da ação de criminosos na cidade. No dia 6 de agosto, o caixa eletrônico de um posto de atendimento foi explodido. Já no dia 31 de maio, a explosão foi na única agência do banco do Brasil na cidade.

Depois dos crimes, os moradores estão indo a outras cidades para ter acesso aos serviços. "A turma quando precisa resolver os negócios vão tudo fora. Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz [do Capibaribe], aí acaba comprando lá. Quando vem chegar aqui já chega liso", conta o comerciante Geraldo Marques. 
Em uma loja de artigos de utilidade, as vendas também diminuíram desde as explosões. "Tô percebendo de uns três meses para cá que foi piorando e a gente tá sentindo que tá sendo prejudicado, em torno de 20% das vendas estão caindo", diz o lojista Carlos Eduardo Vieira.

Já os comerciantes que precisam ir até outros municípios estão preocupados. "Corre o risco, na estrada é perigoso. Tem a questão do horário, a gente tem que sair antes porque quando o banco era aqui a gente saia de uma hora. Agora tem que ir mais cedo. Tudo isso corre o risco pra gente que é comerciante", destaca a comerciante Márcia Almeida.

O ponto de atendimento continua fechado. Já sobre o Banco do Brasil, a assessoria de imprensa da instituição informou que o local está sendo reformado. A previsão é de que o funcionamento da agência volte ao normal em aproximadamente 60 dias.

Do Estação Notícias Fonte: G1