quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Fechado há mais de dois anos para reforma milionária, Museu Histórico de Brejo da Madre de Deus recebe visita técnica



Uma comissão formada pelas secretarias de Obras, Turismo e Cultura, a Fundarpe, o padre Danilo e a Imprensa, fizeram uma visita técnica na manhã de terça-feira (03), ao Museu Histórico em Brejo da Madre de Deus, que há cerca de 2 anos sofreu uma reforma no telhado e alguns reparos na estrutura.

A comissão percebeu uma urgência em retomar a recuperação, devido à interrupção e paralisação das atividades, em todo esse tempo o museu apenas colecionou desórdens em todos os setores do prédio, desde instalações elétricas, lixo, infestação de cupins, infiltrações e mofo.

Após a visita, foi sugerido uma solicitação à Prefeitura Municipal para a dedetização e limpeza dos ambientes, e que a comissão possa criar uma frente de ação, para elaborar metas pontuais de reordenação do acervo, pintura, sinalização, ambientação e a visita de um Museólogo para coordenar os trabalhos. 

O Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus sempre recebeu um grande fluxo de visitantes, mas teve suas atividades interrompidas devido à reforma que vem se arrastando por mais de dois anos. E o valor dessa reforma é o que mais impressiona, R$ 1 milhão de reais, que ao que tudo indica, não foram gastos devidamente, se é que foram gastos.

Prefeito Roberto Asfora se reúne com Secretário Estadual de Saúde



O Prefeito Roberto Asfora e a Secretária de Saúde do Brejo da Madre de Deus Lucia Santos estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Saúde Antônio Carlos Figueira, o encontro aconteceu na tarde/noite desta quarta-feira (04) em Recife.

Os problemas e descasos encontrados na saúde, a reforma do Hospital José Carlos de Santana e construção de uma nova unidade de saúde, foram os principais assuntos da reunião, que deixou o prefeito muito otimista.

“Fomos muito bem recebidos pelo Secretário Antônio Figueira, a reunião foi muito importante e satisfatória, deixamos ele a par da situação que encontramos o nosso município, e principalmente o caos que estava à saúde pública. Conversamos sobre a reforma do Hospital José Carlos de Santana e a construção de um novo hospital e outros assuntos de extrema importância, o secretário se prontificou em nos ajudar no que for possível”, disse o prefeito.

Supremo rejeita recurso e mantém pena de ex-deputado Pedro Corrêa



O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quarta-feira (4), por unanimidade, recurso apresentado pela defesa do ex-deputado Pedro Corrêa e manteve a pena de 7 anos e 2 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva (receber vantagem indevida) e lavagem de dinheiro definida pelo tribunal durante julgamento do processo do mensalão no ano passado.

O Supremo entendeu que Corrêa recebeu dinheiro em troca de apoio no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O tribunal decidiu manter a condenação ao analisar os chamados embargos de declaração apresentados pela defesa, recursos que servem para contestar omissões, contradições ou obscuridades no acórdão (documento que resume as decisões tomadas durante o julgamento).

Documentação entregue pela Advise passará por auditoria e em seguida os concursados serão convocados

De acordo com informações da procuradora do Brejo da Madre de Deus, Anna Karolina Thaumaturgo, o Prefeito Roberto Asfora determinou que a primeira providência a tomar em relação ao concurso público, após a Advise entregar o Relatório Técnico Conclusivo, é que a documentação passe por uma auditoria de imediato para analisar sua legalidade.


Clique no PLAY e confira a entrevista com Anna Karolina Thaumaturgo, procuradora do município.

Pai confunde filho sonâmbulo com assaltante e mata criança



Um homicídio chocou a cidade de Ferreiros, na Zona da Mata Norte do Estado, na noite desta terça-feira (3). Um homem matou acidentalmente o filho após confundi-lo com um assaltante. Ronaldo da Cruz Silva, de apenas 11 anos, era sonámbulo e havia acabado de se levantar, se dirigindo ao quintal. Seu pai, Josinaldo de Araújo Silva, 35, viu uma movimentação estranha e foi verificar. Sem identificar o sujeito e com receio de que fosse algum bandido, disparou contra o próprio filho com um revólver calibre 38. Após se aproximar, verificou que havia atingido o garoto.

Brejo da Madre de Deus é contemplada pelo Mais Médicos




O Ministério da Saúde divulgou a lista de municípios pernambucano contemplados com profissionais do programa Mais Médicos na primeira fase de inscrição. São 45 cidades atendidas por 106 vagas, neste primeiro mês.

O Brejo da Madre de Deus no Agreste Pernambucano foi contemplado com dois médicos, o prefeito Roberto Asfora recebeu a notícia na manhã de terça-feira (03), e já adiantou que os dois médicos do programa irão para os distritos Mandaçaia e São Domingos.

“Recebi a notícia da secretária de saúde de que o nosso município foi contemplado no programa Mais Médicos. Serão dois profissionais cubanos, já determinei que eles irão para os distritos Mandaçaia e São Domingos”, disse o prefeito.

Outra determinação do prefeito Roberto Asfora é que o médico do programa resida no distrito São Domingos.

“Vamos alugar uma casa em São Domingos para que este médico possa morar lá e interagir com a população a todo instante, creio que será muito bom tanto para ele, quando para a população”, enfatizou.

A secretária de saúde do município disse que os médicos do programa estão fazendo capacitação e devem ser apresentados nos locais de trabalho no próximo dia 16.
“Os médicos que virão trabalhar em Brejo da Madre de Deus são Dra. Tereza Luiza Rosales e Dr. Alberto Vicente Ozório, eles agora estão aprendendo português e fazendo capacitação para tomar conhecimentos sobre as doenças existentes no país. Eles devem ser apresentados nos locais de trabalho no dia 16 deste mês”, disse a secretária de Saúde Lúcia Santos, que ainda explicou que o Ministério da Saúde pagará os salários dos médicos.

Seleção Brejense de Futsal vence Santa Cruz do Capibaribe por 6x2 em jogo amistoso e com sabor de revanche



Após perder o seu primeiro amistoso de preparação para a Copa TV Asa Branca de Futsal pelo placar de 6x1 para a seleção de Santa Cruz do Capibaribe no dia 16 de agosto, a seleção brejense deu o troco vencendo pelo placar de 6x2 e mostrando que a força do talento de nosso jogadores.A Seleção Brejense de Futsal foi até a capital da sulanca e deu uma goleada na seleção de Santa Cruz do Capibaribe. O jogo amistoso aconteceu na quadra da Rota do Mar na noite de ontem, da terça-feira (03).

Pelo placar de 6x2, a seleção do Brejo da Madre de Deus na sua preparação para a Copa TV Asa Branca de Futsal  venceu o seu segundo jogo amistoso consecutivo. Na goleada os nossos jogadores mostraram muita força e vontade para conquistarem o seu espaço na seleção.