sábado, 7 de setembro de 2013

Barra de Farias e o mistério na história da morte de Padre Pedro



Nesta primeira reportagem da série “Conhecendo Pernambuco”, passamos pelo distrito de Barra de Farias, uma pequena vila pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus.
No povoado, está sendo erguida uma estátua em homenagem ao padre Pedro Aguiar, que faleceu em 16 de abril de 2004, em circunstâncias cercadas de mistério.


Relembre a história

O padre Pedro Aguiar iniciou suas atividades sacerdotais na cidade de Tacaimbó, em meados dos anos 70, onde desenvolveu trabalhos sociais e atividades pastorais.
Nos anos 80, foi enviado para a região de Brejo da Madre de Deus, onde continuou as atividades até renunciar o sacerdócio para se casar, onde passou a residir em uma fazenda na região da Barra de Farias, com a mulher e um filho.
Padre Pedro ficou conhecido na região, tanto por sua atuação pastoral, quanto pela relação política, mas sobretudo pela relação com a igreja, pelo fato de ter deixado o sacerdócio. 

A morte

Até hoje existem controvérsias sobre a morte de Padre Pedro e sua família. As circunstâncias do ocorrido talvez nunca sejam totalmente esclarecidas. Padre Pedro foi encontrado morto em um açude, nas terras onde residia, junto ao corpo da mulher e do filho de três anos de idade.
Uma reportagem do Jornal do Commércio, na época, tratou como “mistério” a morte do padre. Porém, a versão oficial da Polícia Civil é de que a morte se deu por afogamento.