quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Secretária Cyntia Medeiros fala sobre o funcionamento dos principais serviços da Assistência Social

A Secretária de Assistência Social do Brejo da Madre de Deus, Cyntia Medeiros, foi a entrevistada do programa Nossa Manhã na Colinas FM na quarta-feira (28). Na ocasião, a secretária falou das grandes dificuldades encontradas, e como estão o funcionamento dos principais serviços da Assistência Social em Brejo da Madre de Deus.

Clique no Play e ouça a entrevista.




RELATÓRIO SITUACIONAL SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS PRINCIPAIS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BREJO DA MADRE DE DEUS 

SEDE
UNIDADE
SITUAÇÃO
OBSERVAÇÕES
SECRETARIA MUNICIPAL
Em funcionamento na Prefeitura.
Imóvel em reforma.
CRAS BOA ESPERANÇA
Serviço em funcionamento, no antigo imóvel situado à Rua 6 nº 42 – Boa Esperança. Equipe incompleta, em virtude das convocações do Concurso. Identificação de grande número de famílias que apenas recebiam benefícios eventuais (cesta básica e enxovais de bebê). Não há registro de trabalho técnico/metodológico com as famílias.
Mudança para o novo imóvel, a partir de Setembro. O novo local atende às especificações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, principalmente no que se refere à acessibilidade e às atividades coletivas com famílias.
CADASTRO ÚNICO
Equipe do Cadastro Único participou de 4 dias de capacitação junto ao Governo do Estado e está apta a operar a Versão 7 do Sistema. O Cadastro Único é considerado, hoje, o principal Serviço da Assistência Social e o principal acesso aos benefícios de transferência direta de renda como o Programa Bolsa Família, Brasil Carinhoso, Minha Casa Minha Vida.
Mudança de espaço para imóvel situado à Avenida Cleto Campelo (ao lado da Nika Calçados). Espaço condizente com as necessidades das famílias. Equipe preparada para o atendimento e aguardando senha da Caixa Econômica para início dos atendimentos.
SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
Recentemente, houve mudanças na caracterização de alguns Serviços e a Política de Assistência Social mudou os antigos Programas PETI, PROJOVEM e IDOSO para Serviços de Convivência tendo em vista a superação de algumas fragilidades. Estes Programas foram ampliados e atendem a um novo padrão de co-financiamento do Governo Federal.
Todos estes Serviços funcionarão no antigo Mercado de Farinha, atendendo às normatizações do MDS, ainda não estão em funcionamento devido à organização dos espaços.
Planejamos atendimento aos diversos grupos que compõem as famílias do Programa Bolsa Família. Também existe o compromisso do município em atender grupos prioritários: crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, exploração sexual, violência doméstica, idosos em situação de isolamento, etc.
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
(RG, CTPS e Reservista)
Serviço em funcionamento na Prefeitura.
Este Serviço também funcionará no antigo Mercado de Farinha.
CONSELHO TUTELAR
Serviço em funcionamento, desde o início da Gestão.
Plantão em São Domingos retornará a partir de 29 de Agosto de 2013, no novo endereço: Rua Luiz Cecílio de Santana, nº 95. Neste Prédio funcionará o CRAS e a subprefeitura. Na Sede, o Serviço passa a ser realizado nos Marajás.
Todas as demandas para São Domingos e Zona Rural foram atendidas mediante solicitação do Conselho Tutelar
CENTRO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE -CCAI
Programa executado em parceria com o Governo do Estado, com necessidade de negociação de prazos exíguos.
Funciona na mesma modalidade dos demais serviços de convivência.
PE NO BATENTE
Programa executado em parceria com o Governo do Estado, com necessidade de negociação de prazos exíguos.
-
INCLUSÃO DIGITAL
Programa executado pelo Governo Municipal.
Funcionará no antigo Mercado de Farinha.
FAZENDA NOVA
CRAS FAZENDA NOVA
O CRAS está funcionamento no antigo prédio do Centro da Juventude.
O município, não foi considerado pelo Governo do Estado, município elegível para continuara a oferta do Centro da Juventude.
SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
Estes serviços funcionarão no prédio do CRAS.
_
CADASTRO ÚNICO
Em breve, as famílias de Fazenda Nova não precisarão ir à Brejo para atendimento do Cadastro Único. Terão o Serviço no mesmo prédio onde funciona o CRAS.
_
SÃO DOMINGOS
CRAS SÃO DOMINGOS
Imóvel locado à Rua Luiz Cecílio de Santana, nº 95. Em funcionamento, no 1º andar.
Após a reforma, o CRAS funcionará no térreo deste imóvel atendendo a todas as exigências do Governo Federal para um padrão superior de atendimento, o que repercute diretamente no Índice de Desenvolvimento CRAS, que hoje está em 0,27 (inferior aos CRAS da Região).
CREAS SÃO DOMINGOS
Em funcionamento provisório à Rua Luiz Cecílio de Santana. Atende famílias em situação de violência e/ou violação de direitos.
Serviço está em funcionamento, embora ainda precise de imóvel próprio.
CADASTRO ÚNICO
Funcionará no mesmo prédio do CRAS.
Obedece às mesmas classificações e orientações do Serviço ofertado na SEDE.
SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
Atende as mesmas especificações e funcionará no mesmo espaço físico do CRAS.
-

Brejo da Madre de Deus, 26 de Agosto de 2013
Cyntia Medeiros
Secretária Municipal de Assistência Social

Da Assessoria