segunda-feira, 28 de julho de 2014

Casario histórico que pegou fogo em no centro do Brejo foi a Padaria “A Flor de Taperoá” no Filme A Compadecida de Ariano Suassuna

 Frente da padaria no filme A Compadecida
As fotos mostram da esquerda para a direita, imagens da padaria no filme e atualmente como ficou o prédio após o incêndio.

A primeira versão do filme A Compadecida foi gravado em Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, no ano de 1969. A Compadecida é um filme do gênero comédia, dirigido por George Jonas com roteiro de Ariano Suassuna, que narra às aventuras de dois amigos inseparáveis João Grilo e Chicó, os empregados do padeiro, que tentam convencer o sacristão, o padre e o bispo a aceitarem enterrar um cachorro no cemitério local. A astúcia dos dois acaba criando várias aventuras, confusões e situações engraçadas.

O casario histórico, local onde funcionava o Supermercado Serve Bem, que pegou fogo na madrugada do sábado (26), foi no filme, uma padaria com o nome de “A Flor de Taperoá”. O blog Estação Notícias separou algumas imagens que mostram o casario na época que o filme foi gravado.

Veja as imagens da época do Filme A Compadecida:
Cangaceiro disfarçado de cego cantando na frente da padaria
Momento em que o "cego" entra na padaria
Várias cenas do filme A Compadecida foram gravadas no centro do Brejo da Madre de Deus em 1969
A luta entre João Grilo e um cangaceiro acontece em frente ao prédio histórico que foi queimado

Veja o Filme completo
Os consagrados atores Regina Duarte, Antônio Fagundes e o comediante Ary Toledo participaram do filme A Compadecida gravado em Brejo da Madre de Deus.
O paraibano Ariano Suassuna era escritor, dramaturgo e poeta. Ele teve o filme baseado em sua mais importante obra, “O Auto da Compadecida” de 1955. Suassuna morreu aos 87 anos na quarta-feira (23), vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), no Recife, onde morava desde 1942.

Do Estação Notícias