terça-feira, 7 de maio de 2013

Quem enfrentará Roberto Asfora e Zé Dercílio?


Com a data da nova eleição em Brejo da Madre de Deus definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), será no domingo 07 de Julho, aumentam as especulações de quem serão os candidatos que enfrentarão Roberto Asfora e Zé Dercílio, chapa de oposição confirmada por Asfora em entrevista de rádio.
E já começam a surgir alguns possíveis nomes que poderiam formar a chapa do grupo de situação. Na feira livre do sábado (04), os comentários surgiram e entre os mais cotados estão:
Josevaldo de Mandaçaia – No início ainda atordoado com a informação da cassação do Dr. Josevaldo teria dito para algumas pessoas de que não disputaria uma nova eleição. Mas recentemente, parentes do político afirmaram que o mesmo já começou a mudar de idéia, e afirmou que quer ser o candidato a prefeito a qualquer custo. Algumas pessoas dizem que Josivaldo seria um bom nome para entrar na disputa, já que foi o vereador mais votado no pleito passado, e fez uma campanha de olho na majoritária em 2016.
Hilário Paulo – Prefeito interino, dizem que será o candidato e não abre pra ninguém, quer aproveitar a oportunidade e entrar na disputa para tentar ficar definitivo na cadeira do executivo. Alguns já dão como certa a candidatura de Hilário e que o mesmo já teria avisado que não aceitaria ser o vice. O problema é que Hilário vai encontrar resistência dentro do seu grupo, já que outros nomes pretendem encabeçar a chapa.
Dra Denise – Para surpresa de muitos, o nome da esposa do ex-prefeito José Edson Sousa surgiu como possível candidata a prefeita ou vice. Comentários são de que Dr. Edson só daria total apoio a algum candidato se a esposa fizer parte da chapa.
Manoel Bento – É do Distrito Fazenda Nova, foi eleito pela primeira vez, e dentro do grupo boca preta já ganhou a simpatia pelo jeito de ser, é pacato, tranqüilo, e segundo o povo, é uma pessoa de confiança do ex-prefeito José Edson. A afinidade de Mané Bento com Dr. Edson foi um dos motivos da “briga” que resultou na saída de Bolão do grupo boca preta.
Adelson Freitas – Foi o vice-prefeito a gestão passada e agora tem a oportunidade de disputar o cargo de Prefeito. Adelson Freitas foi escanteado no pleito de 2012, teve que abrir mão, para Clarice Corrêa ser a vice. Hoje o PT em Brejo tem a oportunidade de mudar a história e voltar a ficar por cima.

Laelson do Sindicato – O nome do Zé da roça como também é conhecido não é dos mais fortes, mais aparece entre os possíveis para se candidatar a prefeito ou a vice na chapa da situação. Laelson é vereador reeleito e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Brejo. É fiel ao PT, é o braço direito de Adelson Freitas e pode surgir como novidade no pleito do dia 7 de julho.
Vagner Assunção – O vereador Bolão está rompido com o grupo de situação, ferido e magoado, ele mesmo se intitulou “oposição de estrela solitária” ao ex-prefeito Dr. Edson e já afirmou que será candidato na nova eleição. É grande a possibilidade de Bolão ser a terceira via da próxima eleição. 
Dr. Mesquita – O médico que já foi vereador em Brejo da Madre de Deus não esconde a vontade de ser candidato a prefeito. Momentos antes da ultima eleição, Mesquita deixou o grupo de oposição, e chegou a subir no palanque do Dr. Edson. Mas pelos comentários, Mesquita se arrependeu da troca, já que foi usado apenas para tapar buraco no Hospital quando faltava médico. Nas conversas entre amigos, o nome dele surge como um dos que pode se juntar a Bolão numa terceira via.

Emancipação: Uma vitória cada vez mais próxima



Emancipalistas conseguem colocar requerimento em forma de emergência e votação final da PLP 416, foi marcada para o dia 14 de maio. 

O deputado federal José Augusto Maia liderou o movimento que contou com emancipalistas de todo Brasil.

Inaldo Sampaio relata desanimo de Roberto Teixeira com eleição do Brejo




O jornalista Inaldo Sampaio traz em seu blog, na coluna principal, uma nota relacionada à eleição que acontecerá no dia 07 de julho na cidade de Brejo da Madre de Deus.

Com o título, “Tá nem aí”, Inaldo relata uma declaração do deputado federal Roberto Teixeira (PP), que questionado, ontem, no Recife, sobre quais serão os novos candidatos, Teixeira respondeu que está “distante” do processo.

Deputado federal José Augusto Maia, recebe comitivas do Agreste



BRASILIA- Nesta terça feira, o deputado federal José Augusto Maia (PTB), Presidente da Frente Parlamentar de Apoio as Emancipações no Brasil, recebeu delegações de todos os Estados brasileiros, que vieram a Brasília para defender a PLP 416, que devolve aos Estados a autonomia de criar seus municípios.    

Além da comitiva de vários distritos de Pernambuco, o parlamentar recebeu representantes do Agreste, com destaque para Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus, que lutam pelas emancipações de Pão de Açúcar e São Domingos, respectivamente.

De Brejo da Madre de Deus a comitiva do grupo de oposição, liderada pelo vereador e filho do líder político Roberto Asfora, Robertinho, foi a primeira a ser recebida pelo deputado.

Nomes como os vereadores Avecino, Nenem Reboque e Roberto Asfora Filho, além do advogado Dr. Cláudio Cunha, vieram trazer apoio ao deputado e seu movimento emancipalista.
O vereador Roberto Asfora Filho, aproveitou a oportunidade para esclarecer suas declarações recentes que acabou gerando muita polêmica.

Diogo Moraes participa de homenagem à Fernando Lyra em Brasília



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) está em Brasília onde cumpre agenda movimentada. Na segunda (06), Moraes participou da homenagem a Fernando Lyra (1938 – 2013). 

A memória de Lyra foi lembrada durante sessão solene do Congresso Nacional que marcou também seus 40 anos de vida pública dedicados a democracia.

Embarcando para Brasília, Dr. Edson se recusa a falar com a imprensa





Na segunda-feira quando estava no aeroporto em Recife, o blogueiro e radialista Marcondes Moreno, tentou entrevistar o prefeito cassado de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Souza, que irá acompanhar de perto a decisão de sua apelação ao STF.

“Como estávamos ao vivo pela Polo FM, tentamos colocá-lo no ar, mas o mesmo em seu direito, se negou a conceder a entrevista”, disse Moreno.

Em Brasília, Marcondes afirmou que tentará um novo contato.