quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tem muita água na barragem e Brejo da Madre de Deus ainda não saiu do colapso no abastecimento d’água



Curiosamente o Brejo da Madre de Deus ainda não saiu da situação de colapso no abastecimento d'água. E os reservatórios? A barragem de Santana I que está sangrando e mandando água para Santana II que ainda não encheu, mas segundo informações, deve está muito próximo dos 50% de sua capacidade.

O Brejo da Madre de Deus está desde o início do ano sendo abastecida por carros pipa. Em 19 de fevereiro foram entrevistados na Colinas FM, o gerente Regional do Alto Capibaribe, Artur Correa, e o gerente local da Compesa José Hosano, eles prometeram montar uma estratégia para combater a seca, mas até agora essa estratégia não funcionou, a Compesa não soube controlar a situação, foi prometido que seria elaborado um cronograma de abastecimento e que a cidade teria um abastecimento regular mesmo por carro pipa, e a Compesa não cumpriu.

A reclamação é geral dos moradores que destacam a falta de compromisso da Compesa.

“É um tremendo absurdo, em cinco meses de seca a Compesa só trouxe o caminhão pipa duas vezes aqui na minha rua, e para piorar a situação não avisa com antecedência aos moradores, apenas um funcionário passou gritando que o pipa estava chegando, é brincadeira”, reclamou uma moradora da Avenida Cleto Campelo.

Em mais uma entrevista no Programa Mistura de Ritimos na Colinas FM, na manhã de quarta feira 26 de junho o gerente da Compesa em Brejo José Hosano e o Coordenador Regional da Compesa Jorge Marcelo, deram explicações a população.
Segundo o coordenador, uma equipe técnica foi enviada até a barragem de Santana II para fazer a medição, e em seguida, após ser analisada a situação, a Compesa dará uma resposta até a sexta feira (29), à população que pede que a água seja liberada pelas torneiras.

Na entrevista o telefone foi liberado para que a população participasse ao vivo, houve muitas reclamações, denuncias e sugestões. Fomos informados de que alguns moradores já estão se organizando para realizar um protesto na cidade, a revolta aumentou com algumas denuncias de que carros pipa alugados pela Compesa estariam vendendo água tratada.

O cidadão Guido das motos estava ouvindo a entrevista em seu estabelecimento que fica próximo a rádio, foi até a emissora reclamar e cobrar uma atitude do coordenador e também do gerente da Compesa.
 “A situação aqui é precária, muita gente não tem condições de comprar um pipa d’água, tem gente economizando e deixando de comprar as coisas para os filhos para poder comprar água, enquanto isso tem muita gente se beneficiando com isso ai, tem que tomar uma providencia ”, reclamou Guido.