quarta-feira, 8 de maio de 2013

Robertinho Asfora diz que foi mal interpretado e apóia a emancipação de São Domingos e revelou que a câmara negou diárias aos vereadores de oposição



O Blog do Ney Lima, ainda em Brasília, questionou o vereador Robertinho Asfora, de Brejo da Madre de Deus, sobre o que ele realmente quis dizer no seu discurso polêmico na inauguração do anexo da Câmara de Vereadores da cidade sobre a emancipação distrito de São Domingos.

Robertinho enfatizou que foi mal interpretado e disse que o grupo de situação do município está tentando confundir a população. 

“Diante de todos os acontecimentos, da cassação do prefeito deles, é normal que eles tentem confundir a cabeça da população e tudo. Na verdade, o que eu quis dizer que esse processo emancipatório, ele demora. Não é um processo que acontece do dia pra noite. Isso é publico e notório”, ressaltou.

Em Brasília, vereador Roberto Asfora Filho discursa em defesa da emancipação de São Domingos



A terça-feira (07) foi um dia histórico para os municípios brasileiros que lutam pela emancipação política, principalmente para o distrito de São Domingos em Brejo da Madre de Deus – PE, que foi representado pelos vereadores Avecino Lima, Nenem do reboque e Roberto Asfora Filho.

Na reunião que aconteceu no plenário 10, Robertinho teve a oportunidade de compor a mesa e discursar para vários deputados federais, estaduais e comissões emancipalistas de todo o Brasil.

Na oportunidade o vereador disse que a aprovação em caráter de urgência pela câmara da PLP 416/2008 que devolve o poder de emancipar aos estados, foi de grande importância.
“Está sendo muito importante, é o primeiro passo de um sonho de muitos, que está cada vez mais próximo da realidade”, disse.

Grupo de Asfora participa ativamente da luta pela emancipação



BRASÍLIA- Liderada pelo jovem vereador Roberto Asfora Filho (PSB), a comitiva dos vereadores da oposição de Brejo da Madre de Deus, formada pelo próprio vereador e os companheiros Nenen do Reboque (PTC) e Avecino (PR), além do advogado Dr. Cláudio Cunha, participou ativamente de todos os momentos no dia de ontem no Congresso Nacional.
A presença da comitiva em Brasília teve como principal objetivo reforçar a luta pelas emancipações, mas ficou muito clara a parte política do grupo, objetivando buscar o apoio do deputado federal José Augusto Maia a candidatura de Roberto Asfora na eleição marcada pelo TRE para o dia 7 de julho.
Robertinho lembrou que todas as despesas foram custeadas do próprio bolso, “Ao contrário do irresponsável atual prefeito Hilário que bancou a vinda de quase trintas pessoas à custa do suor do povo de Brejo da Madre de Deus. O curioso, é que todos ficaram passeando aqui, e na hora do plenário, sumiram ficando para nós a representação de São Domingos”, disparou.

Eleição em 7 de Julho será normal, diz Juíza Eleitoral do Brejo



A juíza eleitoral do Brejo da Madre de Deus, Marcyrajara Arruda, está apenas aguardando o oficio do TRE/PE com as diretrizes para a nova eleição que será realizada em 7 de julho.

“As eleições suplementares serão normais, vai acontecer à convenção dos partidos, eles irão apresentar seus candidatos, e terá o registro de candidatura normal, e faremos as eleições com as publicidades, os comícios, e serão automaticamente proibidos os showmícios.

Polo de Confecções do Agreste registra crescimento acima da média estadual



Atualmente com dez municípios, o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco contabiliza 18.803 unidades produtivas, sendo 10.743 empresas fabricantes diretas de produto e 8.060 empresas complementares. A região registrou produto interno bruto (PIB) de R$ 3,8 bilhões em 2009, sendo R$ 2,9 bi referentes às cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama. O crescimento geral em relação ao ano 2000 foi de 56,1%, enquanto que o Brasil cresceu 36,2% no mesmo período, e Pernambuco cresceu 44,3%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (07) pelo superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelo Branco.

Os destaques são de Toritama, que dobrou suas riquezas, registrando 101,2% de crescimento, e Riacho das Almas, que cresceu 67,6%, superando o crescimento de Caruaru (49,2%) e Santa Cruz do Capibaribe (63,9%). Uma das sete novatas no polo do Agreste, Riacho das Almas tem hoje 415 unidades produtivas, superando Vertentes (401), Agrestina (299) e Cupira (135).

Após o calor da votação, José Augusto Maia fala sobre momento histórico da política nacional‏



Após a votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Após votação na Câmara, Zé Augusto fala sobre projeto para emancipação‏, falou com o Blog do Ney Lima.

O momento histórico e a possibilidade de novas cidades

“Faz 16 anos, quantos não tentaram? 32 PECs (Proposta de Emenda à Constituição), não sei quantos projetos, PLP (Projeto de Lei complementar), e uma a gente aproveitou, junto ao governo Federal, discutiu ela”.

“Estamos colocando na próxima semana a emenda aglutinativa. Ela já passou pelas comissões do Senado e da Câmara. Na próxima semana tem a votação, se ela passar aqui já é consenso no Senado. Acredito que dentro de 30 dias, aproximadamente, esse projeto já estará sendo sancionado pela presidente Dilma”.

“Não tem pagamento maior que o reconhecimento por uma luta. Então é um momento emocionante de ver esse requerimento ser votação, com só 19 votos contra”.

Vereadores de oposição são guerreiros e lutam por São Domingos





Após chegarem a Brasília, os vereadores de oposição em Brejo da Madre de Deus, Avecino Lima (PR), Neném do Reboque (PTC) e Roberto Asfora Filho (PSB), se reuniram no início da tarde desta terça-feira (07), no gabinete do deputado federal José Augusto Maia (PTB), com o objetivo de discutir estratégias para o fortalecimento da luta pela autonomia política do Distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus.

No encontro com José Augusto Maia, os vereadores de oposição em Brejo comentaram as dificuldades em que estão enfrentando pelas emancipações e também a possibilidade desse sonho antigo se tornar realidade.

“Tenho certeza que o nosso esforço não será em vão, estamos batalhando para isso e teremos outro grande compromisso com São Domingos, que será o de tirar o distrito do fundo do poço, do abandono, vamos fazer com que São Domingos seja um grande exemplo para quando chegar a hora se tornar em uma bela cidade”, disse Roberto Asfora Filho.