sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Prefeito Roberto Asfora começa bem e já coloca médicos e ambulâncias no hospital

Na campanha eleitoral Roberto Asfora prometeu que no mesmo instante em que assumisse a prefeitura do Brejo da Madre de Deus, colocaria médicos e ambulâncias no hospital.
E no seu primeiro dia de trabalho nesta nova gestão, o Hospital José Carlos de Santana em Brejo da Madre de Deus contou com dois médicos de plantão, Dr. Fernando e Dr. Renê, e ambulâncias na porta a disposição da população.

Na manhã de quarta-feira (31), ultimo dia de mandato do então prefeito interino Hilário Paulo, o agricultor Emanoel Lima residente no sítio Genipapo levou sua esposa Maria das Dores ao hospital, mas como não tinha médico teve que levar a mulher para a cidade vizinha Jataúba. Já na quinta-feira (01) o cidadão teve que voltar ao hospital e ficou impressionado com os profissionais de plantão.

“Quando cheguei ao hospital e soube que tinha médico chega me deu um alívio, não é brincadeira você ter uma pessoa doente e chegar ao hospital e não ter médico. Venho de lá (hospital de Brejo) agora mesmo e já tem logo dois trabalhando e atendendo o povo. Parabéns ao prefeito Roberto Asfora, já começou muito bem”, disse Emanoel.

Vizinho do hospital José Carlos de Santana, Leonardo Teixeira publicou em seu facebook o que presenciou nas primeiras horas do dia.

Total abandono! Escola José Inácio está caindo os pedaços. Gestão passada deixa tudo bagunçado na educação em Brejo da Madre de Deus.

Frente da escola municipal José Inácio
 O abandono e a depredação do patrimônio público
Toda população brejense lembra que os alunos da rede municipal de ensino foram prejudicados com o atraso do ano letivo que só iniciou em março, muitos alunos ficaram sem ter salas de aula e tiveram que fazer passeios forçados após ficarem dois dias largados na quadra da escola José Inácio, o que causou muita revolta por parte dos pais e também dos alunos, e somente em julho as cadernetas dos professores foram entregues. Todos esses problemas foram causados na gestão passada. E como se não bastassem as barbaridades que cometeram, entregaram a secretária em péssimas condições. 

Na quinta-feira (01) a nova secretária de educação do Brejo da Madre de Deus, Geórgia Oliveira, ficou perplexa ao encontrar as escolas em péssimas condições, com problemas em computadores, falta de energia e outras irregularidades deixadas pela gestão passada, impossibilitando que os alunos tivessem aulas nesses primeiros dias da nova gestão.

A secretária afirma que da maneira como encontrou seria impossível começar a trabalhar sem antes fazer um levantamento e fazer manutenções necessárias. 
“A educação municipal está em estado de calamidade, os alunos foram prejudicados no inicio do ano devido à falta de compromisso da gestão passada, o ano letivo só começou em março, começou muito atrasado. As cadernetas dos professores só foram entregues em julho, muitas estão em branco, e outras sem a frequencia dos alunos, um dos professores me adiantou que teria que receber quinze cadernetas e só recebeu seis. Quase todas as escolas estão sujas e deterioradas, em São Domingos tem escola com energia cortada e todos os arquivos foram apagados dos computadores” contou a secretária.

“Do jeito que encontramos não teria condições de ter aula, vamos fazer uma manutenção em caráter de urgência nos prédios, os ônibus já estão sendo vistoriados para que na próxima segunda-feira (05), as escolas possam ter as condições necessárias e as aulas recomecem. Quero aqui tranquilizar os pais e me comprometer para que os alunos não saiam prejudicados com estes dois dias que não tiveram aulas”, disse.

É importante lembrar que a eleição suplementar em Brejo da Madre de Deus aconteceu fora de época, deixando todos os secretários com pouquíssimo tempo para organizar e iniciar os trabalhos. A secretária de educação, por exemplo, tem apenas quatro dias para arrumar a “casa” e começar a trabalhar, diferente como acontece após uma eleição no seu tempo certo, onde uma equipe de transição é designada para definir os trabalhos de mudança de governo, e neste caso, a secretária de educação já em sua função teria mais um mês (janeiro) para organizar e começar o ano letivo.

Veja mais fotos que provam a péssima situação em que foram encontradas as escolas do município.